Skip links

Você consegue identificar se a sua produtividade é tóxica?

Publicação especializada em Recursos Humanos traz exemplos de grandes empresas que estão trabalhando para erradicar esse problema.

Trabalhar em casa faz você economizar duas, três ou até quatro horas por dia, já que não precisa mais se deslocar até o escritório. Então, você aproveita todo o tempo para responder e-mails, mensagens, telefonemas, ou vídeo chamadas. Afinal, você precisa estar disponível, certo?

O modelo de home office trouxe consigo esse paradigma de que o valor do profissional está relacionado ao tempo em que está disponível, ou pela quantidade de tarefas que realiza. Isso gera uma sobrecarga de trabalho prejudicial para colaboradores, e também para as empresas.

O que é produtividade tóxica?

O termo produtividade tóxica foi criado por especialistas em carreira para definir quando o profissional tem a sensação de que precisa, o tempo todo, fazer algo produtivo. Com isso, ele trabalha mais horas do que antes, sente necessidade de estar constantemente conectado e usa seus períodos livres para produzir.

Como as empresas podem combater a produtividade tóxica?

A revista Você RH, edição de dezembro de 2021 / janeiro de 2022, traz como tema central a discussão deste problema e o que as empresas têm feito para criar um ambiente que ofereça segurança para que os funcionários falem abertamente sobre o tema.

Um dos exemplos de destaque na reportagem é a FESA Group, que criou uma rotina junto aos funcionários para saber como eles estavam se adaptando à realidade. Além disso, um treinamento sobre gestão de tempo foi desenvolvido para o time e a head de RH e sócia da FESA Group, Fernanda Azzi, fala da necessidade de sensibilizar as lideranças sobre o tema.

Não deixe de conferir a publicação! Acesse o site da Você RH e adquira a versão digital da revista para entender como a FESA Group está trabalhando para combater a produtividade tóxica.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas: