Skip links

Congresso Mulheres da Energia reforça importância da atuação delas no setor

Por Débora Rangel Celeti*

Na semana da mulher, tive a honra de representar a FESA Group, maior ecossistema de Recursos Humanos do Brasil, no 2º Congresso Brasileiro de Mulheres da Energia, em Brasília (DF). Foram dois dias de muitas trocas e debates sobre as perspectivas e o futuro do setor. 

Veremos no Brasil nos próximos anos uma grande expansão da matriz energética, com foco maior em renováveis liderando a transição energética e a ampliação do mercado de gás natural, além de combustíveis de transição como o biometano. As mudanças na regulação, a abertura de mercado e novas tecnologias desenham oportunidades em toda a cadeia.  

Um evento idealizado por mulheres, com mais de 700 participantes, demonstra que mulheres têm um papel significativo nesse setor. Além disso, ver e ouvir a experiência de lideranças femininas em diversas áreas incentiva ainda mais executivas a buscarem cargos de destaque. 

De acordo com a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês), apenas 32% dos cargos são ocupados por mulheres nesse setor. Em diretorias ou na presidência de empresas, a porcentagem cai para 7%.  

Além de dar visibilidade ao aumento da presença da mulher, foram abordados no congresso os desafios para todos os profissionais que atuam no setor. Sobre esses desafios, a Luisa Blandy, VP & Partner de Energia da FESA, participou do painel: “Mercado livre de energia: desafios e oportunidades”, e abordou de forma prática algumas características importantes para ter destaque nesse mercado. Dentre elas estão a capacidade de adaptação, o aprendizado constante e o brilho nos olhos. 

As trocas durante o congresso foram importantes tanto para networking como para reforçar o conhecimento das participantes sobre o setor de energia. Eu espero, cada vez mais, encontrar mulheres, mostrando a potência feminina em funções neste segmento e tantos outros. Afinal, juntas, construímos uma História importante para as próximas gerações.

*Débora Rangel Celeti é Associate & Partner da FESA Group

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas soluções