Skip links

5 benefícios que impactam positivamente o seu colaborador

Você sabia que a maioria das pessoas passa cerca de metade das horas ativas da semana trabalhando? Pois é, por isso o clima organizacional e as políticas focadas em colaboradores, como os benefícios, são itens tão importantes na retenção de talentos e na satisfação dos funcionários, independente do nível de carreira.

Empregadores e líderes de RH experientes e preocupados com a retenção entendem a tensão que isso pode causar, e tentam tornar a experiência de seus trabalhadores o mais gratificante possível. Afinal, uma equipe feliz significa maior produtividade, maior criatividade e menos rotatividade.

Entre as tendências que todo profissional de RH deveria conhecer, está o Employee Experience. Essa metodologia de trabalho com foco no colaborador vem se tornando cada vez mais sofisticada, fazendo uso de IA e análise avançada de dados para garantir que ações realizadas sejam direcionadas para resultados que causam os maiores impactos em engajamento dos funcionários.

Como manter o colaborador engajado?

Já sabemos que o que é oferecido, além do salário, pode ajudar muito nos esforços de recrutamento e seleção. O complemento de benefícios pode fazer a diferença entre seus melhores candidatos ingressarem em sua equipe, ou na do concorrente.

Mas e quando o colaborador já faz parte da organização? Hoje, para ser competitivo, não basta oferecer os benefícios comuns do mercado, é preciso conhecer o seu colaborador e olhar para a necessidade dele.

A pergunta que as empresas e líderes de RH precisam se fazer é “como podemos tornar a vida do nosso colaborador mais fácil por meio do que oferecemos como benefícios?”.

5 benefícios que você precisa oferecer

Existe ainda algumas tendências de mercado na área de benefícios que podem ser soluções criativas para sua empresa motivar os colaboradores.

1. Horários de trabalho flexíveis

Cada vez mais, as empresas permitem que os funcionários escolham seus próprios horários. Isso normalmente significa uma semana de trabalho comprimida (por exemplo, 4 dias de 10 horas) ou horário de trabalho flexível, em que os funcionários podem escolher trabalhar das 10h às 19h em vez de uma programação 8h às 17h, por exemplo.

2. Short Friday

Um dos benefícios já utilizado há algum tempo pelas empresas é encurtar a carga horária de trabalho nas sextas-feiras, o chamado Short Friday, possibilitando aos colaboradores aproveitarem melhor o início do fim de semana.

Vale lembrar que essas horas devem ser compensadas nos outros dias da semana para cumprir com as leis trabalhistas de horário mínimo de trabalho semanal.

3. Licença parental estendida e remunerada

Os colaboradores desejam saber que ainda podem receber um salário e buscar objetivos profissionais enquanto cuidam de um filho recém-nascido ou recém-adotado.

As empresas que oferecem licença parental remunerada para os novos pais provavelmente ganharão pontos com os candidatos e colaboradores que sonham em construir uma família.

4. Descontos para funcionários

Todo tipo de parceria que a empresa pode fazer para fornecer descontos para o colaborador, é bem-vinda! Seja nos restaurantes locais próximos ao escritório, academias, transporte ou até mesmo compras dos próprios produtos e serviços que a companhia oferece ao mercado.

As vantagens aqui são grandes, já que o seu colaborador será um consumidor dos seus próprios serviços e irá vivenciar na prática a experiência de ser um consumidor da sua empresa.

5. Folga voluntária

Esse benefício dá aos funcionários voluntários em projetos sociais o direito a uma folga a cada período determinado. Como um bônus adicional para as empresas, esta oferta pode refletir fortemente na sua cultura corporativa e responsabilidade social.

É possível ter flexibilidade para usar o benefício?

Mais do que bons benefícios, como falamos acima, é preciso atender às necessidades do seu colaborador. Mas, como flexibilizar benefícios em um time diverso ou numeroso?

Uma boa dica é de optar por um cartão de crédito único, como o da Swile. Com ele, o empregador credita o valor dos benefícios oferecidos em uma conta, e o colaborador pode escolher onde investir.

Quer saber mais como flexibilizar os benefícios e engajar os seus colaboradores? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas: