5 dicas de networking para executivos
As conexões no mundo corporativo abrem inúmeras portas, e provam-se dia após dia cada vez mais necessárias. No âmbito executivo, a realidade não é diferente: por isso, investir em boas práticas de networking para executivos é tão importante.
Do círculo pessoal ao profissional, investir no networking pode fazer a diferença em diversos aspectos como desenvolvimento de negócios, recolocação ou mesmo transição de carreira. Por isso, desenvolver sua rede de contatos de forma estratégica é imprescindível para construir boas relações e gerar resultados.
No conteúdo abaixo, entenda de forma mais profunda a importância de investir em um bom networking para executivos e dicas práticas para construir sua rede de contatos de forma saudável, perene e efetiva.
Networking para executivos: por que é importante?
O networking é uma ferramenta poderosa para criar e fortalecer relações, abrindo caminhos por meio de trocas genuínas para ocupar novos espaços e acessar informações de valor. No entanto, é importante reforçar que este é um processo contínuo, que exige disciplina e alinhamento de propósitos para estabelecer boas conexões.
Ter uma rede de contatos sólida e diversificada pode gerar grandes oportunidades como consolidação de imagem, prospecção de novas parcerias e até mesmo acesso a oportunidades tão exclusivas quanto o perfil da sua rede.
5 dicas preciosas de networking para executivos
1. Mantenha as redes atualizadas e ativas
Se quem não é visto não é lembrado, ter frequência para manter suas redes atualizadas e ativas é uma excelente estratégia para marcar presença e expandir sua audiência para além do público atual. Por isso, reserve um tempo do dia para alimentar os canais, plataformas e perfis com postagens, interações e atualizações sobre sua rotina profissional.
2. Participe de eventos estratégicos
Fóruns, congressos, jantares, feiras, conferências, seminários e palestras são momentos oportunos de networking para executivos. Esses eventos costumam reunir um público profissional que, além de possuir interesses em comum, ocupam posições estratégicas nas companhias.
Ainda, geralmente, as programações são pensadas para instigar momentos de interação entre os participantes. Aproveite as pausas para se aproximar de outros profissionais e iniciar conversas com troca de experiências e ideias.
3. Contribua ativamente para o fomento de temas relevantes
Seja online, por meio das redes sociais, ou nos eventos que participar, é importante encontrar momentos oportunos para contribuir e fomentar debates mostrando sua expertise.
Observe e identifique o momento certo de apresentar ideias e sugestões ou compartilhar informações — para isso, é fundamental praticar a escuta ativa. Assim, será muito mais fácil identificar pontos que podem ser aprofundados com base na sua experiência e perspectiva, contribuindo positivamente para um debate saudável e, consequentemente, trocar contatos para aprofundar as conversas iniciadas naquele ambiente.
4. Diversifique sua rede
Conhecer profissionais de diferentes setores, segmentos e áreas empresariais que ocupam uma posição executiva abre um leque de possibilidades, sobretudo de insights sobre gestão, percepções mercadológicas, decisões estratégias e posicionamento de negócio.
A variedade da rede contribui para a construção de um repertório dinâmico e ramificado, trazendo pontos de vista alternativos e, muitas vezes, complementares sobre um mesmo tema. Mesmo que no momento aquela conexão pareça distante, é importante manter os olhos no horizonte: como sua área vem se transformando? Indo mais além, você se vê em uma nova posição, com desafios diferentes dos atuais? Responder a essas perguntas ajuda na construção de um networking para executivos que, além de diversificado, permaneça relevante ao longo de sua jornada profissional.
5. Seja intencional e construa relações genuínas
Características como transparência, autenticidade e sinceridade transmitem confiança não só dentro do ambiente profissional, ajudando a construir relacionamentos sólidos. Antes de se conectar, avalie o quão benéfica será a relação para ambas as partes, evitando uma aproximação superficial e agregando valor ao nutrir essa relação.
Realizar um bom networking para executivos é uma tarefa que exige dedicação e estratégia para garantir relações positivas e duradouras no campo empresarial. Portanto, antes de buscar novas conexões e estabelecer contato, planeje e intencione bem as ações para se conectar com perfis que, de fato, agreguem para ambas as partes.
Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir a FESA Group no LinkedIn, Instagram e YouTube e receba direto em seu feed nossos conteúdos exclusivos, convites de eventos e as últimas novidades!