Skip links

Avaliações Psicométricas: como elas auxiliam na construção e gestão de equipes

Se você não é da área de Recursos Humanos talvez não conheça a expressão “Avaliações Psicométricas”, mas com toda certeza já passou por uma dessas avaliações em algum momento da sua vida, como em uma entrevista de emprego. O questionário psicométrico é aquele tipo de ferramenta que avalia o comportamento e aptidões de um indivíduo.

Psicometria significa a medição de fenômenos psicológicos, tal como comportamento, habilidades, motivação.  A ideia é ter uma avaliação objetiva, onde podemos comparar os resultados de forma justa e padronizada. Assim eliminamos algo que tende a cegar nossa visão: a subjetividade.

A teoria psicométrica funciona através de uma equação de dois elementos: Personalidade e Comportamento. Na psicometria, personalidade é o que somos, enquanto comportamento é tudo o que fazemos. Os traços de personalidade não mudam com o tempo, no entanto, podemos ajustar e alterar o comportamento, até certo ponto.

Avaliação Psicométrica no processo de Recrutamento

O crescimento de um negócio passa obrigatoriamente pelas pessoas que o compõem. Assim, podemos dizer que o sucesso de uma empresa começa com a contratação das pessoas certas. Este é o passo crucial na construção de um negócio e, para ter sucesso, a equipe de recrutamento deve ter uma estratégia bem definida e as ferramentas necessárias para executá-la.

Avaliações Psicométricas são muito utilizadas durante o processo de Recrutamento e Seleção. Através delas é possível conhecer o potencial de um candidato em relação a uma tarefa a ser executada e o nível de compatibilidade dos valores dele com os valores da empresa, por exemplo. Como nesse processo o empregador busca futuros colaboradores com determinada característica comportamental, o teste psicométrico é essencial para guiar o recrutador na escolha.

Utilizar Avaliações Psicométricas durante o processo de recrutamento fornece uma avaliação mais ampla dos candidatos e, idealmente, assegura uma melhor adequação à função a ser desempenhada.

Dentro do processo de recrutamento e seleção, é necessário entender quais são as competências chave e essenciais para poder ter um alto desempenho em uma posição. A partir disso, traduzimos essas competências em comportamento, cognição e motivação. Estamos comparando os candidatos com um “perfil ideal” para a posição. E mesmo sabendo que o candidato perfeito não existe, essas ferramentas nos avisam sobre os eventuais riscos. Também nos orientam sobre as forças e oportunidades de desenvolvimento dos futuros colaboradores.

Avaliação Psicométrica como ferramenta de gestão

          Quando se fala no desenvolvimento dos funcionários, escolher o conjunto correto de ferramentas de avaliação é uma decisão crucial e que pode definir o sucesso de um negócio. O que muitas empresas e gestores esquecem é que a avaliação psicométrica é uma ferramenta que pode ir além do processo de recrutamento e auxiliar também na gestão de pessoas. Isso porque esse tipo de teste identifica perfil comportamental, e capacidade cognitiva que podem indicar como a pessoa irá reagir em situações de pressão, trabalho em equipe e suas próprias entregas. Também utilizamos essas ferramentas como base em processos de identificação de potencial, pipeline de liderança e plano de sucessão, coaching executivo e team coaching.

Avaliações Psicométricas podem e devem ser incluídas nas avaliações de desempenho dos colaboradores. Com elas, é possível que líderes identifiquem as principais áreas de desenvolvimento de cada funcionário, seus gaps e pontos fortes, permitindo a criação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) mais assertivo para cada colaborador.

Dentro do processo de desenvolvimento de pessoas, as avaliações mais indicadas e utilizadas são: mapeamento de competências, onboarding, entendimento de gaps de desenvolvimento; estilo de colaboração e papéis na equipe, relatório de coaching, perfil de vendas são os mais comuns.

Avaliação Psicométrica na formação de líderes

Quando empresas utilizam as Avaliações Psicométricas como mencionado acima, para contratar ou conhecer melhor suas equipes, elas também podem aproveitar os resultados deste processo em um outro ponto importante de sucesso: a percepção e o desenvolvimento de competências de liderança, a partir da análise das características atuais de colaboradores. Isso pode fazer toda a diferença, garantido a formação de uma sólida linha de líderes no futuro.

Dentro do processo de formação de líderes, as avaliações mais indicadas e utilizadas são: avaliação de potencial para liderança, estilos de liderança, inteligência emocional, perfil de empreendedor são os mais comuns.

 

Quer saber mais sobre Avaliações Psicométricas e como elas podem ser implementadas na sua empresa? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas

    Leave a comment