Skip links

Transformação Digital: Inovando e reestruturando modelos de negócios.

Se você acompanha a FESA Group no LinkedIn ou Instagram e a FESA XFour, com certeza já sabe sobre a nossa Webinar Series sobre Transformação Digital na Prática, que tem o objetivos de mostrar como sua organização deve passar por essa transformação em 5 episódios. Se não, é só clicar no link abaixo e conferir os dois primeiros episódios:

Episódio 1: Transformando dados em um ativo estratégico

Episódio 2: Inovando e reestruturando modelos de negócios

Mas afinal, o que é Transformação Digital?

Pode parecer um significado óbvio, mas muitas pessoas e líderes de empresa ainda confundem Transformação Digital com o simples uso da Tecnologia. A verdade é que o termo não se limita às áreas que trabalham com TI. Também não é só porque você já faz o uso de redes sociais no impulsionamento da sua empresa, por exemplo, que suas estratégias, de fato, façam parte de uma transformação digital.

Transformação digital é muito mais. É implementar a tecnologia na gestão e na cultura organizacional. Nossos três convidados nesse papo, Danilo Zimmermann, CIO/CDO na Cielo; Cleber Morais, Country Director na Amazon Web Services; e Fabio Basilone, Head de Seguros no C6 Bank, são unânimes ao afirmarem que a Transformação Digital começa com a mudança de mindset da empresa e de seus gestores.

Para Cleber Morais, muitas empresas erram ao querer começar o processo de Transformação Digital no campo das ideias, “se fizermos isso”, “se desenvolvermos aquilo”. Ele explica que hoje a tecnologia é uma realidade e os líderes precisam aceitar que o processo saiu do “se” para o “como fazer isso” e “quando fazer isso”.

Fabio Basilone completa colocando que um erro comum das empresas é “se apaixonar pela solução e esquecer do problema”. Ele ressalta que o caminho do sucesso é nunca esquecer de olhar a necessidade do cliente. Para ele, transformação digital é uma experiência integrada entre clientes e empresas. “Você não pode mais oferecer o primeiro produto que tem na sua prateleira, você tem que ter dados para conhecer o perfil do seu cliente e oferecer o produto mais adequado de uma forma personalizada”, explica o executivo.

Transformação Digital e pandemia

Um dos assuntos levantados por Clayton Pedro, VP e sócio da FESA XFour e moderador do webinar, foi a pandemia de COVID-19 e se isso de fato acelerou a transformação digital das empresas.

Danilo Zimmermann concordou e foi categórico ao falar que quem já vinha pesquisando, fazendo pequenas mudanças e com projetos bem definidos levou vantagem nesse cenário pandêmico, já que apenas acelerou o processo de decisão e implementação das soluções digitais.

Soluções Digitais, aliás, na visão dos convidados, foi um tema que gerou muito interesse, em especial no início da pandemia, já que as empresas precisaram adaptar rapidamente suas operações. Mas Cleber Morais alerta que as companhias. precisam escolher os parceiros certos. “Há start-ups que oferecem hoje soluções completas para diferentes nichos e segmentos de negócios”, explicou.

Reestruturando modelos de negócios

Mas como foi esse processo na prática para as grandes empresas?

Danilo Zimmermann, fala que para a Cielo o cenário de hipercompetição e mudanças regulatórias como a LGPD, foram cruciais no processo de Transformação Digital da empresa por onde hoje passam atualmente, em média, 10% do PIB nacional em transações.

A empresa, que já vinha investido em inovação, como a parceria com o WhatsApp para a criação do WhatsApp Pay, soube aproveitar novas oportunidades de negócios, com foco em atender com seus serviços às necessidades do cliente.  Foi assim que viu os pagamentos por QR Code subirem mais de 1000% quando foram adaptados para receberem, em duas semanas, pagamentos via Caixa Tem, o app do Governo Federal para quem é beneficiário do auxílio emergencial.

Esse caso exemplifica perfeitamente uma frase do Fabio Basilone: “Investir em tecnologia não é investir em inovação”. O QR Code é um sistema antigo, mas a Cielo inovou por conseguir oferecer rapidamente uma solução com essa tecnologia para seus clientes e consumidores finais. Isso, segundo Basilone, mostra o quanto a Transformação Digital e a tecnologia devem se unir para resolver de forma rápida e simples esses “problemas tradicionais”.

Quer saber mais sobre Transformação Digital e o que sua organização precisa para alcançar este objetivo? Acompanhe os próximos episódios da Webinar Series. E, se quiser saber como a FESA XFour pode ajudar sua empresa nessa transformação, entre em contato pelo formulário abaixo.





    Conheça nossas marcas: