Skip links

Coronavírus: o papel de líderes e empresas na prevenção

Muito se tem falado nos últimos dias sobre o novo coronavírus, ou COVID-19, a doença que surgiu na China e já se espalhou pelo mundo. No Brasil são mais de 230 casos confirmados e mais de 2000 casos suspeitos. O poder público iniciou uma série de medidas preventivas, para que a situação do coronavírus no Brasil não alcance os mesmos patamares da Europa, onde países fecharam fronteiras e a população está isolada em suas casas em quarentena. 

Mas como líderes e empresas podem contribuir nesse momento para evitar esse cenário de pânico e incentivar a prevenção? Para Carlos Guilherme Nosé, CEO da FESA Group, “os líderes das empresas precisam entender a responsabilidade social que está em suas mãos (…), não pensar só na empresa, mas sim na comunidade e na sociedade como um todo”.

Segundo o CEO, outro ponto importante é garantir a segurança do time, isto é, tomar algumas ações de precauções, orientando a todos e trazendo informações confiáveis e de qualidade num momento desse, porém, sem gerar pânico. Na era das fake news, o líder tem de saber separar o que é caos do que são informações relevantes que podem ser implementadas na empresa. 

O papel do líder no cenário do Coronavírus

Ao mesmo tempo em que o líder tem esse papel de pensar enquanto sociedade, evidente que ele tem uma enorme responsabilidade de não deixar que caia o desempenho do negócio. Neste sentido, Nosé destaca que o líder precisa incentivar e engajar todos os gestores e equipes de segurança a trazerem soluções inovadoras que possam dar continuidade ao dia a dia da empresa. Em resumo, medidas que protejam os funcionários e seu entorno do ponto de vista de saúde, mas ofereça a eles as mesmas condições para que as metas do negócio sejam atingidas.

Os cuidados e desafios que as empresas têm são de manter muito da rotina do dia a dia enquanto informam e apoiam seus times nas medidas de proteção e controle da doença. E como é possível manter o mesmo nível de entregas dos trabalhos e jobs neste formato? No caso das lideranças, é se manter próximo dos times não apenas no sentido de vigiá-los e cobrá-los, mas sim no sentido de se colocar do lado, à disposição, com muito acompanhamento. 

Coronavírus e Home Office

A principal forma de contágio do vírus é através do contato, com pessoas e superfícies contaminadas, por isso a Organização Mundial da Saúde – OMS – recomenda que as pessoas evitem aglomerações e que se possível permaneçam em suas casas. Uma das medidas que muitas empresas estão adotando para contribuir com a prevenção nesse momento é o trabalho remoto, ou home office

O importante ao tomar essa decisão é que empresa, líderes e time estejam alinhados em relação aos seus deveres e responsabilidades. Para Nosé, cabe aos líderes da empresa esse papel de educação no dia a dia, que é fundamental para a performance não cair.

Ele pontua ainda que “quando falamos de cultura e clima, isso está relacionado ao dia a dia, isto é, à troca das pessoas dentro do ambiente da empresa. No trabalho remoto, por exemplo, há o risco de parte desta cultura se perder. O RH tem um desafio gigante, é que não deixar que essas medidas afetem a cultura da empresa. Por isso entendo que as empresas devem manter suas rotinas, ainda que de forma adaptada. Por exemplo, manter as reuniões de time, mas em vez de presencial, a distância”.

Coronavírus: o que mais as empresas podem fazer?

Em um momento como esse, com um cenário desconhecido e difícil de prever, o ponto é colocar em prática um conjunto de ações que irão colaborar com o bem-estar do colaborador e da sociedade, e que pode mudar um pouco a dinâmica e o roteiro da empresa, mas que num cenário de médio prazo não impacte tanto a produtividade.

Ao ser questionado sobre o que mais as empresas podem fazer, além das informações sobre prevenção e home office, Nosé fala que “algumas empresas montaram comitês, por exemplo, incluindo lideranças e funcionários, com troca de informações úteis sobre a doença e boas práticas usadas pelas empresas que podem ser replicadas na companhia”. 

 

Quer saber mais informações?

 





    Conheça nossas marcas

    Leave a comment