O cenário do intraempreendedorismo feminino nas empresas
O intraempreendedorismo é uma ferramenta poderosa de inovação nas empresas, uma vez que possibilita aos colaboradores desenvolver projetos internos que podem levar a soluções mais rápidas e positivas para o negócio, todas alinhadas com as entregas dos departamentos.
Adicionando um recorte ao intraempreendedorismo, o intraempreendedorismo feminino vem cada vez mais se destacando no ambiente corporativo. As mulheres líderes exercem, na atualidade, um papel fundamental de catalisação de mudanças, transformando a cultura organizacional.
Neste conteúdo, explicamos o que é o intraempreendedorismo feminino, como o conceito difere do empreendedorismo e principais barreiras para que líderes mulheres avancem com projetos dentro das empresas.
O que é intraempreendedorismo feminino?
O conceito de intraempreendedorismo, criado na década de 1970, propõe um processo baseado nas práticas de incentivo à criatividade e inovação dentro do ambiente corporativo com a participação efetiva dos colaboradores, envolvendo as lideranças e suas equipes.
Quando falamos do intraempreendedorismo feminino, sobretudo, mulheres em posição de liderança são o ponto central para propor e criar novas iniciativas na organização, seja para otimizar processos, impulsionar resultados ou entregar novas soluções.
Nesse processo, os colaboradores são estrategicamente envolvidos para maior aproveitamento das habilidades e competências em busca de soluções inovadoras. Nesse contexto, as mulheres intraempreendedoras são as grandes líderes da ação, coordenando as entregas, realizando a distribuição de demandas e coletando resultados para evoluir a entrega ao longo do caminho.
Qual a diferença entre empreendedorismo e intraempreendedorismo?
O ato de empreender é atribuído a pessoas e profissionais que desejam criar um negócio independente, com recursos próprios, sendo responsáveis diretos tanto pelos ganhos quanto pelos riscos de perdas.
Já o intraempreendedorismo é realizado e estimulado no ambiente interno da organização, com o intuito de fomentar a criatividade e surgimento de novas ideias com foco em soluções e melhorias dos processos existentes.
Empreender de dentro para fora: a pesquisa da FESA Group sobre intraempreendedorismo feminino
Com a participação de mais de 100 pessoas de diferentes setores, regiões e portes empresariais, os resultados da pesquisa da FESA Group sobre intraempreendedorismo feminino mostraram o potencial das mulheres na liderança para movimentar o intraempreendedorismo de maneira saudável e produtiva.
Entre os pontos mais relevantes se destacaram:
- a influência do ambiente e da cultura para o incentivo ao intraempreendedorismo;
- as características de mulheres intraempreendedoras;
- a participação feminina em posições de liderança;
- o espaço para intraempreender — ou seja, criar, inovar e fazer acontecer.
Os dados ainda revelam que, embora as organizações estejam abertas ao intraempreendedorismo como estratégia de inovação e crescimento, o intraempreendedorismo feminino pode enfrentar algumas barreiras conectadas à estrutura organizacional, que ainda não fortalece o protagonismo das mulheres no desenvolvimento e aplicação das ideias.
Como as empresas podem estimular essa prática entre as lideranças?
A revisão da cultura organizacional e o reconhecimento dos talentos femininos e suas habilidades para ocupar posições de liderança são fundamentais para a promoção de um ambiente em que o empreendedorismo feminino gere resultados.
Para que as mudanças ocorram a favor do negócio com a participação ativa das profissionais mulheres, é importante estabelecer uma relação de autonomia e confiança. A criação de um ambiente favorável à inovação é uma iniciativa que deve ser apoiada pela alta gerência, encorajando os demais profissionais a tomar à frente no fomento de ideias e testar novas iniciativas.
Nesse contexto, adotar políticas de diversidade e inclusão, promovendo a equidade em cargos de liderança, coloca as mulheres melhores em condições de propor e liderar novos projetos. A mudança de mentalidade é, portanto, o pontapé inicial para a quebra de resistência e entendimento da capacidade do intraempreendedorismo feminino por um simples motivo: é preciso dar a oportunidade.
Ao valorizar a presença e atuação das mulheres como engrenagem propulsora de crescimento e desenvolvimento organizacional, a empresa mostra o quanto valoriza seu capital humano acima de qualquer aspecto.
O intraempreendedorismo feminino é uma excelente oportunidade para as organizações que desejam se destacar para além do negócio. Incentivar o espírito inovador ajuda a manter a empresa em destaque e elevar seu grau de competitividade.
Se você gostou deste conteúdo, acesse a página de materiais ricos e baixe agora mesmo o e-book de intraempreendedorismo feminino! Com o material em mãos, você pode contribuir ativamente para um cenário de fomento à inovação e ao protagonismo feminino!