Skip links

Dia Nacional da Indústria: conheça as tendências do setor

Em 25 de maio é comemorado o Dia Nacional da Indústria, data escolhida em homenagem a Roberto Simonsen, considerado patrono da indústria nacional, que faleceu na mesma data em 1948.

A FESA Group, maior ecossistema de RH do Brasil, desde a sua fundação tem uma forte atuação na área, para empresas de diferentes indústrias como Siderurgia, Mineração, Química, Petróleo e Gás, Bens de Capital, Automotiva, entre outras. O Ecossistema FESA vem trabalhando em importantes projetos de busca e seleção de profissionais, e desenvolvimento de capital humano para esses setores.  

Em comemoração à data, conversamos com Lucas Ribas, Managing Partner; e Karim Warrak, Vice President & Partner, que trouxeram as principais tendências e demandas atuais da indústria. Confira!

Cargos em alta estão ligados à Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é pautada na digitalização e melhoria de processos, proporcionando automação industrial e integração de diferentes tecnologias, como Inteligência Artificial (AI), robótica, Internet das Coisas (IoT) e computação em nuvem, o que aumenta a produtividade do setor.

“Estamos acompanhando o desenvolvimento da Indústria 4.0, e posições ligadas à tecnologia e automação industrial tem sido cada vez mais demandadas. Além disso, também observamos uma alta demanda de desenvolvimento de líderes nesse novo ambiente. Pode-se observar também um forte aumento de demanda para posições na área de ESG”, comenta Karim.

Tendências no mercado de trabalho industrial

Novos perfis profissionais

Os impactos gerados pela pandemia, pela Indústria 4.0 e a forte adesão do setor ao ESG fizeram com que as indústrias demandem novos perfis profissionais.

“Novas posições direcionadas à agenda de sustentabilidade, novas matrizes energéticas e redução de utilização de recursos naturais aumentaram bastante a demanda por profissionais com foco em pesquisa e desenvolvimento, que apoiam as áreas Industriais e de Engenharia a rever toda a estrutura de processos e fluxos industriais”, declara Lucas.

Integração com o setor de Tecnologia da Informação (TI)

A adesão a novas tecnologias, como Data Analytics e Inteligência Artificial, trouxeram a Tecnologia da Informação e a Automação para as rotinas de áreas como Manutenção, Planejamento e Produção.

Investimento em programas de Diversidade e Inclusão

“As práticas de Diversidade e Inclusão também possibilitaram a entrada de grupos minoritários em posições de liderança, mudaram a forma de se comunicar e relacionar dentro do setor, agregando novas competências e formas de atingir resultados”, afirma Ribas.

O setor industrial passou a se comunicar melhor com as comunidades em seu entorno. Hoje, investe mais em relações perenes e sustentáveis com o meio, trazendo desenvolvimento na forma de programas de desenvolvimento da sociedade e da econômica local, tentando manter a riqueza gerada pela indústria nas regiões em que realizam suas atividades.

Quais são as soft skills e hard skills desejadas para trabalhar no setor industrial?

De acordo com Karim, é importante investir em conhecimentos técnicos para determinadas indústrias, além de ter foco em aumento de produtividade e visão de melhoria de processos.

“Atualmente, as soft skills mais demandadas são capacidades de liderança que possam estruturar times cooperativos e com alto nível de engajamento, profissionais que tenham a capacidade de aprendizagem ágil, que consigam colocar em prática e corrigir rápido os processos e fluxos industriais que seguem em constante mudança”, completa Lucas.

Capacidades de relacionamento e comunicação também estão em alta no setor, que busca estar mais próximo das pessoas, entendendo suas demandas e apoiando seus ciclos de desenvolvimento constantes.

Perspectivas para o futuro do mercado de trabalho no setor industrial

As perspectivas para o futuro da indústria do Brasil são animadoras. O setor está em constante busca por novas tecnologias visando a melhoria de processos, automação e ganho de produtividade. O ambiente futuro deverá ser cada vez mais diversificado, com uma agenda social mais robusta e forte visão ambiental.

“Hoje, a Indústria está aberta para receber profissionais de outros setores econômicos. Inclusive, o setor aderiu às práticas de home office que possibilitaram atrair e reter profissionais vindos de outros setores, como Serviços e Agronegócio, que contribuem para adoção de novas práticas no setor”, complementa Lucas.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: