Skip links

A importância da preparação dos jovens para o mercado de trabalho

Nesta semana são celebradas duas datas que têm um significado relevante acerca da conscientização sobre a importância do trabalho e do conhecimento. São elas: Dia do Jovem Aprendiz, no dia 24, e Dia Mundial da Educação, no dia 28. E, inclusive, são importantes para a FESA Group, maior ecossistema de Recursos Humanos do Brasil, que tem o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas.

Em 2018, a FESA criou o Instituto FESA C.R.O.M.A, área social com o intuito de apoiar projetos de transformação social e de formação profissional. A ideia partiu de Carlos Guilherme Nosé, CEO e sócio, que se considera inquieto e inconformado com o cenário de empregabilidade brasileiro.

“Tenho em mente que somente teremos um país mais justo e igual, se tivermos uma educação de melhor qualidade e, consequentemente, melhores empregos e geração de renda. Tive a ideia de criar a FESA C.R.O.M.A para ajudar as ONGs com foco em capacitação profissional em terem informações e estarem mais conectadas com o que o mercado de trabalho está demandando. Do outro lado, também entendi que poderíamos ser uma ponte para empregar esses jovens nas empresas clientes da FESA. Ao longo desse tempo, fomos identificando diversas outras necessidades e alinhamentos para que esse ‘match’ desse certo”, pontua o executivo.

A gerente de Projetos e Operações do Instituto, Layla Marques, acrescenta: “Nossa intenção é aumentar o nível de empregabilidade de jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social, proporcionando acesso a uma educação de qualidade”.

Seguindo este propósito, o braço social da FESA promove programas de mentoria em parceria com algumas instituições, que disponibilizam funcionários voluntários para compartilhar conhecimentos e experiências com profissionais menos experientes. Em 2022, foram 19 programas de mentoria com 16 empresas e 822 voluntários, que ajudaram a realizar 118 simulações de entrevistas – que preparam os mentorados para entrevistas reais.

Carlos Guilherme explica que os programas de mentoria têm o objetivo de fazer com que os jovens entendam mais a fundo sobre o mercado de trabalho, enquanto a FESA prepara as empresas para receber e fazer a inclusão e o desenvolvimento deles. “Nosso sonho não é só recrutar esses jovens para o primeiro emprego, mas, sim, que eles cheguem a posições de liderança, e por que não sejam os futuros CEOs de empresas?”.

Durante o programa, os jovens também conseguem traçar um plano de desenvolvimento profissional, além de serem incentivados diante do contato com colaboradores que estão no mercado de trabalho há mais tempo. Com a vivência proporcionada pela mentoria, é possível observar jovens mais responsáveis e interessados, principalmente, porque ao longo do programa eles são convidados a realizar uma série de ações que auxiliam na evolução pessoal, profissional e intelectual.

“Jovens que passam pela mentoria têm mais conhecimento sobre o mercado de trabalho e mais consciência sobre seus pontos fortes e a desenvolver. São mais determinados, informados e criteriosos. São jovens que desejam um crescimento profissional e querem construir uma carreira de sucesso”, avalia Layla.

A gerente do Instituto FESA C.R.O.M.A, inclusive, chama atenção para as vantagens de contratar jovens, como a possibilidade de prepará-los conforme a necessidade da empresa, formando-os em áreas que a organização mais tenha necessidade. Além disso, eles tendem a ter mais vontade de aprender e realizar, aceitando também os desafios propostos e trazendo uma diversidade maior para a empresa. “Os jovens trazem mais criatividade e inovação”, finaliza Layla.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: