Skip links

Liderar pelo exemplo dissemina uma cultura eficaz nas empresas

Certamente, algum dia você já ouviu a frase “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”. Se na educação de crianças essa já é uma prática questionável, no mundo corporativo, mais do que palavras, liderar pelo exemplo é fundamental.

Em relatório anual, Association of Executive Search and Leadership Consultants (AESC) ouviu quase mil executivos e profissionais da RH nos cinco continentes. O resultado deixou claro que líderes que lideram pelo exemplo são considerados o principal elemento para impulsionar uma cultura eficaz nas organizações.

Consequentemente, esses líderes apresentam melhores condições de alinhar estratégias, metas e expectativas, o que é essencial para atingir os resultados estabelecidos.

“Quando exercida pelo exemplo, a liderança é sempre um caminho assertivo para conquistar a confiança e o comprometimento da equipe com os resultados”, explica Cecília Toraci, Head of Advisory da FESA Group.

“É uma forma de que a visão, a missão e os valores de uma organização se disseminem do topo à base, deixando o campo da teoria, para refletir-se em atitudes concretas e objetivas, tornando-se realmente eficazes”, acrescenta.

Como liderar pelo exemplo pode influenciar a sua equipe?

Na pesquisa da AESC, diante da pergunta “Quando você considera organizações que têm culturas altamente eficazes, quais são os elementos que mais influenciam esse tipo de cultura?” a opção liderar pelo exemplo aparece no topo da lista em quatro das sete áreas pesquisadas: América Latina (incluindo o Brasil), Oriente Médio, Asia e Pacífico.

“Transmitimos tacitamente nossos valores nas escolhas que fazemos diariamente. Quando um líder coloca em prática os valores da organização, torna-se um modelo para a equipe da cultura desejada”.

Fica claro, portanto, nas conclusões do relatório da AESC, que em uma organização os colaboradores pautam seu comportamento pelas atitudes do líder. Um líder que não demonstra coerência entre o discurso e a prática, não consegue gerar na equipe o sentimento de pertencimento e colaboração, fundamentais na integração de todos na busca por objetivos comuns.

Elementos que impactam positivamente na cultura das empresas

Evidentemente, liderar pelo exemplo não é o único elemento a impactar positivamente empresas que demonstram uma cultura eficaz. Entre outros pontos relevantes apontados pelos entrevistados, surgem fatores como:

  • ter um propósito claro;
  • comunicação transparente;
  • inspirar confiança aos colaboradores, ao mercado e aos parceiros;
  • permitir o empoderamento dos líderes;
  • ter a visão do cliente em primeiro lugar;
  • basear-se na colaboração mútua;
  • praticar a inovação; e
  • desenvolver um ambiente de trabalho respeitoso.

Embora a maioria dos líderes C-Levels entendam que liderança e cultura estão intrinsecamente ligadas, nem sempre é fácil alcançar o alinhamento do trinômio talento-cultura-estratégia, e esse passa a ser um desafio para a transformação na empresa.

Para impulsionar a inovação, a disseminação e a consolidação da cultura, as organizações precisam de verdadeiros líderes. Aqueles que sejam capazes de despertar o sentido de pertencer, chave da retenção de talentos, e do engajamento de todos os colaboradores na estratégia do negócio e no atingimento de metas.

Precisa de apoio na avaliação dos perfis dos seus líderes atuais e novas contratações? Entre em contato conosco!





    Conheça nossas marcas: