Skip links

A importância de flexibilizar os benefícios na sua empresa

Para se ter uma boa gestão de benefícios, o departamento de RH precisa lidar com uma lista de necessidades e desejos dos seus colaboradores e isso não é nada fácil. Flexibilidade é a palavra chave para resolver esse quebra-cabeças. Mas você sabe o que é ter flexibilidade na sua empresa, quantos benefícios podem existir? E quais seriam os principais?

O que são benefícios flexíveis?

No formato tradicional a empresa é quem indica quais benefícios a equipe vai receber, independente das necessidades individuais de cada colaborador. Já com a política de benefícios flexíveis, o gestor da empresa apenas configura os padrões a serem ofertados para os colaboradores, e estes, por sua vez, fazem o setup de como desejam utilizar nas diferentes finalidades permitidas por legislação e acordos coletivos.

A política de benefícios flexíveis é uma das principais tendências de RH para os próximos anos. A explicação para esse fenômeno se dá em 3 pontos principais:

  • Competitividade no mercado: A competitividade crescente em todos os mercados colocou a produtividade no centro da performance de um negócio. Se entende hoje em dia que colaborador feliz e engajado é igual a profissional produtivo, então métodos de como motivar funcionários estão em alta.
  • Mudanças de estilo de vida dos brasileiros: As pessoas estão muito mais preocupadas com a saúde e a qualidade de vida. Além disso, a transformação digital iniciou um processo de empoderamento em diversas áreas, a maior parte das pessoas gostam de ver essa tendência expandida para a vida profissional.
  • Novas Tecnologias: Certamente inúmeras empresas já entendem há muito tempo as vantagens desse modelo, mas esbarravam na dificuldade operacional de como colocar isso em prática de forma simples e escalável. Felizmente, a tecnologia resolveu grande parte dessas dores e as startups, como a Vee Benefícios, desenvolvem soluções digitais capazes de simplificar, quase completamente, a vida da equipe de RH.

Benefícios flexíveis: os desafios para o RH

O RH tem um papel importante no momento de decidir o que será oferecido de benefícios para o time da sua empresa. Porém, essa pode ser uma situação desafiadora para as gestões. Uma das maiores dores da área de recursos humanos é a dificuldade em encontrar um modelo de pacote de benefícios que esteja dentro das normas da legislação, agrade ao maior número de colaboradores possível e ainda seja tecnológico e fácil de operar.

Os gestores de Recursos Humanos têm ainda o desafio de lidar com o fator humano sob uma nova perspectiva. As pessoas deixaram de ser apenas mais um número somando forças para os resultados. Hoje, muitas empresas enxergam seus colaboradores como o principal ativo empresarial.

É cada vez mais visível a procura por benefícios empresariais. A relação entre employee experience (EX) e os resultados corporativos está cada vez mais evidente. De acordo com uma pesquisa global realizada pelo LinkedIn, 48% dos talentos consultados disseram que suas empresas precisam otimizar os benefícios oferecidos.

Entenda melhor o que é employee experience

Mas por que ser flexível?

De acordo com pesquisa feita pela Society of Human Resources Management, ao final de 2018, 34% das empresas consultadas melhoraram seus planos de benefícios. As principais razões para essas mudanças foram:

  • Retenção de empregados (72%);
  • Atração de novos talentos (58%);
  • Resposta ao feedback dos funcionários (54%).

Esse tipo de cenário indica que os benefícios se destacam como um fator essencial para a satisfação dos empregados e como isca para atrair talentos e redução de turnover.

Saiba mais sobre como a flexibilidade impacta positivamente a rotina do colaborador

Legislação brasileira e benefícios flexíveis

Junto com as preocupações para descomplicar benefícios, o setor de Recursos Humanos precisa se atentar a todas as regras da CLT. A legislação brasileira é bastante rigorosa com a questão dos benefícios.  A solução em benefícios flexíveis criada pela Vee Benefícios, HR Tech do ecossistema de soluções em tecnologia da FESA XFour, surgiu para suprir essa necessidade pela ausência de uma solução como está no mercado. Dentro do modelo de aplicação da flexibilidade, foram estabelecidos critérios rigorosos para respeitar a legislação trabalhista e, ao mesmo tempo, oferecer benefícios de qualidade e sem complicação.

Respeitando as normas e o acordo sindical, a Vee consegue proporcionar um modelo a sua gestão de modo que não haja nenhum tipo de problema relacionado a aspectos legais para a sua empresa.

Quer saber como a FESA XFour e a Vee Benefícios podem ajudar a sua empresa a entrar na era dos benefícios flexíveis? Entre em contato conosco:






    Conheça nossas marcas:

    Leave a comment