Skip links

FESA Insights: As oportunidades vindas da China.

Nosso primeiro FESA Insights do ano saiu do papel. Em pauta, a transformação digital que a China tem apresentado ao mundo e, com isso, se consolida ainda mais em posições de liderança econômica e tecnológica.

O nosso encontro reuniu executivos de diversos segmentos que, com olhares e ouvidos atentos, puderam compreender o que a tecnologia disponibilizada em território chinês pode influenciar globalmente. Algo evidente, uma vez que a China comporta mais de 42% do comércio eletrônico global, possui as melhores startups de tecnologia de sucesso no mundo e é uma das líderes no modelo de pagamento digital.

In Hsieh, co-fundador e investidor da Chinnovation, plataforma que auxilia empreendedores brasileiros a prosperar na China, falou detalhadamente sobre os avanços e as oportunidades de desenvolvimento do mercado que a China é capaz de proporcionar. A simplificação dos meios de pagamento foi um dos temas abordados por ele. “Não é só comprar e vender um produto, é como isso pode ser aplicado”, citou. Focado em facilitar esse momento de compra, o mercado chinês adotou, por exemplo, pagamentos por dispositivos móveis, como We Chat ou via QR Code. Isso é possível já que a maioria dos sistemas é conectada.

In Hsieh apresentando "A Nova China Digital: Além do QR Code" no FESA Insights. 10/02/2020

Outro detalhe é a utilização de aplicativos que influenciam diretamente em setores da economia, como, por exemplo, o uso de aplicativos de transporte como Uber ou, na China, o Didi, que domina esse mercado no país. “Esses aplicativos fizeram a indústria automobilística adequar-se para atender não apenas o B2C e tem mais espaço para o B2B. É notório o crescimento de pequenas frotas para atuarem nesse segmento”, ressaltou.

A discussão foi um além com Rutger Trip, diretor global de parcerias da Seedlink, HR Tech chinesa que, por meio de inteligência artificial, realiza o processo de recrutamento. A ferramenta utiliza dados extraídos dos atuais colaboradores com alta performance na empresa para montar o perfil ideal de profissionais. O processo começa por meio de  perguntas e mapeando os potenciais profissionais. Por fim, realiza a combinação com quem melhor se adéque ao modelo de perfil. Como tudo é feito virtualmente, não há como os candidatos serem desclassificados por pré-conceitos ou ‘achismos’, por exemplo. O foco desse processo é descobrir o talento por trás de cada pessoa.

Rutger Trip apresenta as inovações proporcionadas pela HR Tech Seedlink. 10/02/2020

Com isso, a assertividade em contratação obteve resultados como 180% de aumento em número de candidatos e 80% de eficiência em seleção. “Cases de clientes apresentam 42% de aumento de produtividade depois da aplicação do Seedlink”, comentou Trip.

O bate papo terminou com a certeza de que a tecnologia na China direciona a um ecossistema de aplicativos que atingem diversos níveis da vida, desde o uso no dia a dia – com o modelo de compras em supermercados e delivery até como formas de contratação, de pequena à longa escala.

Quer saber mais sobre os serviços da FESA Group? Entre em contato!

 





    Conheça nossas marcas