Skip links

6 formas de promover diversidade e inclusão nas empresas

Vamos a um fato: investir em diversidade e inclusão nas empresas possui impacto positivo direto sobre a performance dos negócios. É o que apontam inúmeras pesquisas de empresas especializadas que investigam as diferenças de resultados em empresas multissetoriais que investem ou não em práticas de diversidade, equidade e inclusão.

Mais do que um discurso, para ter resultados efetivos é necessário que essas práticas façam parte do DNA organizacional. Uma empresa que acredita e investe no potencial de lideranças e times formados por pessoas diversas fortalece sua atuação, imagem como marca empregadora e fomenta a construção de um ambiente inovador e colaborativo, onde todos são valorizados e sentem-se genuinamente pertencentes.

Neste post, elucidamos a importância de investir em diversidade e inclusão, e práticas indispensáveis para agir em prol de ambientes corporativos plurais. Acompanhe!

Por que é tão importante investir em diversidade e inclusão nas empresas?

Em um mundo cada vez mais moderno e dinâmico, o mercado mudou e, com ele, as relações de trabalho. As discussões em torno da diversidade e inclusão são uma consequência dessas mudanças e da necessidade de adequar a mentalidade em prol da equidade nos espaços ocupados pela sociedade civil.

Os novos modelos e formatos de trabalho abriram espaço para o entendimento de que é preciso focar no desempenho, habilidades e competências sem distinção. Com isso, vieses dever ser deixados de lado para dar ênfase ao quanto um talento pode contribuir para o crescimento do negócio. 

Em contrapartida, o bem-estar e saúde mental de todos os colaboradores são essenciais para que se sintam importantes e queiram construir uma carreira na empresa. As práticas de D&I, mais do que estratégias, são ações que equalizam as relações e fazem da empresa um bom lugar para se trabalhar. 

Promover a diversidade e inclusão nas empresas é tão ou mais importante que oferecer bons salários e benefícios flexíveis, por exemplo. Reunir em um mesmo ambiente pessoas de diferentes gêneros, etnias, crenças, com e sem algum tipo de deficiência, priorizando sua capacidade produtiva, eleva a reputação de uma marca. 

Se antes, a qualidade de um produto ou eficiência de um serviço eram os únicos critérios determinantes na escolha de uma marca, agora, as práticas internas de uma empresa também entram no jogo, sendo interpretadas como um reflexo da seriedade e compromisso que suas atividades são desenvolvidas.

6 dicas para promover a diversidade e inclusão nas empresas

Para ser considerada uma organização, de fato, promotora de diversidade e inclusão, é preciso colocar as estratégias em prática. Abaixo, confira algumas sugestões para transformar sua empresa em um ambiente efetivamente diverso e inclusivo!

1. Analise o cenário atual da empresa

Como a empresa vê o cenário da equipe atual? Quem são as pessoas que fazem parte dela? Como é o recorte das lideranças? Existem ações para promover a diversidade na empresa, independentemente do nível hierárquico? 

Analisar o presente de forma cuidadosa é imprescindível para alcançar o patamar de uma empresa realmente diversa e inclusiva. Tenha em mente que sempre é possível encontrar pontos para serem refinados, alterados e adaptados na relação dos profissionais com a empresa, desde o processo de recrutamento e seleção até as tratativas de desenvolvimento.

2. Invista em soluções de educação corporativa

Para que os líderes e colaboradores estejam em sintonia com a mentalidade de diversidade e inclusão nas empresas, é preciso investir em educação. Conhecer, entender e reconhecer os vieses que fazem parte da nossa formação e podem apresentar-se como pensamentos capacitistas ou preconceituosos é fundamental para destituir-se de tais pensamentos que, por vezes, sequer são vistos como tal.

Os líderes devem estar na ponta dessa transformação para que possam não apenas liderar sem preconceitos, mas também ser exemplos de conduta. Assim, constrói-se um ambiente interativo, respeitoso e acolhedor, potencializando o crescimento coletivo.

3. Crie comitês de diversidade e grupos de afinidade

Ao criar comitês de diversidade e grupos de afinidade, é possível estabelecer diálogos mais direcionados e alinhados com as necessidades específicas de cada grupo, que compartilham vivências únicas.

Mais do que colaboradores, são pessoas que sofreram ou sofrem algum tipo de preconceito e discriminação, portanto, têm um lugar de fala. Grupos com mulheres, mães, pessoas negras, público LGBTQIAPN+ e PCDs, por exemplo, saberão conduzir as conversas e negociações com um nível maior de autoridade e propriedade

4. Crie políticas de diversidade e inclusão

Ter políticas de diversidade e inclusão nas empresas é importante para direcionar a conduta de líderes e do RH na gestão de pessoas. Do recrutamento ao desenvolvimento e planejamento de carreira, uma empresa comprometida com os objetivos de D&I prima pela imparcialidade, investindo em profissionais pelo seu potencial.

Nesse contexto, todos os candidatos e colaboradores terão as mesmas oportunidades, sem pré-requisitos discriminatórios como vieses a respeito da maternidade, orientação sexual, condição física, cor da pele ou crença religiosa.

5. Mensure a diversidade e inclusão na empresa

As métricas e indicadores (KPIs) monitoram o ambiente de trabalho e mensuram o clima organizacional. Esse acompanhamento constante revela como as pessoas estão exercitando e compreendendo a diversidade e inclusão dentro da empresa. 

Os números apontam se as políticas estão funcionando e se os comitês estão alcançando bons resultados com suas propostas. A cada levantamento, os dados servem de base para tomadas de decisões mais seguras.  

6. Conte com a ajuda de especialistas

Muitas empresas cometem o erro de implementar as iniciativas de D&I sem uma análise e planejamento prévios. É preciso avaliar o cenário atual da empresa, seus objetivos de médio a longo prazo e traçar um plano consistente de mudanças. 

Com ajuda especializada, o processo é viabilizado de forma mais segura e baseada em estratégias eficazes, cumprindo com o tempo e requisitos esperados pela empresa.

Como a FESA Group pode auxiliar na implementação de práticas de diversidade e inclusão nas empresas?

Por meio da FESA Diversidade & Inclusão, a FESA Group pode auxiliar empresas na reflexão, análise e implementação das boas práticas de D&I com serviços pensados e executados por especialistas no assunto!

Nossa equipe possui expertise para instruir empresas de setores e cenários diversos na promoção de diversidade e equidade nos espaços, a partir de soluções como:

Com metodologias comprovadas, ferramentas proprietárias e experiência ampla, nossa equipe está a postos para entender os desafios de diversidade e inclusão nas empresas e impulsionar a empregabilidade de talentos pertencentes a grupos minorizados, conectando-os a empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável a partir da construção de times multidisciplinares.

Sua empresa tem planos para desenvolver práticas pautadas em diversidade e inclusão, ou deseja aprimorá-las? Então, entre em contato com a FESA Group, fale com um de nossos consultores e entenda como podemos auxiliar nessa jornada!

Leave a comment