Skip links

#FESAentrevista: Anápuàka Tupinambá

FESA Group dá início, neste mês, a série mensal de conversas com profissionais do mercado

A FESA Group, maior ecossistema de Recursos Humanos do Brasil, começa uma série mensal de entrevistas no formato ping pong com profissionais do mercado. A empresa vai fazer uma curadoria especial de temas e entrevistados para preservar o seu propósito de impactar positivamente a vida das pessoas. A FESA deseja abrir as portas para o diálogo com especialistas que podem trazer informações relevantes que enriquecerão o conhecimento dos leitores.

Neste mês, pensando no Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o primeiro #FESAentrevista é com Zulu Anápuàka M. Tupinambá Hã hã hãe, idealizador, fundador e CEO Rádio Yandê, Mani Bank e Yby Festival. A conversa aborda inclusão, contribuições e diferenciais dos povos indígenas para o mercado de trabalho. Confira abaixo:

Como você vê a participação de profissionais pessoas indígenas no mercado de trabalho atualmente?

A nossa participação no mercado de trabalho ainda é bastante limitada e enfrenta diversos desafios. Muitos de nós vivemos em áreas remotas e de difícil acesso, o que dificulta o acesso a oportunidades de emprego e educação. Além disso, muitos sofrem com a discriminação, o preconceito, o racimo ambiental e o racismo estrutural no mercado de trabalho, o que acaba limitando as suas chances de sucesso profissional.

‌No entanto, há um movimento crescente de valorização das culturas e dos saberes indígenas, o que pode abrir novas oportunidades no mercado de trabalho. Muitos estão buscando empreender em negócios que valorizam a cultura e a identidade indígena, e isso pode ser um caminho importante para a inserção econômica dessas comunidades.

‌É importante pontuar que a participação dos povos indígenas no mercado de trabalho não deve se limitar apenas a empregos que valorizem a cultura, mas deve ser garantido o acesso a todas as áreas profissionais, sem discriminação, preconceito e racimos.

É preciso investir em políticas públicas que garantam a educação, a qualificação profissional e a valorização da diversidade cultural, para que possamos ter as mesmas oportunidades e equidade que qualquer outra pessoa não indígena.

Quais são as habilidades e competências que profissionais pessoas indígenas podem trazer para o mercado de trabalho? De que forma a cultura dos povos originários pode enriquecer o ambiente corporativo com mais presença de profissionais pessoas indígenas nesses espaços?

Nós, indígenas, possuímos habilidades e competências únicas que podem ser valiosas para o mercado de trabalho. O conhecimento profundo da natureza e do meio ambiente pode ser útil em setores como agricultura, pesca e turismo sustentável. Além disso, a cultura indígena valoriza a cooperação e a solidariedade, o que pode ser vantajoso em ambientes de trabalho colaborativos. Muitos indígenas são fluentes em sua língua materna e em outros idiomas, o que é útil em setores como turismo e serviços. A resiliência e adaptabilidade das comunidades indígenas lhes confere uma capacidade única de enfrentar desafios e adversidades. Resumindo, possuímos conhecimentos e práticas ancestrais que podem ser valiosos em setores como medicina natural, artesanato e culinária. Nossas habilidades e competências irão contribuir infinitamente para a diversidade e a inovação no mercado de trabalho.

Como podemos promover uma inclusão mais efetiva e respeitosa dos indígenas no mercado de trabalho?

Para promover uma inclusão mais efetiva e respeitosa, é preciso valorizar as nossas habilidades, qualificações, especialidades e competências únicas. Para isso, é necessário criar programas de capacitação profissional específicos, fomentar e estimular o empreendedorismo indígena e criar um ambiente de trabalho inclusivo e diversificado, além de fomentar a participação dos indígenas nas decisões que afetam suas vidas e promover a valorização e o respeito pelas culturas indígenas. Essas ações podem contribuir para a diversidade e a inovação no mercado de trabalho brasileiro e mundial, além de ajudar a garantir a inclusão social e o respeito aos direitos dos povos indígenas.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: