Skip links

Mês da mulheres: o poder feminino no mercado de trabalho

Neste mês de março, dedicado às mulheres, a FESA Group, maior ecossistema de Recursos Humanos do Brasil, trouxe ainda mais protagonismo a suas funcionárias a partir de uma série de depoimentos, publicados nas redes sociais (LinkedIn e Instagram) da empresa, que mostram o poder feminino no mercado de trabalho. Mulheres têm sido e serão fundamentais na trajetória e evolução da FESA, contribuindo com empatia, força, sabedoria, experiência e visão técnica, entre outras características importantes para o mundo corporativo. No Grupo, as mulheres representam 65% do quadro de colaboradores (entre analistas, pesquisadoras e sócias – todos os níveis).

Débora Celeti, Associate & Partner da FESA Group, ressalta a importância da presença feminina no ambiente corporativo. “Em geral, nós gerenciamos um grande número de tarefas ao mesmo tempo, mantendo o foco e entregando bons resultados, mesmo sob pressão. Essas são habilidades desenvolvidas em razão do próprio contexto pessoal, já que muitas mulheres também são mães, donas de casa ou cuidam de familiares, e precisam equilibrar a vida pessoal e profissional”, explica Débora.

“Somos mais comunicativas e procuramos ter um olhar também para o aspecto humano das situações. Essas características deram impulso para as mulheres começarem a conquistar espaço. A mulher tem um forte perfil e capacidade de compartilhar, de ensinar e de conectar pessoas”, avalia Tais Martins de Carvalho, Vice President & Partner da FESA Group.

Fernanda Castelo Alecrim do Amaral, pesquisadora sênior especialista em Serviços Financeiros do escritório de São Paulo, reforça que o mais fantástico em ser mulher e estar inserida em ambientes com um grande público feminino “é ver o quanto podemos ser muitas versões ao mesmo tempo e todas elas são cheias de acolhimento, respeito e apoio. Me sinto privilegiada por fazer parte de um grupo que reconhece isso de uma maneira tão positiva e que luta para disseminar essa cultura no mercado”.

Luisa Gentil Blandy, Vice President & Partner, compreende a sensibilidade feminina como um poder transformador “ao lidar com a equipe, tomar decisões e enxergar o amanhã”.

Bruna Freire, analista de Capital Humano Júnior, avalia como privilégio compartilhar e construir soluções que impactam diretamente a vida dos clientes ao lado de mulheres potentes. “Sem dúvidas, a potência do nosso time se traduz na entrega e materialização do nosso trabalho”, acrescenta.

As mulheres também têm demonstrado uma grande capacidade de gerenciamento de equipes, trabalhando de forma colaborativa e incentivando a diversidade e a inclusão. É o que acredita a pesquisadora Emilyn Almeida Machado.

A Associate Handling & Partner, Júlia Novarino, comenta que, cada vez mais, como líder de pessoas: “estou aprendendo o quanto é importante reconhecermos as diferenças de gênero e, ao mesmo tempo, lutarmos para termos tratamento igualitário, seja no mercado de trabalho ou na vida pessoal”.

Lideranças femininas, inclusive, vêm deixando um rastro de potência, sucesso e inspiração, engajando as equipes e fazendo a engrenagem da empresa girar. Para Tatiana Ramos, Associate & Partner, contar com uma liderança feminina é motivo de inspiração. “Ter como par uma liderança que também é mulher te deixa mais forte, é atuar todos os dias para que outras mulheres também tenham essa oportunidade”, diz ela.

Para Fabiana Calixto, Associate & Partner do escritório de Curitiba, a liderança feminina fala muito de empoderamento, de presença e inspiração. “Não só para as mulheres, mas sobretudo para a sociedade numa ampla discussão para valorizar o quanto aportamos valor ao trazer diversidade de pontos vista na gestão do negócio – na visão do mercado, na técnica e na inclinação para a escuta que favorece a construção de alianças e relacionamentos”.

Laís Lobato, pesquisadora da FESA Group, conta que tem a oportunidade de só ter líderes mulheres de forma direta. “São profissionais inspiradoras e me sinto privilegiada por isso! A liderança feminina impacta positivamente o nosso mercado de Search com toda a sua dedicação e assertividade”, completa Laís.

Marcia Cristina Gavron, coordenadora de Faturamento, fala sobre a importância de uma liderança mais inclusiva e com uma comunicação mais clara. “Pensam em soluções, valorizam opiniões e promovem a empatia. A liderança feminina inspira outras mulheres a serem líderes”.

Fabiana Azevedo, Associate Director & Partner, considera que a liderança feminina tem uma “habilidade especial em ouvir e cuidar, de perceber as necessidades da equipe e as oportunidades de desenvolvimento, bem como se destaca pela capacidade de estabelecer um convívio harmonioso no trabalho e tende a tomar decisões de forma colaborativa com a equipe”.

Thayanie Ujino, Managing Partner, faz coro: “Lideranças femininas são mais empáticas e capazes de reconhecer motivadores ocultos por trás de atitudes, comportamentos e decisões que, geralmente, não conseguimos identificar quando somos puramente racionais”.

Na avaliação de Cibele Castro, Vice President & Partner SP – Governança Corporativa, as mulheres na liderança dos negócios são essenciais para o sucesso de qualquer organização. “As mulheres trazem perspectivas únicas, incluindo habilidades fortes de comunicação, colaboração e inteligência emocional”, conclui Cibele.

Carol Badra Rocha, Vice President & Partner, pondera que a liderança feminina vem aprendendo a driblar os vieses inconscientes que podem prejudicar o desempenho no dia a dia. “Eles existem, são vencidos diariamente e vêm deixando de ser barreira para o nosso desenvolvimento profissional e realização de propósito. É um caminho extenso que vem sendo percorrido por mulheres que não esperam acontecer igualdade de gêneros, mas tornam-se sal na terra e inspiração para novas histórias de sucesso”.

Para Cecília Bezerra Toraci, Vice President & Partner, “ter líderes femininas em posições de influência para servir como modelo, é alavanca para o avanço na carreira das mulheres, bem como gera impactos sociais sobre a forma como trabalhamos e o papel da mulher na sociedade”.

Dar voz às mulheres e aprender com elas representa um privilégio que todo o mercado de trabalho deveria experimentar. Afinal, dentro das suas multifunções nos âmbitos profissional e familiar, elas transformam o mundo por meio de uma força inspiradora que funciona como alicerce contra qualquer adversidade.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas soluções: