Skip links

Jovens recebem mentorias para aumentar a empregabilidade e conquistarem a tão sonhada vaga no mercado de trabalho.

Ação é desenvolvida pela Associação FESA C.R.O.M.A. que atendeu mais de três mil jovens desde a sua fundação.

Historicamente, os jovens brasileiros precisam passar por uma porta bem mais estreita para entrarem no mercado de trabalho, uma vez que as dificuldades são maiores. Os critérios de seleção podem pedir experiência profissional prévia, fluência em alguma língua estrangeira, etc.

No Brasil, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos é maior quando comparado à média nacional. Em 2021, por exemplo, enquanto a taxa geral de desemprego estava em 14,7% em agosto, entre os jovens, a fatia de pessoas à procura de trabalho era de 31% do total, de acordo com pesquisa realizada pelo IBGE.

Com o objetivo de aumentar a empregabilidade de jovens de baixa renda, contribuindo para que eles consigam seu desejado primeiro emprego formal, a FESA Group criou a FESA C.R.O.M.A. (Criando e Reconhecendo Oportunidades para Mudar o Amanhã), que atua como uma ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho.

Atuação do Instituto FESA C.R.O.M.A

O público-alvo da iniciativa são pessoas de 16 a 24 anos, terminando o Ensino Médio, ou com Ensino Médio finalizado na rede pública e que ainda não estejam trabalhando com carteira assinada.

Somente em 2021, foram realizados 18 programas de mentoria voluntária, que atendeu 1.598 jovens, impactando diretamente 4.794 familiares e que contou com a participação de 841 voluntários. Desde a sua criação, em 2019, o total de impactados foi de 12.320 pessoas, sendo 3.080 jovens mentorados profissionalmente e mais de 9.200 familiares.

“Além do número de indivíduos impactados, o mais importante para a FESA C.R.O.M.A. é o tamanho do impacto na vida do jovem. Nós realizamos pesquisas qualitativas que demonstraram em 2021 que 99% dos jovens acreditam que o impacto dessas ações foi alto em suas vidas”, conta o idealizador da iniciativa e CEO da FESA Group, Carlos Guilherme Nosé.

As mentorias são realizadas em parceria com empresas de todos os portes e setores econômicos. Seus colaboradores atuam ativamente como mentores de jovens em situação de vulnerabilidade social que fazem parte de diversas ONGs em todo o Brasil.

Em média, o projeto dura seis meses, E os jovens passam por etapas como autoconhecimento, escolha profissional, planejamento profissional, elaboração de currículo e simulação de entrevista.

Além da preparação do jovem para o ingresso no mercado de trabalho, todos os voluntários também passam por um treinamento para conhecer a metodologia do programa elaborado pelo time da FESA C.R.O.M.A.

“Eu estava com muitas profissões na mente. Isso me impedia de iniciar uma formação, faculdade ou curso de fato, justamente pela incerteza se realmente era a escolha certa. Com a mentoria tive uma clareza incrível. Aprendi a separar objetivos profissionais e pessoais, enxergar minhas habilidades e a profissão que encaixaria de acordo com elas, assim como as que eu poderia desenvolver, pois recebi também diversas dicas de cursos para me aprimorar. Na mentoria pude de fato decidir o caminho que irei trilhar na minha carreira e como prosseguir”, conta a jovem Joyce Nascimento, de 17 anos.

Já Tauane Silva, de 19 anos, tinha ideia do que queria, mas não sabia por onde começar a sua trajetória.

“Cheguei na mentoria com um plano de carreira um pouco bagunçado. Em meio às conversas com minha mentora, descobri que a maioria das minhas soft skills combinavam com a graduação que eu queria fazer. A partir disso montei um plano de carreira e as datas que iria aplicá-lo. Logo depois da formatura da mentoria, veio uma oportunidade em uma multinacional e passei. Hoje trabalho lá e consegui uma promoção para estágio. Comecei a ter condições de pagar minha graduação, consegui uma bolsa para fazer inglês e tenho atuado na minha área. Com toda certeza, ter participado da mentoria me abriu muitas portas”, celebra.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas soluções