Skip links

Qual é a competência chave para ser um bom líder em 2023?

Perguntamos aos nossos seguidores do LinkedIn o que eles esperam da liderança no trabalho. Confira o resultado!

Estamos vivendo grandes mudanças no mercado de trabalho. Na perspectiva do líder, atividades como planejamento estratégico, gestão dos resultados financeiros e lidar com adversidades ou pressão é apenas parte de suas atribuições.

Pensando nisso, perguntamos aos nossos seguidores da página da FESA no LinkedIn, quais são as competências necessárias para um gestor tornar-se um bom líder e obter destaque em 2023.

Como ser um bom líder? Veja o resultado da pesquisa

Para 64% dos respondentes, é importante que o líder tenha flexibilidade e empatia. 17% responderam senso de coletividade, e outros 17% sinalizaram autoconhecimento. Outras características ainda foram citadas pelos participantes da enquete, como:

  • inteligência emocional;
  • assertividade;
  • capacidade de gerenciar conflitos; e
  • criar oportunidades de crescimento para o time.

Esse resultado traz para a mesa um debate importante: para qual direção o líder deve direcionar seus esforços de desenvolvimento? Especialmente durante e após a pandemia, os cenários estão cada vez mais incertos e mudanças estruturais de trabalho, como a cultura em contexto híbrido e a liderança de times multidisciplinares, estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. Então, apontar uma competência específica como aquela que gera alta performance torna-se uma missão quase impossível.

O que sabemos é que, nos últimos anos, a flexibilidade ampliou seu significado e impacto. Há anos essa competência é fundamental, mas agora ela é um diferencial.

“Não é mais sobre lidar bem com adversidade, mas fazer dela uma provocação para mudança e inovação. É a flexibilidade aplicada ao ponto de vista do outro, que me leva a entender e me conectar com ele. É sobretudo um movimento de reconhecer que existe valor em outros pontos de vista. Nessa linha, empatia é fazer da diferença uma oportunidade para criar soluções melhores e mais completas”, afirma Cecília Toracci, vice-presidente da FESA Group.

“As organizações cada vez mais nos procuram para entender se seus líderes têm potencial para performar bem neste cenário e o que é possível fazer para ampliar suas habilidades a outro patamar”, explica Cecília.

E você, quer saber como a FESA pode ajudar a desenvolver as competências das lideranças da sua empresa?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: