Skip links

Recrutamento humanizado: o que é e como praticar?

Uma empresa que se preocupa genuinamente com a gestão das pessoas que fazem parte de sua história toma ações para tornar a experiência com a marca positiva muito antes da contratação, dedicando um olhar especial ao processo seletivo e promovendo um recrutamento humanizado.

De acordo com dados do Talent Brand Index (TBI), indexador do LinkedIn, empresas que se preocupam em construir uma boa marca empregadora tendem a crescer 20% mais rápido. Isso porque suas ações fazem a diferença na capacidade de atrair e reter talentos em detrimento de empresas que tratam as contratações apenas como negócios.

Mas, afinal, o que é e como promover o recrutamento humanizado? Leia o conteúdo abaixo e entenda a importância de investir neste conceito para contratar os profissionais certos!

O que é recrutamento humanizado?

Recrutamento humanizado é o processo que traz o candidato para o centro do recrutamento e seleção, adaptando-se a aspectos importantes como necessidades e expectativas individuais dos profissionais entrevistados.

O objetivo é que cada candidato tenha uma experiência positiva, para que se sinta respeitado e acolhido desde o primeiro contato com a empresa. Durante um processo de recrutamento e seleção que se utiliza de práticas do recrutamento humanizado, a contratação é tão importante quanto a experiência de cada talento ao longo das etapas.

Qual a sua importância no recrutamento e seleção de executivos?

O recrutamento de executivos é naturalmente mais desafiador, uma vez que o processo visa ocupar posições estratégicas na empresa e deve concentrar esforços nos perfis mais alinhados com o perfil da empresa.

Ao investir em práticas de recrutamento humanizado, a empresa aumenta as chances de atrair talentos para as posições em aberto, mostrando que valoriza e respeita não apenas suas habilidades profissionais, mas também seu momento pessoal.

Melhora da marca empregadora

Ao receber um tratamento pessoal, amigável e diferenciado durante o processo de recrutamento e seleção, certamente o candidato sentirá mais conexão com a empresa, associando o tratamento recebido ao sentimento de pertencer ao local de trabalho pretendido. Esse sentimento de respeito fortalece a imagem da empresa enquanto marca empregadora.

As referências e impressões sobre os processos de recrutamento e seleção são compartilhadas entre profissionais, e ter atenção aos pontos positivos e de refinamento é fundamental para que sua empresa seja considerada por demais talentos em potencial quando novas oportunidades surgirem.

Aumenta o engajamento dos candidatos no processo seletivo

Ao realizar o recrutamento humanizado e investir na marca empregadora, a empresa passa a imagem de ser um bom lugar para trabalhar e torna-se o emprego dos sonhos de muitos talentos. Esse é um aspecto importante que favorece e estimula o engajamento dos candidatos nas fases do processo.

Recrutamento mais diverso e inclusivo

Como dito anteriormente, o recrutamento humanizado é um conjunto de práticas que adapta o processo de recrutamento e seleção ao momento profissional e pessoal do candidato — ou seja, respeitando características individuais dos perfis que possuam fit com a empresa e a vaga.

Nesse processo, os recrutadores criam uma cultura propícia para o desenvolvimento prático de ações de diversidade e inclusão, adaptando os momentos de contato com os candidatos. Por exemplo, caso um candidato possua limitações físicas ou de conexão, o profissional responsável por conduzir a entrevista naturalmente encontrará alternativas para fazer a etapa do processo seletivo acontecer.

Melhora na taxa de aceite de candidatos

Certamente você já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Quando a experiência durante o processo de recrutamento e seleção é positiva, a tendência é que o candidato anime-se ao evoluir nas etapas e aumente sua propensão a aceitar a vaga caso seja a pessoa escolhida para a posição em aberto.

Vale lembrar que, de certa forma, o processo de recrutamento e seleção para posições executivas é um processo de avaliações mútuas, em que não só os recrutadores avaliam quais os melhores talentos para ter na empresa, mas também os candidatos avaliam se gostariam de ter seus perfis profissionais atrelados à empresa em questão para seguir no processo. Quanto mais confortáveis eles se sentirem durante as etapas, maiores as chances de elogiarem e recomendarem para outros profissionais em oportunidades futuras.

Redução do turnover

Com a humanização do processo de recrutamento e seleção de executivos, as análises e avaliações são baseadas nos objetivos da empresa, mas também nas necessidades dos candidatos para unificar interesses e fortalecer o desejo de contratação e, consequentemente, de permanência.

Recrutamentos distantes, superficiais e mecanizados tendem a ser pouco eficientes e comprometer o bom andamento das contratações justamente por deixar de lado a combinação dos fatores técnicos e humanos, aumentando o turnover e tornando a rotatividade um grande desafio para o departamento de recursos humanos.

4 dicas para promover o recrutamento humanizado de executivos

Para realizar um recrutamento humanizado eficiente, algumas medidas devem ser adotadas pelo RH. Veja algumas dicas abaixo.

Analise o processo de recrutamento e seleção atual

Antes de tudo, é importante avaliar como o processo é realizado no presente, o que está dando certo e o que pode ser melhorado para tornar o recrutamento e seleção ainda mais atrativo e interessante na percepção dos talentos.

O recrutamento de executivos demanda um processo adaptado para encaixar em sua rotina, que comumente é agitada e repleta de compromissos ao longo do dia. Ao aplicar as boas práticas de humanização, o recrutador consegue aproximar-se dos candidatos, criando uma relação de respeito e confiança, e aumentando as chances de ser uma contratação certeira!

Estabeleça boas práticas de comunicação

Para que o recrutamento executivo e de média gerência seja realmente efetivo, é necessário estabelecer uma boa linha de comunicação entre as partes.

Durante os momentos de contato com o candidato, assegure-se de usar de uma comunicação empática, acessível, ter disponibilidade para esclarecer questionamentos, alinhar prazos em conjunto e fornecer feedbacks sempre que necessário.

Invista em tecnologia

Pode parecer paradoxal, mas investir em tecnologia é fundamental para aplicar o recrutamento humanizado com maestria! Durante o processo de recrutamento e seleção, existem etapas com ações mecânicas ou burocráticas que, se absorvidas pelos profissionais de recrutamento, podem sobrecarregá-los. Assim, o ideal é automatizá-las.

Ao RH caberá o contato direto com os candidatos selecionados, a escuta ativa e o tempo de análise e avaliação a fim de encontrar o candidato certo para a vaga certa.

Dica bônus

A prática do recrutamento humanizado requer um olhar e cuidado sobre a atração e captação de talentos de alta e média gerência. São posições mais complexas, com impacto direto nos resultados das equipes e dos negócios. Por isso, necessitam de precisão na contratação.

Para garantir que tais aspectos sejam implementados durante o processo seletivo, contar com o auxílio de uma consultoria de recrutamento e seleção de executivos pode ser uma boa opção! Com a ajuda de especialistas, é possível encontrar o talento com o perfil ideal em menor tempo, otimizando custos e garantindo a eficiência do processo.

Na FESA Group, contamos com uma equipe especializada em buscar talentos considerando especificidades setoriais e regionais, com uma capilaridade ímpar e soluções pensadas para suportar a jornada do RH de ponta a ponta, combinando boas práticas das ciências humanas com ciências de dados.

O recrutamento humanizado se consolida como uma estratégica eficaz e mostra que é possível estabelecer uma relação profissional saudável desde o primeiro contato entre a empresa e os candidatos, priorizando a qualidade de vida e bem-estar, atraindo os melhores talentos e consolidando uma vantagem competitiva no mercado.

Agora que você já conhece o conceito, vantagens e dicas valiosas para implementar o recrutamento humanizado, conheça as soluções de recrutamento da FESA Group e saiba como nosso ecossistema pode contribuir para o crescimento da sua empresa!

Leave a comment