Skip links

A transformação é mais que digital

Transformação digital é um dos termos da moda. Muito se fala de como esse processo influencia o mundo dos negócios e o mercado de trabalho. No entanto, à primeira vista, a transformação digital pode parecer uma mudança de práticas, fazendo antigos processos passarem ao digital. Porém, ela deve ser entendida como uma mudança de cultura. Com serviços e bens passando para o digital, se torna cada vez mais desafiador a tarefa de gerir uma empresa e seus talentos.

Tudo isso ocorre ao passo que surge uma nova geração na força de trabalho, os chamados millennials. Essa geração pode ser entendida como o primeiro demográfico a crescer numa sociedade de alta tecnologia, servindo como um norte para o futuro. De acordo com uma pesquisa da PWC, “Millennials at Work”, os millennials já representam 25% da força de trabalho no mercado americano e somam mais de 50% da população indiana. Em 2020, essa geração já representava 50% da força global de profissionais, ou seja, esse demográfico será o maior a compor o mercado de trabalho em número absoluto e, em breve, será a maioria do mercado de trabalho proporcionalmente.

O que isso significa do ponto de vista prático? Muitas coisas! Mudança cultural nas empresas, geração de novas práticas de negócio, a alteração na comunicação corporativa e, o mais significativo para o mercado de RH, maior incidência de turnover, como apontam diversos estudos de grandes consultorias. Isso porque esses jovens tendem a priorizar ambientes que valorizem os colaboradores, que apresentem propósito corporativo, entre outras propostas de valor.

É nesse contexto que surge o modelo de gestão do Vale do Silício, maior polo de atração destes jovens talentos no mundo. Muito disso se deve à busca de boa remuneração, mas sobretudo se deve à procura de um ambiente familiar de trabalho que tenha o potencial de crescimento individual, que seja igualmente uma extensão da sua vida pessoal e um local onde possa ficar sob o cuidado de uma empresa que tem carinho e cuida de seus colaboradores.

De acordo com o estudo da PWC, 38% dos millennials que estão trabalhando atualmente disseram que estavam procurando ativamente por uma função diferente e 43% disseram que estavam abertos a ofertas. Apenas 18% esperam permanecer com seu empregador atual por um longo prazo. Ou seja, reter talentos é mais importante que nunca, ao mesmo tempo que é ainda mais difícil que antigamente.

Diante esse contexto, a transformação digital se torna essencial para impactar positivamente o consumidor, mas também para atrair e manter colaboradores mais jovens. Neste sentido, surgem também as empresas born digital, que são caracterizadas por nascerem como um serviço digital e não físico. Dado o contexto em que cresceram estes millennials, transformar os serviços e o atendimento das empresas digitalmente é de suma importância para que as empresas acompanhem não só as melhores práticas do mercado, mas deem ferramentas para a geração born digitalpoder executar o seu trabalho. Processos engessados, não-digitais, podem atrapalhar como também afastar os colaboradores millennials da sua empresa, por serem práticas associadas com o passado e um modelo de negócio visto como ultrapassado.

Pode parecer uma mudança assustadora, especialmente ao contrapor estes jovens com as gerações mais velhas como as baby-boomers e a geração X que precederam os millennials. É natural que estes novos hábitos e essas práticas de negócio sofram resistências das gerações antecessoras. Mas devido a agilidade dos negócios e o acelerado ritmo de transformação que afeta o mundo de trabalho hoje, essas mudanças vieram para ficar e afetam diretamente a capacidade das organizações de reter e atrair os novos talentos do mercado. O desafio é se adaptar, sem perder a essência. Continuar o trabalho positivo e adaptar o que for necessário às novas práticas que o mercado e os novos colaboradores exigem.

Por Lucas Espanha, Human Capital Analyst na FESA XFour

Quer saber como a FESA Group pode ajudar a sua empresa? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas:

    Leave a comment