Skip links

Agronegócio sob a perspectiva das Mulheres na Distribuição

Por Caroline Badra*

 

No último dia (14), a Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) promoveu a terceira edição do Conexão Andav: Mulheres da Distribuição.

 

Acompanhar esse petit comitê presencial foi uma grande oportunidade de trocarmos ideias sobre os desafios da cadeia de distribuição sob a ótica da liderança feminina do setor.  O encontro reuniu profissionais do agronegócio para compartilhar experiências sobre sustentabilidade, inclusão, diversidade e o protagonismo feminino e contou com apresentação da jornalista, Lilian Munhoz, apresentadora do programa de TV Terraviva/Agromais –  da Band.

 

Inspiradas por uma agenda de diferentes painéis e palestras ministradas por mulheres líderes do setor, falamos muito sobre ESG e práticas que já orbitam o agronegócio, fomentando e potencializando ações estratégicas para o crescimento sustentável dos negócios.O comitê contou com os seguintes temas:  “O ESG em prática e seus desdobramentos na sociedade”, painel ministrado pela Diretora de Sustentabilidade LATAM Bayer Crop Science, Carolina Graça; “Diversidade, Inclusão e Equidade no Agronegócio”, contando com a participação da Diretora de Assuntos Corporativos LATAM da Nutrien, Catharina Pires; da Gerente de Desenvolvimento da Adagro, Priscila Favaretto; da Gerente Geral de Negócios da Ciarama Máquinas, Rosineide Campos; e da Diretora Corporativa Agrícola Kanadá, Roberta Barrios; e finalizada por uma palestra “A voz da mulher da Distribuição” pela CEO da Agrogalaxy, Sheilla Albuquerque.

 

“Fiquei entusiasmada com a preocupação genuína das mulheres em impactar o setor com diversidade e inclusão. Um norte a ser seguido e uma realidade que já se faz presente em empresas que dão o exemplo, e possuem ambientes acolhedores e inspiradores, mas ainda sim, é um caminho a ser construído através de muito diálogo. A Andav, que há 32 anos representa o Distribuidor de Insumos Agropecuários e atualmente reúne mais de 2.500 empresas de todas as regiões do Brasil, brilhantemente propiciou um dia enriquecedor a todas nós. Há alguns anos, noto uma evolução na maturidade organizacional das empresas do setor, uma preocupação ascendente com gestão de resultados, de pessoas, com forte olhar para capital intelectual e comunicação, norteado por um modelo de governança sólido. Para os próximos anos, acredito que essa liderança feminina do setor, deverá ser implacável na construção de ambientes inclusivos, que se traduzam em gerar riqueza pela diversidade. Hoje, sabe-se que em torno de 30% das propriedades rurais do país são geridas por mulheres e este evento deixou claro, que a cadeia de distribuição está conectada e trabalhando em conjunto para atender a este cenário. Temos uma longa jornada, mas para se realizar um grande sonho o primeiro passo precisa ser dado, e já está acontecendo.” Comentou Badra, VP & Partner da FESA Group.

 

*Caroline Badra é Vice President & Partner da FESA Group

Leave a comment