Skip links

O que é avaliação de perfil comportamental? Veja a importância e como aplicar

Recrutar talentos que possuam não só fit técnico, mas também cultural com a empresa e suas funções, é fundamental para haver sinergia na operação de uma empresa. Nesse cenário, há um potente instrumento que pode ser usado pelo RH para conhecer de forma profunda e imparcial o perfil de candidatos: a avaliação de perfil comportamental.

Essa avaliação, quando combinada com a avaliação cognitiva, proporciona diversos benefícios não só para a empresa, mas também para os candidatos. 

Neste post você confere o que é a avaliação de perfil comportamental, sua importância e vantagens de aplicação. Continue a leitura e saiba como aplicá-la de forma estratégica!

O que é uma avaliação de perfil comportamental?

Podendo ser aplicada tanto durante o recrutamento e seleção quanto durante o desenvolvimento dos colaboradores, a avaliação de perfil comportamental consiste em uma série de testes e questionários que permitem traçar o modo de se comportar de um indivíduo diante de situações diversas.

O objetivo é fazer um mapeamento abrangente das soft skills visando o acerto nas contratações e posicionamento adequado dos talentos nos cargos. Para isso, podem ser usados diferentes métodos avaliativos, como: 

Big 5

Também conhecida como Big Five ou modelo de 5 fatores, a metodologia das 5 dimensões básicas da personalidade permite traçar um diagnóstico comportamental de cada indivíduo. 

Neste modelo, não analisados os seguintes fatores: 

  • Abertura — descreve o quanto o indivíduo está aberto a novas experiências e demonstra a vontade de vivenciar coisas novas; 
  • Conscienciosidade — descreve a capacidade de controle dos impulsos em torno de um objetivo; 
  • Extroversão — descreve o nível de interação com o ambiente social e o quanto o indivíduo pode se sentir confortável em situações sociais; 
  • Agradabilidade — descreve como as pessoas podem tratar as relações com outras pessoas; 
  • Neuroticismo — descreve a estabilidade emocional do indivíduo a partir da sua percepção de mundo e interpretação dos eventos complexos.

DISC

Baseia-se em 4 perfis fundamentais (dominante, influente, estável e consciente) para aprofundar-se nas características individuais. 

PDA

Realizado com perguntas de múltipla escolha que permitem decodificar os padrões comportamentais em resposta a estímulos específicos.

Por que é importante fazer avaliações de perfil comportamental no recrutamento e seleção?

O alinhamento do fit cultural com a cultura organizacional é um dos aspectos essenciais para a gestão de pessoas, sobretudo, no processo de recrutamento e seleção. A contratação de talentos não deve se basear apenas nas especificidades técnicas, mas sim no conjunto que engloba as características comportamentais. 

É primordial que o candidato esteja conectado com os valores defendidos pela empresa e se sinta pertencente e engajado, antes mesmo de ser contratado. Caso contrário, por melhor que seja o ambiente, o colaborador terá dificuldades de interagir e demonstrar seus talentos. 

A avaliação de perfil comportamental potencializa uma relação saudável a partir da sintonia de ideias e objetivos de todas as partes envolvidas. Aquele match perfeito nasce de uma conexão genuína que pode ser mapeada antecipadamente durante as etapas do processo seletivo. 

Empresas que investem nesse tipo de avaliação ganham vantagem competitiva em relação àquelas que não realizam. Afinal, acertar na contratação viabiliza times coesos, consistentes e integrados, fortalecendo a estrutura organizacional e posicionando a empresa de forma mais eficiente no mercado. 

Pensando na pauta da diversidade e inclusão, avaliar o perfil comportamental colabora para melhor adaptação e integração de pessoas com diferentes perfis. O conhecimento prévio ajuda a fomentar o trabalho coletivo usando as habilidades comportamentais e emocionais de modo complementar.

Quais os benefícios de investir na avaliação de perfil para avaliar os talentos?  

Contratação mais precisa

O êxito na contratação é um dos maiores desafios do RH. Agora, um departamento estratégico tem a função de staff, ou seja, prestar todo o suporte às áreas para que sejam mais produtivas e eficientes.

Ao coletar as informações dos líderes e gestores sobre a vaga a ser preenchida, as características de comportamento são pontos a serem considerados. Durante o processo, além das evidências técnicas, os testes vão ajudar nas análises comportamentais e canalizar para o perfil ideal.

Potencialização de equipes

A avaliação de perfil comportamental pode e deve também ser realizada na jornada dos colaboradores. De tempos em tempos é importante avaliar padrões comportamentais para tornar as equipes mais sinérgicas e alinhadas com a cultura da empresa, evitando possíveis conflitos de relacionamento.

Fortalecimento da cultura organizacional

Uma cultura organizacional forte está relacionada aos valores, ética, visão e missão bem-definidos pela empresa. Para dar continuidade e consistência às práticas e ter a credibilidade necessária no mercado, é preciso que as pessoas estejam em consonância com a junção de filosofia e prática.

Redução do turnover

A rotatividade de colaboradores é um dos problemas que afeta a produtividade e gera prejuízos de tempo e dinheiro. Seja na contratação ou manutenção de talentos, a avaliação ajuda a prever e mitigar comportamentos que podem culminar em uma saída por iniciativa do profissional ou da empresa. 

Tratando-se de cargos de liderança, a avaliação comportamental se faz ainda mais necessária, considerando os desafios e responsabilidades da posição na gestão de equipes para alcançar os resultados propostos.

Como a empresa pode implementar a avaliação de perfil comportamental?

A melhor forma de implementar e aplicar uma avaliação de perfil comportamental é contar com a ajuda de um parceiro estratégico, com expertise aprofundada nos pontos essenciais a serem avaliados. Na FESA Group, por exemplo, contamos com uma equipe especialista na recomendação, aplicação e análise de avaliações psicométricas

De modo personalizado, o processo é construído em conjunto com o cliente e oferece uma abordagem humanizada, colocando os talentos no centro com ferramentas completas e até mesmo recursos proprietários por meio da VISIU Analytics, startup do ecossistema FESA.

A avaliação de perfil comportamental é uma grande aliada das empresas modernas e com mentalidade aberta para a diversidade e inclusão. Uma metodologia que promove maior integração e harmonia nas relações entre as equipes e com a empresa, proporcionando benefícios para todos. 

Gostou do post? Que tal aproveitar para seguir a FESA Group nas redes sociais e ficar por dentro das nossas atualizações? Estamos no Instagram e LinkedIn!

Leave a comment