Skip links

A saúde mental no ambiente corporativo.

Recentemente Clayton Pedro, Head & Partner da FESA XFour, junto com e Luisa Granato, Repórter de Carreira da Exame, bateram um papo com founders das mais promissoras Startups sobre os temas mais quentes de RH que vão pautar 2021. Os convidados foram Tatiana Pimenta, Founder da Vittude; Vera Borges, Co-Founder da Gabi do RH; Marcelo Ramos, Founder da Vee Benefícios e Marcelo Mejlachowicz, Founder da Trillio Academy.

Veja o bate papo completo: https://www.youtube.com/watch?v=0eUFv_hr8VA&t=3490s

E um dos temas mais abordados não poderia ter sido diferente, saúde mental. 2020 foi um ano exaustivo, tivemos muitas transformações e informações e não existia um manual de instruções de como lidar com uma pandemia, não era algo que podíamos prever. E os setores sofreram pressão sem exceção, os que foram impactados negativamente e até mesmo os que conseguiram resultados positivos, pois crescer em meio a um novo cenário é um exercício diário de aprendizado e adaptação.

Saúde mental ainda é um tabu nas empresas?

Tatiana Pimenta, founder da Vittude, uma HR Tech voltada para saúde mental começou o papo contando um pouco sobre sua história, ela abandonou a carreira corporativa na área de engenharia depois de passar por uma depressão e enfrentar preconceito e dificuldade em conseguir tratamento. “Criei a Vittude para facilitar o acesso ao tratamento e desmitificar o tema no mundo corporativo” afirmou.

No último ano, segundo dados da Vittude, os casos de ansiedade quase dobraram e os de depressão cresceram mais de 80%. Tatiana contou que a frase que ela mais escutou em suas reuniões com empresas foi “o time está esgotado”, e para ela, a equipe que mais adoeceu foi o RH, porque foi quem mais teve que absorver as dores dos demais colaboradores.

Quando questionada sobre o porque do tema ainda ser um tabu nas organizações, Tatiana respondeu que o problema está justamente no fato de saúde mental e depressão serem um tabu também para as pessoas que integram as empresas, “nós não sabemos reconhecer emoções, por isso as soft skills são tão importantes. Nós conduzimos uma pesquisa ano passado onde 47% das pessoas diziam não confiar no RH para falar sobre depressão e 43% falaram o mesmo sobre o chefe direto”, pontuou.

E isso está muito ligado ao pilar de educação emocional, precisamos entender que não é sobre loucura que estamos falando, mas sobre cuidado, sobre pessoas. As empresas precisam se dedicar para a construção de um espaço de fala seguro, que proporcione segurança psicológica e acolhimento para seus colaboradores.

Autoconhecimento é o novo inglês fluente?

Luisa Granato trouxe para a conversa, em forma de provocação, uma frase que tem escutado muito em suas entrevistas com executivos de recursos Humanos: Autoconhecimento seria o novo inglês fluente?

Marcelo Mejlachowicz, co-founder da Trillio Academy, Ed Tech focada no desenvolvimento de soft skills para empresas, afirma que está cada vez mais comum ver iniciativas que trazem o autoconhecimento como a soft skill protagonista. O objetivo futuro é que o autoconhecimento se torne algo de base, que seja tão essencial como o inglês

Hoje a grande maioria das demissões não são causadas por falta de conhecimento técnico, mas por falta de inteligência comportamental. O socioemocional é muito mais difícil de medir, não existe um certificado, como em inglês, por exemplo, que ateste o nível de autoconhecimento das pessoas.

Para suprir esse gap, as empresas podem, e devem se valer de ferramentas como os assessements, aqui no blog da FESA você encontra um material completo sobre como as avaliações psicométricas, por exemplo, podem ajudar na construção e gestão de equipes.

Marcelo Ramos, founder da Vee Beneficios, lembrou que quem está na liderança é quem deve assumir o papel de propagar essa soft skill como cultura organizacional, ele trouxe uma frase de do Simon Sineck que diz que “100% dos seus colaboradores e clientes são pessoas, se você não entende de pessoas você não pode liderar”.

E se você é líder, ou apenas quer saber mais sobre o que é a saúde mental, como as situações do dia a dia afetam sua saúde mental e como cuidar dessa parte tão importante para uma vida mais saudável, a Trillio Academy, disponibilizou gratuitamente um curso sobre o tema: https://trillio.com.br/saudemental

Confira um pouco mais sobre o curso no vídeo abaixo:

Quer saber como a FESA Group pode ajudar sua empresa com esse tema? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas:

    Leave a comment