Skip links

Voluntariado: quem mais ganha é quem doa

No último sábado foi comemorado o Dia Nacional do Voluntariado. Nós da FESA C.R.O.M.A – Criando e Reconhecendo Oportunidades para Mudar o Amanhã, uma empresa do ecossistema da FESA Group, celebramos a data com o lançamento do nosso relatório semestral de Resultados de 2021. Nos primeiros seis meses de 2021 impactamos 1.486 jovens em todo o Brasil.  Neste semestre também realizamos uma pesquisa com aproximadamente três mil jovens impactos por nossas ações desde a nossa fundação, em 2018, e deles, 57% apontaram que já estão trabalhando em regime CLT (começaram a trabalhar durante ou após a participação no nosso Programa de Mentoria).  Já 14% ingressam no Ensino Superior, de acordo com seu Plano de Ação Profissional desenvolvido em conjunto com seu mentor voluntário durante o Programa.

Um grande resultado, já que nosso principal objetivo é aumentar a empregabilidade de adolescentes em situação de vulnerabilidade social em todo Brasil. Isso só foi e continua sendo possível porque realizamos grandes projetos de voluntariado para empresas como Natura&Co, Coca-Cola Andina, P&G, Merck, SAP, Astellas, Schneider Electric, Baker Hughes, entre outras, que disponibilizaram seus funcionários para participarem de nossos Programas de Mentoria Profissional para jovens.

Por ser um braço social da FESA Group, nosso trabalho é sem qualquer custo para nossos clientes e temos muito orgulho do que temos feito nesses quase três anos desde o nosso nascimento. No início dos projetos algumas pessoas ainda ficavam em dúvida ou não enxergam o impacto que essas ações podem proporcionar aos jovens e questionavam se não era melhor focarmos em doações de cestas básicas, alimentos, roupas etc, mas com o tempo notaram que o valor está na transformação que realizamos na mente de cada jovem, trazendo autoestima, autoconhecimento, planejamento profissional e mais que tudo: esperança de uma vida melhor.

Nosso processo de mentoria voluntária é bem estruturado. O voluntário só tem que ter boa vontade e experiência de no mínimo três anos no mercado de trabalho, podendo ser de qualquer área profissional.

Incialmente, lançamos o processo de inscrição e seleção para os jovens que já fazem parte das ONGs parceiras da FESA C.R.O.M.A. Em um segundo momento, fazemos a preparação dos jovens selecionados e dos voluntários mentores inscritos. Essa etapa é superimportante porque é nela que conhecemos o perfil de cada pessoa e entendemos como partir para a próxima etapa: o match entre jovem e mentor, ou seja, qual o mentor tem mais a ver com cada jovem.  A fase seguinte é a mentoria propriamente dita, que é realizada em seis sessões de cerca de 1h30 hora, de quinze em quinze dias. Por fim, realizamos a formatura dos jovens, um evento muito emocionante onde reconhecemos e homenageamos todos os participantes.

É extremamente gratificante acompanharmos casos bem-sucedidos, como de um jovem envolvido com o tráfico que acreditou no seu potencial e atualmente trabalha como Jovem Aprendiz em uma grande empresa francesa. Esperamos colecionar casos como esses ou como de um outro jovem com situação familiar bastante complicada e que se superou e hoje está cursando faculdade de Recursos Humanos, foi promovido no trabalho recentemente e cogita fazer intercâmbio.

São nossas ações ajudando esses jovens a sonhar e realizar seus sonhos. Nosso projeto também conta com workshops com assuntos diversos como Mitos e Verdades do Processo de Seleção; como usar o LinkedIn; Café com Profissões (que é um bate-papo com os profissionais de determinada área); palestras com “Líderes que inspiram”, com foco motivacional e simulações de entrevistas.

Que tal se juntar a nós para realizar ainda mais? O que acha de nos ajudar a duplicar esse número até o final do ano? Saiba mais sobre nossos projetos aqui e participe com a sua empresa. Não tenha dúvida, quem ganha mais é quem doa.

Por Tainá Braga, Associate Director & Partner da FESA C.R.O.M.A.

Quer saber mais sobre nossas marcas? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas: