Skip links

ESG e os negócios: integrando Sustentabilidade, Governança e Responsabilidade Social

Nos últimos anos, a forma como as empresas são avaliadas e percebidas pelos investidores, stakeholders e pela sociedade como um todo tomou grande importância para a estratégia dos negócios. O foco foi para além do desempenho financeiro, considerando também os impactos sociais e ambientais das organizações — o ESG (sigla para Sustentabilidade, Governança e Responsabilidade Social).

Nossas sócias Fabiana Azevedo, Associate Director & Partner; e Liana Guimarães, Associate Handling da FESA Group regional Nordeste, estiveram no Fórum ESG, promovido pela Amcham, e trouxeram insights valiosos sobre essas práticas para os negócios.

A importância do ESG nas empresas

Integrar práticas de ESG nos negócios vai além de uma tendência passageira. É uma abordagem estratégica que pode proporcionar benefícios significativos para as empresas.

Além de atender às expectativas dos consumidores, que são cada vez mais conscientes e exigentes, as organizações que implementam boas práticas de ESG estão mais preparadas para enfrentar riscos e incertezas, construir uma reputação sólida, atrair e reter talentos e, por fim, alcançar resultados financeiros sustentáveis a longo prazo.

“Os painelistas trouxeram em várias falas a jornada de ESG atrelada ao futuro do negócio, para assegurar o crescimento sustentável através de uma agenda colaborativa e de transformação. ESG como agenda de negócios é inadiável, uma estratégia de longo médio/longo prazo, mas que precisa de ações concretas e de curto prazo”, completa Fabiana.

Pilares do ESG nos negócios

Responsabilidade Social

A responsabilidade social trata do impacto que as empresas têm na sociedade, e isso inclui práticas efetivas de:

As empresas socialmente responsáveis não apenas cumprem com suas obrigações éticas, mas também constroem relacionamentos positivos e duradouros.

“Aqui na FESA, estamos caminhando muito bem quando se trata de ESG. Não só pelo fato de estarmos diariamente impactando vidas por meio do nosso trabalho, mas também por meio do FESA C.R.O.M.A Institute, que diariamente se empenha de diversas formas para contribuir e promover oportunidades à jovens em situações de vulnerabilidade, impactando o todo de forma geral, que acredito ser um dos pontos chaves da pauta ESG”, afirma Liana.

Sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial é um compromisso contínuo que exige inovação, colaboração e uma visão de longo prazo. Ao adotar a sustentabilidade, as empresas têm a oportunidade de liderar uma transformação positiva e deixar um legado duradouro.

“No que se refere à importância desse interesse genuíno e verdadeiro sobre ESG, um ponto que chamou muito minha atenção foi uma fala do Diretor de Sustentabilidade da Electrolux, João Zeno, na qual ele fala sobre a importância de buscar uma estratégia sustentável para o seu negócio e não apenas uma estratégia de sustentabilidade. Levando mais uma vez a questão para um contexto muito mais amplo e perene, do que simplesmente a um período, ou ‘moda'”, declara Liana.

Pensar globalmente, agir localmente

“Fica também a reflexão de como cada um pode ser, dentro da sua realidade individual, protagonista da pauta ESG — e não só esperar um movimento externo, seja de um governo ou empresa — independente da cadeira que ocupe, a responsabilidade é de todos e deve provocar reflexões como: de que forma eu posso impactar positivamente o meu meio? Como eu posso ser fonte de contribuição para sociedade e consequentemente para o meu negócio?”, finaliza Liana.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: