Skip links

Criando relações profissionais duradouras em um mundo virtual

Praticar e manter o networking em dia é de extrema importância nas relações profissionais. Mas, e agora, quando estamos socialmente distantes, trabalhando em Home Office, como manter nossas relações profissionais saudáveis?

Vamos tratar aqui não apenas de networking, mas também das relações com seus pares, líderes e liderados, outros departamentos da sua empresa e até mesmo clientes. Lucas Crepaldi, Head de Marketing e Sócio da FESA Group, lembra que as relações profissionais devem ser cultivadas no dia a dia. “O contato com as pessoas e profissionais da sua rede física ou virtual não deve acontecer apenas quando você estiver precisando, é preciso construir uma relação baseada em trocas sinceras”, explica.

De acordo com o Relatório de profissões 2020, realizado pela AESC, o foco nº 1 dos entrevistados para melhorar o desempenho dos negócios neste ano de crise é construir relacionamentos mais fortes.

No entanto, com desafios sociais, econômicos e de saúde inesperados, trazidos pela pandemia do COVID 19, construir relacionamentos em um mundo virtual assume um significado totalmente novo.

Mantendo relações profissionais saudáveis com a sua equipe

Pode parecer estranho falar sobre manter uma relação com a sua equipe, mas a verdade é que esse se mostrou um grande desafio na atual realidade, em especial para aquelas empresas que não estavam preparadas para o Home Office e tiveram que adotar o modelo de trabalho às pressas.

Esse desafio se torna ainda maior se você está à frente de uma equipe, já que o líder de hoje precisa ser digital. Tom Cassidy, instrutor da Working Voices, coloca que  “o mundo virtual tem algumas oportunidades brilhantes para conectar, mostrar entusiasmo, inovação e repensar como o setor está operando atualmente. Mas isso requer sair da velha mentalidade”.

Por isso, atente-se para pequenas ações que farão a diferença e melhorarão o seu relacionamento profissional dentro do seu ambiente de trabalho:

Realize reuniões de time com periodicidade: Abuse de ferramentas de chamada de vídeo, mas atenção: faça reuniões objetivas, seguindo uma pauta e com um propósito a ser cumprido. Manter o contato e a integração de um time não significa passar horas em uma reunião, por isso adote práticas da metodologia ágil e foque no trabalho colaborativo.

Conheça integralmente o negócio: Quanto mais você se inteirar sobre o seu negócio e as inovações que o envolvem, mais facilmente se relacionará com diversos tipos de pessoas de diferentes departamentos com propriedade para falar sobre assuntos complexos.

Crie projetos de soluções integradas entre departamentos: Agora que você já conhece o negócio e está por dentro dos principais assuntos que o cercam, poderá contribuir de uma forma consistente para um diálogo produtivo em busca de novas soluções, algo muito bem-vindo em empresas que buscam profissionais diferenciados.

Fazendo networking no mundo virtual

Nas redes sociais, como o LinkedIn, é muito comum os usuários adicionarem uns aos outros e depois desaparecerem. Mas esse é um comportamento contra producente, afinal, assim como no ambiente físico, no virtual é fundamental estar presente no dia a dia das pessoas para, de fato, fazer networking na vida profissional.

Crepaldi lembra que “se é difícil ter contato com uma quantidade maior de pessoas, presencialmente, isso não acontece no mundo virtual onde dá para se conectar e manter relações com profissionais e empresas de todos os lugares”. Portanto, aproveite todo o potencial das redes, desde que seja com ponderação e coerência com a sua área de atuação.

Crepaldi criou uma lista com 5 passos do que é possível fazer para construir um relacionamento profissional saudável em redes sociais como o LinkedIn:

  1. Reserve um tempo da sua semana para se dedicar ao networking digital.
  2. Interaja com suas conexões sempre que possível.
  3. Demonstre interesse: o like é a reação mais comum nas redes sociais, mas com certeza você será mais lembrado e valorizado se dedicar o seu tempo a deixar um comentário nas publicações de suas conexões.
  4. Participe de grupos profissionais: seja no LinkedIn ou outra rede, os grupos reúnem profissionais de uma mesma área e, além de serem excelente fontes de informação, podem gerar excelente conexões para sua rede profissional.
  5. Mantenha o seu perfil ativo, assim você também ganha visibilidade.

Quer saber como a FESA Group pode auxiliar sua empresa no desenvolvimento de profissionais? Entre em contato!





    Conheça nossas soluções