Skip links

Como engajar colaboradores? Conheça as boas práticas!

Uma organização estável, com crescimento escalável, investe em pilares-chave como o engajamento de colaboradores. Engajar colaboradores — especialmente líderes e executivos — é fundamental nesse processo. Isso porque, ao ter uma gestão comprometida com as pessoas, projetos e processos, a tendência é que as equipes se sintam influenciadas e estimuladas a agir tomadas pelo exemplo.

O efeito cascata positivo gerado por esse comportamento contribui para o bom desempenho dos times, refletindo no crescimento da organização. Quanto maior a valorização e senso de pertencimento, melhores serão os resultados. 

Neste conteúdo, falaremos sobre a importância de engajar colaboradores e o que fazer para promover esse comportamento na prática. Acompanhe.

Por que é tão importante investir no engajamento de colaboradores?

O engajamento de colaboradores é um dos principais indicadores de gestão de pessoas. A satisfação, o envolvimento e o compromisso dos colaboradores com as demandas da empresa proporcionam benefícios significativos para o negócio, como: 

  • maior produtividade;
  • reforço positivo da marca;
  • redução do turnover;
  • fortalecimento do clima organizacional. 

Esses aspectos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva no mercado, retenha talentos e seja referência em employer branding. Afinal, o melhor lugar para se trabalhar é aquele que alinha seus objetivos com as necessidades dos colaboradores, de modo que todos saem ganhando ao final.

Quais são os sinais de colaboradores desengajados?

Não dar a devida atenção ao engajamento de colaboradores pode desencadear uma série de comportamentos negativos. Confira alguns deles e suas consequências abaixo.

Atrasos frequentes

Um colaborador desengajado e pouco envolvido com a empresa, que não se sente valorizado ou não visualiza oportunidades de desenvolvimento e crescimento, certamente não terá motivação para cumprir com suas obrigações, dentre elas o horário de trabalho. 

Sem uma boa conexão, os atrasos tornam-se parte da rotina e não há preocupação ou mesmo culpa pelo não cumprimento das atividades, visto que esses profissionais desenvolvem uma conduta distante, com pouco ou nenhum vínculo com a cultura organizacional.

Falta de iniciativa

O desengajamento provoca uma inércia natural nos colaboradores, que passam a não entregar resultados além do básico. Nesse contexto, nenhuma interação a mais será percebida, seja no trabalho de rotina ou nas reuniões em que sugestões e ideias são bem-vindas. 

Em tempos de inovação, as empresas desejam ter colaboradores proativos e autônomos, com capacidade para gerenciar o próprio tempo e surpreender nas demandas. Tudo isso, caminha na contramão do desengajamento, quando não existem motivos para uma dedicação mais aprofundada.

Queda de produtividade

A queda nos resultados é inevitável diante de um cenário pouco vantajoso para os colaboradores. A falta de confiança, de valorização e perspectivas de melhorias, além de relacionamentos desgastados com as lideranças, colaboram para que a produtividade seja afetada. 

Colaboradores produtivos são aqueles que sentem que vale a pena colocar todo seu empenho e dedicação nas atividades profissionais. Deve existir uma troca de objetivos e interesses, caso contrário, o elo cultural e organizacional se perderá e as entregas serão cada vez menos efetivas.

Desinteresse em atividades extras

Tratando-se do ambiente de trabalho, o engajamento significa participar ativamente de atividades que envolvem a empresa para garantir seu bom posicionamento no mercado. Logo, a participação em dinâmicas, treinamentos ou qualquer atividade complementar ao trabalho do dia a dia, será pouco estimulante para colaboradores desengajados. 

Do reconhecimento aos benefícios e projeções de crescimento no médio a longo prazo, os profissionais da atualidade estão em busca de elementos mais consistentes para definir o nível de engajamento e até mesmo de permanência na empresa.

Como engajar colaboradores na prática?

Muito se fala no engajamento como agente de transformação, envolvimento e relacionamento entre a empresa e seus profissionais. No entanto, é preciso sair do campo da teoria e desenvolver ações práticas que, de fato, sirvam para engajar colaboradores. Confira algumas dicas abaixo.

Promova a cultura do feedback

O feedback é uma potente ferramenta de gestão de pessoas que, quando bem aplicada, permite que os colaboradores saibam quais são seus pontos fortes e a serem melhorados. Sem saber onde estão errando, a cada falha e repreensão da liderança, a tendência é que se instaure a desmotivação, levando ao desengajamento. 

Ao oferecer feedbacks contínuos, a empresa não só demonstra seu interesse e o que espera dos profissionais, como dá à liderança os insights e ferramentas necessários para desenvolver times mais sinérgicos, preparados e alinhados com os objetivos de negócio.

Reconheça esforços e resultados

Seja durante o feedback ou nas rotinas de trabalho, é primordial enaltecer atividades bem-feitas e, sobretudo, o resultado da dedicação e empenho.

Somos todos seres humanos. Receber reconhecimento pelo seu trabalho — seja com elogios, parabenizações, compensações ou mesmo uma promoção — é fundamental. Isso faz toda a diferença no dia a dia, fortalecendo o engajamento dos profissionais, o clima organizacional e até mesmo o vínculo das equipes.

Treine líderes para uma liderança inspiradora

Como dissemos no início, a liderança tem um papel crucial no processo de engajamento dos colaboradores sob sua responsabilidade. Da média à alta gerência, os líderes são importantes para a criação de um ambiente positivo, seguro e acolhedor

Para isso, precisam ser os primeiros a acreditar nas atividades e no que dizem a seus times, já que são formadores de opinião e influenciadores naturais de comportamentos.  Alcançar esse patamar elevado de clima organizacional requer treinamentos específicos e direcionados aos líderes com foco na gestão humanizada.

Estabeleça um propósito claro

As empresas que se preocupam com seu capital humano não falham em dizer aos colaboradores o que se espera deles. Conectar os objetivos organizacionais com as expectativas profissionais dos talentos canaliza para o match perfeito. 

Implementar ações como job description e plano de carreira ajuda a definir e apresentar as intenções da empresa em relação à sua força de trabalho. Com transparência sustentada por instrumentos formais de acompanhamento, será mais fácil para o RH dar todo o suporte necessário aos líderes e suas equipes, e, consequentemente, engajar os colaboradores.

Trabalhe uma comunicação acessível e objetiva

A falha na comunicação institucional é um dos problemas recorrentes das empresas quando não há um direcionamento explícito e formalizado das interações. Tudo deve ser pensado para facilitar as interações e evitar falhas na compreensão e interpretação dos fatos. 

Boas práticas de endomarketing, escolha de canais oficiais e estruturação de conteúdos de linguagem simples, mas efetiva, são alguns dos métodos que podem ser adotados para garantir a transmissão adequada das mensagens na empresa. 

Por fim, o processo de engajar colaboradores é uma atividade contínua, de estabelecer o compromisso com a valorização e criação de um ambiente humanizado, fazendo parte de uma cultura organizacional que coloca os colaboradores no centro do negócio

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para que RHs e lideranças saibam como promover o engajamento dos colaboradores de maneira eficiente!

Leave a comment