Skip links

Confira as 9 competências que você precisa desenvolver no ambiente corporativo

Especialista da Trillio Academy dá dicas sobre como aplicar as competências mais desejadas do mercado no trabalho.

O ano novo marca o início de um novo ciclo, e muitos de nós aproveitamos este momento para reavaliar as posturas do dia a dia, em busca de sermos melhores pessoas e também profissionais.

Para ajudar neste processo, Renata Schiavone — Chief Learning Officer (CLO) e cofundadora da Trillio Academy, startup da FESA Group que desenvolve competências para o sucesso profissional de times e empresas — listou algumas competências essenciais para quem quer se destacar no mercado de trabalho em entrevista ao portal Exame.

Aqui, no blog, Renata apresenta mais algumas competências que podem te ajudar a conquistar a mudança tão desejada na carreira!

“Pela urgência da situação, nos vimos condicionados ao trabalho remoto, sem tempo para refletir sobre as mudanças que isso implicaria. Dificuldades de organizar um espaço apropriado para trabalhar, de se concentrar, manter a produtividade, se comunicar e de manter a cultura e os valores da organização. Esses são alguns dos desafios gerados pela mudança súbita trazida com esse regime de trabalho”, pontua Renata, que se especializou em aprendizagem de adultos e na criação de soluções para o desenvolvimento de competências socioemocionais.

“Ao olharmos a essência do que são competências, os impactos do trabalho remoto ou híbrido ficam claros. Precisamos desenvolver novas habilidades para nos comunicarmos, para colaboramos em um mundo virtual. Precisamos conhecer ferramentas e novas estruturas organizacionais, rever e mudar diversas atitudes em relação à nossa interação com colegas, líderes e subordinados em um contexto remoto. Ou seja, precisamos urgentemente de um reskilling, uma requalificação, de tudo que sabíamos até hoje”, explica a especialista.

9 competências para desenvolver no ambiente corporativo

1. Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo, suas emoções, sentimentos, motivações, padrões, gaps e fortalezas. O autoconhecimento vem de um processo ativo e muito individual.

Os caminhos para desenvolver essa competência são diversos, entre eles a psicoterapia, a meditação e a expansão diária do nosso repertório emocional, o que significa se abrir para a vida e para relações, buscando construí-las com base na gentileza e na verdade.

Pensando no mundo corporativo, o autoconhecimento é essencial para que os profissionais possam montar equipes de alta performance, definir rumos da carreira e focar seus esforços de autodesenvolvimento.

2. Comunicação

É a competência que vem logo depois de autoconhecimento. A parte mais importante da comunicação é a escuta. Primeiro, é preciso escutar para depois falar com assertividade. O profissional que sabe escutar negocia melhor, conhece mais sobre as necessidades de seus colegas e líderes, e ainda estabelece relações mais duradouras.

3. Agilidade e adaptabilidade

Geralmente, os empreendedores têm essas competências muito bem treinadas. Melhorar continuamente os processos e projetos, tendo como foco sempre os clientes ou usuários, é a essência da agilidade.

Já a adaptabilidade é a capacidade de se reinventar continuamente, seja adequando projetos ou por meio do desenvolvimento de novas competências quando necessário.

Também inclui ter uma visão do contexto e conseguir antecipar mudanças e tendências. Ela está intimamente relacionada a duas virtudes: coragem e força para mudar.

4. Resolução de problemas

Para desenvolver essa competência, o profissional deve ser um bom observador. O segundo passo é desenvolver a criatividade e aplicá-la em melhorias e novos caminhos, buscando sempre o envolvimento do time por meio de metodologias de criação colaborativas.

5. Colaboração

Envolve diretamente duas outras competências que estão nessa lista: o autoconhecimento e a comunicação. Afinal, como colaborar sem se conhecer e sem saber se comunicar?

A essência da colaboração pode ser definida como a capacidade de se conectar com outras pessoas, áreas, até mesmo empresas, para atingir melhores resultados. Aprender a conhecer e integrar diferentes perfis e visões é uma das grandes habilidades dos profissionais de sucesso da nova economia.

6. Garra

Essencial para quem quer alcançar grandes resultados. É um aspecto da personalidade que direciona a constância de um objetivo e a persistência de esforços para alcançá-lo.

Garra é ter a habilidade de superar as adversidades e os desafios. Ao trazemos a garra como uma competência, buscamos mudar a ideia de que talento determina sucesso, e que apenas alguns talentosos podem alcançar o topo.

7. Curiosidade

É o primeiro passo para novas experiências e aprendizados. Cultivá-la significa treinar a disposição para, a todo momento, conhecer algo novo e se surpreender. Mais do que mero traço de personalidade, a curiosidade é uma competência essencial para quem preza pela inovação.

8. Criatividade

Essa é uma daquelas competências que muitos acham que precisamos nascer com ela, mas a criatividade pode ser desenvolvida. Podemos dividi-la em quatro etapas:

  • preparação: coleta de informações que levam à criação, estudo, pesquisa, investigação sobre o tema para o qual nossa criação vai servir;
  • incubação: é o momento em que deixamos o que foi coletado na preparação “de molho”, para que nosso cérebro termine o processamento das informações;
  • iluminação: o momento em que temos uma ideia;
  • implementação: é quando agimos e colocamos em prática a nossa ideia com base nas informações coletadas e amadurecidas.

Ao pensarmos a criatividade como competência e um processo, podemos focar no seu desenvolvimento.

9. Liderança

Essa é uma das competências mais estudadas, e existem diversas teorias que tentam mapear os comportamentos, habilidades e atitudes de bons líderes. Na Trillio Academy, olhamos para a liderança situacional: um bom líder deve ter a capacidade de se adaptar a diferentes perfis de seus subordinados, adaptando seu estilo conforme as pessoas e o momento.

Você já está preparado para desenvolver essas competências profissionais no seu dia a dia?

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas soluções