Skip links

Com nova unidade de negócios, FESA Group amplia atuação com foco em Governança Corporativa

A nova célula vai oferecer serviços prestados à Conselhos de Administração, Consultivos, bem como aos Comitês Técnicos de Assessoramento.

 As forças externas que afetam os negócios estão cada vez mais dinâmicas. A disrupção tecnológica, a mudança dos modelos de negócios e a ascensão de novos concorrentes já estavam transformando os negócios muito antes da pandemia da Covid-19. Agora, as forças ambientais, sociais e de governança, estão acelerando seu impacto sobre as empresas afetando sua estratégia, cdeia de valor, reputação e resultado de longo prazo, exigindo que os Conselheiros de Administração e Consultivos também estejam preparados para comentar sobre questões como justiça social e equidade, mudanças climáticas e outras questões de ESG.

“Por um lado, ainda estamos vivendo em meio a uma grande incerteza, que requer um certo tipo de liderança, com resolução ágil de problemas, gerenciamento dinâmico de riscos, velocidade, determinação e transparência”, explica Cibele Castro, sócia responsável por liderar a prática de Governança Corporativa na FESA, nova unidade de negócio do grupo. “Ao mesmo tempo, questões como mudanças climáticas, equidade racial e social e a divisão política que vemos em nosso mundo hoje, precisam ser hábil e humanamente navegadas. Isso requer empatia, coração, mente e autenticidade”, pontua.

Com a ascensão do capitalismo de stakeholders, os conselheiros agora precisam, também, abordar as questões de uma série de partes relacionadas, incluindo clientes, colaboradores, comunidades e as diversas gerações através de práticas comerciais e sociais sustentáveis. Essas partes relacionadas responsabilizam as empresas tanto nas divulgações trimestrais de lucro, quanto em tempo real por meio das mídias sociais. As partes relacionadas desafiam as organizações e seus Conselhos de Administração ou Consultivos a construírem e desenvolverem um ecossistema diversificado de líderes e a fornecer mais transparência sobre os progressos e resultados.

“O papel do Conselho está mudando e as abordagens atuais de seleção e planejamento sucessório construídas em torno de um perfil tradicional e homogêneo de conselheiro, são insuficientes para o dinamismo que se apresenta. Assim, a criação desta nova unidade de negócios focada na governança corporativa, contribui com um novo olhar para o planejamento sucessório em suas diversas dimensões, com a adoção de abordagens robustas de seleção de Conselheiros e de avaliação dos órgãos colegiados. Desta forma, desenvolvemos um ecossistema de potenciais conselheiros de ponta, diversos e fundamentais para o sucesso da organização a longo prazo”, conta Castro.

Oportunidades para empresas familiares

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que 90% das empresas no Brasil possuem perfil familiar. Com isso, elas chegam a representar cerca de 65% do PIB e são responsáveis por empregar 75% dos trabalhadores no país. Empresas como Pão de Açúcar, Itaú, e Magazine Luiza nasceram com perfil familiar e, ao trazerem novas vozes para as decisões, fortaleceram seu processo de crescimento. “A busca por profissionais para composição dos conselhos em empresas familiares, por exemplo, pode contribuir muito para o aumento da competitividade e perenidade dos negócios”, lembra Cibele.

Outros profissionais que podem fazer a diferença dentro de um Conselho são aqueles que atuam na área de gestão de pessoas. “Com novos modelos de trabalho como home office e o híbrido, por exemplo, a necessidade de disseminar e fortalecer a cultura nas empresas, de reinventar a forma de fazer a gestão destas pessoas, repensar atração e retenção de profissionais multigeracionais, ultrapassa a responsabilidade da área de Pessoas. Além do desafio em lidar com o aumento de casos de burnout e saúde mental e a necessidade de levar diversidade, inclusão dos segmentos sub representados da sociedade e promover a equidade, ter conselheiros com esta experiência pode contribuir muito para o enriquecimento das discussões, assertividade das decisões e com a longevidade da empresa. E nós estamos preparados para ajudar as empresas brasileiras nesta jornada”, ressalta Castro.

Um ecossistema de soluções focadas nas pessoas

A nova unidade vem para fortalecer a estratégia da FESA de ser o maior ecossistema de soluções em recursos humanos do Brasil. “A governança corporativa faz parte de um desejo estratégico do grupo, contribuindo de forma decisiva para a perenidade dos negócios dos nossos clientes. O nosso nível de atuação nas organizações ganhará amplitude”, destaca o sócio gerente da FESA, Renato Bagnolesi, que apoia os trabalhos da nova célula.

A célula vai ofertar serviços como: estruturação da governança corporativa, incluindo a configuração e estruturação de Conselhos e Comitês; Avaliação de Conselhos, Conselheiros e de Comitês Técnicos de Assessoramento; seleção e contratação de Conselheiros e membros externos para Comitês.

Conheça os profissionais que atuarão na Célula de Governança Corporativa:

Cibele Castro conta com mais de 20 anos de experiência como executiva c-level em empresas multinacionais como GE, AES, General Motors e Philip Morris; também passou por empresas familiares como Abril Mídia, Latam Airlines e InterCement. É graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Santos, cursou MBA Internacional na BSP/Universidade de Toronto e tem pós-graduação em Neurociências e Comportamento pela PUC-RS. Possui certificação como Conselheira de Administração pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), certificação em Inovação pelo Global Innovation Management Institute e experiência em conselhos e comitês de assessoramento. Será a responsável pela nova célula de negócios da FESA.

Renato Bagnolesi possui mais de 22 anos de experiência na área de recrutamento e seleção de executivos. Iniciou sua carreira em 2000 na Mariaca & Associados – Divisão InterSearch. Em 2005 ingressou na Russell Reynolds Associates, onde acumulou forte experiência recrutando para o segmento Industrial e posições financeiras. De 2007 até novembro de 2015, atuou como Gerente Geral e Líder da Divisão de Recrutamento de Executivos – R4U da Robert Wong Consultoria com responsabilidades pela condução de projetos de recrutamento e seleção de executivos para o nível sênior C-level, Avaliações profissionais (Assessment) e Serviços de Conselhos. Desde 2016 é sócio do Grupo FESA e atualmente lidera as áreas de busca executiva e serviços de conselho. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e cursou o International MBA pela Fundação Instituto de Administração (FIA). É membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas soluções