Skip links

Líder, entenda como delegar tarefas de forma eficaz

Entre as diversas atribuições de um líder, saber delegar tarefas é fundamental para o bom andamento das atividades. É uma habilidade estratégica e de grande valor para o negócio, pois reflete a capacidade produtiva da equipe. 

A distribuição de demandas, além de demonstrar a confiança no time, libera o líder para se dedicar a responsabilidades mais específicas da gestão. Para isso, é preciso conhecer o perfil e potencial de cada colaborador.   

Neste conteúdo falaremos sobre o quanto delegar tarefas é importante, além dos desafios e dificuldades enfrentadas pela liderança. Continue lendo e confira nossas dicas de como delegar com eficiência.

Por que delegar tarefas é tão importante?

Delegar tarefas é uma das principais atribuições de um gestor de alta performance, pois impacta diretamente no desempenho e desenvolvimento da equipe. Entenda abaixo.

Empoderamento da equipe

Ao delegar tarefas, o desenvolvimento de novas habilidades como autogerenciamento e autonomia afloram, contribuindo para o sucesso tanto da gestão quanto da empresa. Além disso, ao sentir que os gestores confiam em suas habilidades, é natural que os profissionais sintam-se mais pertencentes, engajados e motivados.

Aumento da produtividade

Delegar é abrir espaço. Ao dividir as demandas com outros profissionais, a atividade é melhor distribuída entre o grupo e possibilita compartilhar conhecimento e responsabilidades. Além disso, profissionais diferentes pensam diferente, o que pode proporcionar soluções criativas e novas formas de chegar a um excelente resultado.

Evita a sobrecarga

O “dividir para somar” faz muito sentido quando se trata da delegação de tarefas, já que equaliza o volume das responsabilidades, sem sobrecarregar ninguém. Assim, é possível manter um ambiente produtivo, dinâmico e que impacta positivamente a saúde mental dos colaboradores.

Foco nas prioridades estratégicas

O papel da liderança abrange a gestão de processos e pessoas, com direcionamento das atividades conforme os objetivos da organização. Para ter uma visão ampla e tomada de decisão mais segura, é importante que o líder seja próximo, mas não esteja imerso na operação — ou seja, delegar tarefas confere mais tempo gerencial de acompanhamento e análise para pensar e buscar as melhores soluções.

Quais os principais obstáculos para um líder delegar tarefas?

Sentimento de culpa

Muitos líderes podem sentir que, ao delegar tarefas, estão sobrecarregando a equipe ou terceirizando a responsabilidade. Quando esse sentimento bater à porta, é importante se questionar se a equipe possui capacidade e disponibilidade para absorver a demanda. Em caso positivo, não há motivos para centralizar o trabalho e talvez seja necessário investigar mais a fundo o que, de fato, gera esse sentimento.

Insegurança

Principalmente nas primeiras tentativas de delegar tarefas, muitos líderes podem se sentir inseguros — seja com relação à qualidade da entrega, forma de executá-la ou mesmo se o profissional possui o repertório necessário para concluí-la no prazo. 

Nesses casos, é importante que os gestores se lembrem o porquê de contratarem cada membro da equipe. É natural que uma demanda não seja concluída perfeitamente na primeira tentativa, mas com feedbacks constantes, trocas de experiências e novas oportunidades, as chances de alcançar os resultados esperados logo nas próximas oportunidades são altas.

Dificuldades com comunicação

A comunicação é uma habilidade fundamental no ambiente organizacional. Quando não há clareza nas interações, o risco de ruídos e má interpretações colaboram para possíveis erros e atrasos nas tarefas delegadas.

Além de comunicar qual a demanda e o que se espera como resultado, é importante também que os gestores chequem se a equipe entendeu o que foi pedido e, se necessário, o faça por diferentes canais (como verbal ou escrito).

Falta de confiança

Quando um líder não consegue assimilar o potencial do time, tendem a não delegar tarefas por subestimar a capacidade de uma execução eficiente ou desenvolvimento de uma nova habilidade. Nesse cenário, é importante acompanhar de perto a equipe e entender se os talentos à disposição estão acompanhando a velocidade das mudanças no departamento.

Como delegar tarefas com eficiência?

Tenha clareza sobre as atividades a serem executadas

Antes de delegar tarefas, saiba o que e como deve ser feito, além de quais os resultados esperados. Dessa forma será mais fácil identificar o colaborador ideal para a realização, passar as instruções necessárias e mensurar a entrega.

Escolha o que delegar

A complexidade das tarefas determina o que fica com o líder e o que fica com a operação. Existem demandas que devem permanecer nas mãos da liderança, seja pela exigência de conhecimento mais específico ou necessidade de tomadas de decisão mais complexas. No entanto, caso sua equipe esteja se desenvolvendo de forma a ter o conhecimento necessário para absorver as entregas, não hesite em distribuí-las e, depois, conferi-las.

Comunique-se de forma eficaz

Uma comunicação eficaz é aquela que não deixa ruídos ou espaço para dúvidas. Ao delegar tarefas, detalhe o que deve ser feito, quais os resultados esperados, meios para realizar a atividade e aspectos adicionais que impactam na entrega, como prazos e tarefas compartilhadas.

Além disso, tenha em mente que a boa comunicação é uma via de mão dupla: abra espaço para possíveis dúvidas ao passar a demanda e durante o processo de entrega. Se necessário, formalize em um ou mais canais para garantir que todas as informações estão disponíveis e acessíveis.

Revise a tarefa após a conclusão

A delegação de tarefas sugere confiança e autonomia no time, por isso, evite o microgerenciamento e deixe para conferir o trabalho ao final. O líder que conhece o potencial do time não precisa cobrar, tampouco se exceder no supervisionamento de cada tarefa.

Confie na equipe

Em um ambiente onde há confiança, há maior leveza e senso de pertencimento. Saber que há espaço para o desenvolvimento, trocas com outros profissionais e novos desafios no horizonte é estimulante. Assim, a delegação de tarefas passa a ocorrer de forma mais natural.

Aquele que percebe a importância de envolver e confiar na equipe, dividir e distribuir as responsabilidades, entendeu um dos princípios essenciais da boa liderança.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para entender como desenvolver a comunicação na liderança.

Leave a comment