Skip links

Qual é a competência chave para um bom líder em 2023?

Perguntamos aos nossos seguidores o que eles esperam da liderança no trabalho

Estamos vivendo grandes mudanças no mercado de trabalho. Na perspectiva do líder, atividades como Planejamento estratégico, Gestão dos resultados financeiros e lidar com adversidades ou pressão é apenas parte de suas atribuições. Foi pensando nisso que perguntamos aos nossos seguidores da página da FESA no LinkedIn, quais são as competências que os líderes devem ter ou desenvolver para se destacarem em 2023.

 

64% responderam que é importante que o líder tenha flexibilidade e empatia. 17% responderam senso de coletividade e outros 17% sinalizaram autoconhecimento. Outras características ainda foram citadas pelos participantes da enquete como: Inteligência emocional, assertividade, capacidade de gerenciar conflitos e criar oportunidades de crescimento para o time.

 

Esse resultado traz para a mesa um debate importante: para qual direção o líder deve direcionar seus esforços de desenvolvimento? Especialmente durante e após a pandemia, os cenários futuros estão cada vez mais incertos e mudanças estruturais de trabalho, como a cultura em contexto híbrido e a liderança de times multidisciplinares, estão acontecendo de forma cada vez mais rápida. Então, apontar uma competência específica como aquela que gera alta performance torna-se uma missão quase impossível.

 

O que sabemos é que nestes últimos anos a flexibilidade ampliou seu significado e impacto. Há anos essa competência é fundamental, mas agora ela é um diferencial. “Não é mais sobre lidar bem com adversidade, mas fazer dela uma provocação para mudança e inovação. É a flexibilidade aplicada ao ponto de vista do outro, que me leva a entender e me conectar com ele. É sobretudo um movimento de reconhecer que existe valor em outros pontos de vista. Nessa linha, empatia é fazer da diferença uma oportunidade para criar soluções melhores e mais completas”, afirma Cecília Toraci, vice-presidente da FESA Group.

 

“As organizações cada vez mais nos procuram para entender se seus líderes têm potencial para performar bem neste cenário e o que é possível fazer para ampliar suas habilidades a outro patamar”, explica Cecília.

 

E você, quer saber como a FESA pode ajudar a desenvolver as competências das lideranças da sua empresa?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: