Skip links

A diversidade, inclusão e o respeito sempre serão essenciais para o negócio

No mês do orgulho LGBTQIAP+, o ecossistema da FESA reforça importância de ações afirmativas de diversidade e inclusão de grupos sub-representados no ambiente corporativo.

A diversidade é boa para os negócios, e isso já está consolidado na mente e no planejamento das empresas que buscam ações para propiciar ambientes corporativos mais inclusivos. Segundo uma pesquisa da McKinsey, as empresas com maior pluralidade em suas equipes alcançam resultados até 21% maiores do que aquelas em que a questão não é uma prioridade.

Ainda assim, a pauta requer atenção e preparação dos gestores. “Não tem receita de bolo, e cada empresa está em um momento diferente quando o assunto são ações afirmativas de diversidade e inclusão”, conta Jaime Caetano de Almeida, diretor e sócio da FESA Group, responsável por liderar a Célula de Diversidade e Inclusão do ecossistema.

A divisão, criada no início de 2022, realiza o recrutamento de executivos de grupos sub-representados como pessoas da comunidade LGBTQIAP+, mulheres, pessoas negras, com deficiência, faixa etária 50+, entre outros. Ela desenvolve ainda soluções personalizadas como consultoria e planejamento de inclusão, palestras e mentorias para grupos de afinidades e para as lideranças.

“Diversidade não é caridade: é decisão estratégica nas práticas de ESG. É preparar as empresas para atuar com resultados bem acima das médias de seus mercados”, reforça Jaime.

A importância de apoiar práticas de diversidade e inclusão dentro e fora das empresas

Entender a importância da diversidade e inclusão, e praticá-la dentro das empresas, é uma competência que pode ser desenvolvida de acordo com a Trillio, startup que também compõe o ecossistema da FESA Group.

O time criou a série de cursos “Vozes Plurais” que, em seu primeiro capítulo, aborda o tema “Gênero, Sexualidade e (Re)Existência”. O objetivo é contribuir com a aprendizagem sobre conceitos como sexo biológico, identidade de gênero, orientação sexual e expressão de gênero, além de trazer a contextualização histórica e discutir questões como identidade, percepção de si, relação com o outro, com a família e com o trabalho.

Além dos vídeos, os participantes terão acesso a materiais de apoio como um e-book, podcasts e, ainda, sugestão de artigos sobre a temática, indicação de filmes, séries e cantores da comunidade LGBTQIAP+ no Brasil e no mundo.

“A série ‘Vozes Plurais’ foi pensada e desenvolvida por profissionais da Trillio e parceiros convidados que ocupam este lugar de fala. De uma forma didática, começamos o curso com conceitos gerais, mas a grande diferença dele é que temos um painel com 13 pessoas da comunidade contando suas histórias de vida e ainda com a participação de especialistas para falar sobre a temática LGBTQIAP+ nas áreas trabalhistas, da saúde, educação, arte e cultura”, explica a Chief Learning Officer (CLO) e Cofundadora da Trillio, Renata Schiavone.

Os próximos conteúdos abordados pela série “Vozes Plurais” abordarão mais grupos sub-representados no mercado de trabalho, com foco na igualdade/equidade racial, de gênero, de Pessoas Com Deficiência (PCDs), entre outros.

Mês do orgulho LGBTQIAP+

Em junho é celebrado internacionalmente o Mês do Orgulho LGBTQIAP+. A data faz referência à Revolta de Stonewall, uma resposta da comunidade à intolerância praticada por policiais, ocorrida em 28 de junho de 1969, nos Estados Unidos.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: