Skip links

7 dicas sobre como atrair talentos em tecnologia

Atrair e contratar talentos em tecnologia é, sem dúvida, um desafio. O mercado de trabalho de tecnologia está cada vez mais competitivo, já que a demanda muitas vezes supera a oferta. Como empresa, você precisa saber o que procura nos candidatos. Portanto, conhecer os fatores-chave no recrutamento de tecnologia é importante para construir um plano de aquisição de talentos. No entanto, você também precisa entender o que os candidatos procuram em uma perspectiva de emprego, porque o recrutamento não é um processo unilateral.

Hoje em dia, os candidatos da área de tecnologia vão além das grandes empresas quando procuram um emprego. A maioria deles olha para outros valores como flexibilidade, diversidade e generosidade. Para ter sucesso em atrair o grupo certo de candidatos e contratar os melhores talentos em tecnologia, é crucial levar esses valores em consideração. Neste artigo, compilamos algumas das melhores dicas que as empresas podem seguir para se tornarem irresistíveis para os candidatos de tecnologia.

Dicas para atrair talentos em tecnologia

Resumindo, aqui estão sete dicas poderosas para atrair talentos em tecnologia que farão sua empresa se destacar do resto do mercado:

  • Estabeleça sua presença e ofertas da sua marca empregadora;
  • Usar conexões de colaboradores;
  • Abra a possibilidade de trabalho remoto;
  • Forneça oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Ofereça planos de carreira interessantes;
  • Ofereça vantagens atraentes;
  • Invista nas ferramentas de contratação certas.

#1—Estabeleça sua presença e da sua marca empregadora no cenário tecnológico

Em um estudo da Stack Overflow, a maioria dos desenvolvedores aprende sobre as empresas em potencial por meio do conteúdo e da mídia das empresas, como blogs, notícias e vídeos durante a procura de emprego. Isso significa que é importante que as organizações estejam visíveis para aumentar o alcance e uma das melhores maneiras é colaborar com o departamento de marketing.

Essa tática não é ótima apenas para atrair e contratar talentos em tecnologia, mas também ajuda a desenvolver a identidade e a imagem da sua empresa em geral. Um conteúdo de boa qualidade também pode ajudar a melhorar a visibilidade da marca da empresa e a reputação no mercado de trabalho. Você também pode combiná-lo com eventos para obter um alcance ainda melhor. Aqui estão alguns exemplos que você pode fazer:

  • Produza conteúdo de assuntos específicos em torno dos negócios da sua empresa. Mostre sua experiência, a cultura da organização e os projetos nos quais você está envolvido. Não escreva conteúdo excessivamente promocional, mas forneça valor real aos leitores.
  • Participe de eventos e conferências (online). Você pode participar de eventos existentes ou criar seus próprios eventos, como webinars.
  • Use publicidade paga em suas postagens de mídia social. Embora essa possa não ser uma abordagem recorrente, ela ainda pode ajudar a ampliar seu alcance.

 

“É importante que as organizações estejam visíveis para aumentar o alcance e uma das melhores maneiras é colaborar com o departamento de marketing.”

#2—Use a rede de conexões de seus colaboradores

Além de postar vagas em seus canais habituais, também é aconselhável pedir a seus próprios colegas para ajudar a publicá-los em suas redes sociais simplesmente compartilhando suas postagens. Não subestime o poder das conexões de seus colaboradores; você ficará surpreso com a quantidade de interesses que um simples botão “compartilhar” pode gerar. Este método também tem várias vantagens:

  • Como os candidatos em potencial conhecem seus colegas, eles podem trabalhar bem juntos;
  • Dá ao candidato mais confiança e garantia da oferta de emprego;
  • Seus colegas podem primeiro filtrar os candidatos antes de passarem para a próxima etapa.

#3—Apoie o Trabalho Remoto

Os processos e operações organizacionais são cada vez mais digitalizados. Atividades que giram em torno de tecnologia da informação e dados muitas vezes não requerem mais reuniões presenciais, pois tudo praticamente se torna virtual nesta esfera. Além disso, candidatos qualificados e de alta qualidade em tecnologia podem ser encontrados em qualquer lugar do mundo. Portanto, não deixe que os limites geográficos sejam um obstáculo em seu recrutamento de tecnologia – o mundo inteiro é seu campo de contratação. E com toda a tecnologia de comunicação desenvolvida, gerenciar uma equipe remota nunca foi tão possível. Por fim, para os próprios candidatos, a possibilidade de trabalho remoto também significa mais flexibilidade, o que é benéfico não só para eles, mas também para a empresa.

#4—Promova a aprendizagem contínua e o desenvolvimento de habilidades

Estamos na era da inovação contínua, portanto, se pararmos de aprender, ficaremos para trás na roda da digitalização. Três em cada quatro desenvolvedores declararam que o que eles precisam em um trabalho é uma chance de aprender novas habilidades e tecnologias. Pensar no autodesenvolvimento dos seus colaboradores é visto como um ponto positivo aos olhos dos candidatos. Certamente, cumprir as promessas é tão importante quanto oferecê-las.

#5—Ofereça caminhos de carreira interessantes

Se você deseja atrair os melhores talentos, também precisa oferecer um caminho de carreira atraente. Os colaboradores querem crescer em suas carreiras, então os empregadores também precisam ajudá-los a atingir seus objetivos. Quando você atrai e contrata candidatos, seu trabalho não para por aí – você também precisa retê-los. Aqui estão algumas dicas do que você pode oferecer e fazer quando os candidatos forem integrados:

  • Tenha conversas e feedbacks regulares. O feedback de desempenho é importante para o desenvolvimento da carreira. Pode ajudar a identificar objetivos individuais, aspirações e oportunidades de melhoria. Ouça os colaboradores e forneça orientação significativa.
  • Personalize sua experiência. Todos são únicos, assim como seus conjuntos de habilidades e necessidades. Com base nas conversas regulares, elabore um plano personalizado, que pode variar de aprendizagem, treinamento, orientação ou planejamento de sucessão.

“Se você deseja atrair os melhores talentos, também precisa oferecer um plano de carreira atraente.”

#6—Ofereça vantagens diferenciadas que importam

Antes do COVID-19, é comum ver empresas de tecnologia oferecendo vantagens exclusivas, como “happy hour” ou “escritório que aceita animais de estimação”. No entanto, com o novo normal e o futuro caminhando para um estilo híbrido de trabalho, é improvável que a situação permita mais benefícios como este. Pense nas vantagens e benefícios que são importantes para os colaboradores. Seja criativo e incorpore a nova situação em segundo plano. Alguns exemplos:

  • Orçamento de Home Office. Defina um orçamento para que os colaboradores comprem uma mesa fixa, uma tela de computador melhor ou uma cadeira de trabalho melhor para seu escritório em casa, para que permaneçam motivados e saudáveis.
  • Horas de trabalho flexíveis. Um dia de trabalho das 9 às 6 está desatualizado. Permitir que os funcionários trabalhem em seus horários preferidos os ajudará a ter um desempenho ideal, o que, por sua vez, aumentará a produtividade.
  • Tempo livre para desenvolvimento pessoal. Dedique um dia da semana como um “dia de projeto pessoal”. Neste dia, permita que seus funcionários trabalhem em um projeto de autodesenvolvimento, onde possam aprender novas habilidades.

#7—Invista nas ferramentas de contratação certas

Avaliar as habilidades do candidato durante o estágio de seleção pode ser muito trabalhoso. Por esse motivo, deixar que a máquina tome a decisão pode ser a melhor escolha. Ferramentas com tecnologia de IA, como o Coding Interview, medem a competência de codificação de um candidato com base na qualidade geral do código e correção lógica – não apenas com base na correção total, tornando-a uma ferramenta mais humanizada. Os candidatos que cometem pequenos erros ainda são candidatos merecedores, e ferramentas como essa ajudam a identificar talentos que, de outra forma, seriam classificados em ferramentas de contratação menos avançadas. Investir na tecnologia de contratação certa pode aumentar tremendamente não apenas a eficiência, mas também a precisão e a justiça.

Atrair os melhores talentos em tecnologia não é fácil. Para ter sucesso, é importante saber o que os candidatos desejam e valorizam. Fornecer flexibilidade, oportunidade de aprendizado e benefícios importantes para os candidatos. Além disso, construa sua presença em campo e invista nas ferramentas e tecnologia de contratação adequadas. Tudo isso o ajudará a vencer na competição de aquisição de talentos em tecnologia.

Saiba mais sobre a solução de contratação de profissionais de tecnologia da SHL que ajuda você a identificar com rapidez e precisão o talento tecnológico mais adequado.

 

Texto original de Edgar Zapata, Director of Business Development da SHL, publicado em:
https://www.shl.com/en/blog/7-best-tips-on-how-to-attract-top-tech-talent/

Quer saber como a FESA Group pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas:

    Leave a comment