Skip links

Valores e cultura organizacional: como um ecossistema em soluções de RH pode inspirar empresas

O “jeito FESA de ser” tem como foco o respeito, o acolhimento, o reconhecimento, a união, a transparência e a diversidade

Trabalhar em uma empresa em que o colaborador pode ser quem realmente é, expondo suas opiniões e sendo ouvido, pode parecer um cenário distante para alguns profissionais. Mas, na FESA Group, maior ecossistema de Recursos Humanos do Brasil, a importância de um local de trabalho receptivo vem sendo ressaltada desde a sua fundação, em 1995. Para isso, a empresa oferece um ambiente seguro com o objetivo de deixar os colaboradores à vontade para divergir, trocar ideias e chegar a um consenso. E essa segurança só é possível porque a FESA acredita e respeita a diversidade em um amplo espectro de raça, gênero, orientação sexual e, também, de pensamento.

Afinal, você pode ter uma linha de raciocínio distinta e merece ser ouvido de maneira respeitosa. Além disso, a partir de outra opinião, se torna viável complementar a primeira e formar um terceiro ponto de vista. Isso faz parte do conceito “1+1=11”, adotado pela FESA para evidenciar a força que a colaboração possui.

Dentro desse processo, a transparência também tem um efeito muito positivo para gerar mais segurança aos colaboradores para que eles possam contribuir de forma ativa. “Nós buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, então temos o cuidado genuíno de ouvir, compreender e também dar um feedback para cada participação”, explica Fernanda Azzi, Head de RH da FESA Group.

Os aspectos mencionados acima simbolizam a cultura organizacional da FESA, considerada inata (que nasceu com a empresa). Somando a isso, os “enFESAdos”, como são chamados os colaboradores, possuem senso de dono e propósitos similares aos definidos pela companhia, o que agrega valor e atua como um elo entre empresa e profissionais.

O “jeito FESA de ser” abrange parâmetros que podem servir como inspiração para outras instituições, como o acolhimento, o reconhecimento, a união, entre outros já mencionados acima. Para a empresa, a felicidade é o pilar mais importante, por isso, acredita na importância da valorização do capital humano, dando oportunidade para que o indivíduo possa aprender, colaborar, se desenvolver e, acima de tudo, ser quem ele é.

Os valores norteiam os comportamentos dentro das organizações e, como consequência, pautam as suas decisões nos âmbitos interno (equipe e parceiros) e externo (clientes e mercado). Utilizando a FESA como exemplo, a empresa acredita na sintonia desses quesitos:

  • Cuidado genuíno dos indivíduos, das relações e de todos os públicos que se relaciona;
  • Inovação, elevando o padrão ao desafiar o status quo e abraçando a mudança, considerando outras possibilidades, buscando insights e novas soluções para ir mais longe;
  • Foco no cliente, com a motivação de antecipar as necessidades deles, cumprindo os compromissos e focando na entrega, na qualidade e no valor sustentável que agrega com cada projeto e nas soluções ofertadas;
  • Liderança inspiradora e transformadora, a confiança é conquistada por meio do cuidado e da transparência, se comportando de forma consistente com o que falamos e dentro das diretrizes éticas.
  • Funcionando como ecossistema, conjunto de células que funcionam em rede e compõem o Grupo FESA. Interagindo entre si e com o meio ambiente, constituindo um sistema estável, equilibrado e sustentável, buscando sempre o melhor atendimento e solução para o cliente e para o Grupo.
  • Apaixonados por dados são transformados em história, sendo esta uma forma acessível e simples da FESA entender a informação e, com ela, combinar a estratégia e a execução para ajudar a empresa e os clientes a resolverem os mais diversos problemas de negócio.

Composto por um ecossistema de soluções focadas em pessoas, ancorado em relações humanas, tecnologia e ciência de dados, o Grupo FESA é o maior especialista em consultoria de Recursos Humanos no Brasil. A gerente de RH acrescenta: “A FESA busca ter o executivo e o cliente próximos, sendo movida pelo foco do cliente, entendendo e solucionando a sua dor, seja na contratação de um profissional ou na avaliação da equipe”, pondera Fernanda.

E para dar certo, com o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes, o público interno, que representa e leva o propósito da empresa para o ambiente externo, precisa estar conectado aos princípios do grupo. A partir da cultura organizacional da FESA, fica mais fácil entender a importância de compartilhar e alinhar os conceitos junto ao time para que todos entendam e reconheçam a relevância de dar sequência às diretrizes organizacionais.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: