Skip links

CEO Fórum 2023: 3 tendências e insights do principal encontro de líderes empresariais do Brasil

Em junho, a FESA Group pode acompanhar o CEO Fórum 2023 — principal encontro de líderes empresariais do Brasil promovido pela AMCHAM. A programação, que envolveu as tendências e desafios do futuro do trabalho, contou com palestras de especialistas de diversos setores.

Na oportunidade, Thiago Pinto — Director & Partner da FESA Group — esteve presente e contou mais sobre o tema do evento: liderança consciente. Confira!

1. Empresas devem ter um propósito claro e de impacto

De acordo com Thiago, um insight valioso levantado no CEO Fórum 2023 foi que, atualmente, as organizações estão com uma demanda grande para estabelecer propósitos claros e de impacto, não só para a sua atividade final, mas para a sociedade como um todo.

“O líder consciente fomenta esse olhar para o futuro, engaja suas equipes nesse propósito e age de forma a transformar realidades”, explica o diretor da FESA.

2. Empresas devem proporcionar um ambiente seguro para os colaboradores

Construir uma liderança consciente não é fácil: é necessário proporcionar um ambiente psicológico seguro para a equipe, ter conversas abertas e transparentes (mesmo que difíceis), entender os motivadores e inibidores de comportamento, dar sentido para as atividades e rotinas, além de se comunicar de forma compreensível.

“Liderar, em essência, pressupõe se dedicar ao outro, ter olhar empático, cuidado genuíno e estabelecer relações de confiança. Um fator fundamental e dos mais difíceis é o autoconhecimento. Entender-se como indivíduo, nas suas potencialidades e fragilidades é fundamental para poder liderar é essencialmente poder exercer uma liderança consciente. Além disso, ter clareza do propósito da sua organização, impactos sociais, ambientais e econômicos e buscar protagonismo nesses temas, são bons agentes para o caminho de uma boa liderança”, destaca Thiago.

3. Humanização das relações

Por fim, um ponto de destaque no CEO Fórum 2023 foi o fato de que a dinâmica das relações dentro das organizações tem mudado constantemente: novos regimes de trabalho sendo implementados, a linha que liga trabalho, propósito e compensação financeira está se transformando também, e o advento da Inteligência Artificial e da era dos dados, estão modificando as funções e cargos.

“Nesse contexto, a escuta ativa, flexibilidade, empatia, capacidade de adaptação e busca constante por atualizações, impõe aos líderes maior nível de sensibilidade a todo o entorno”, pontua.

E você, como acha que a liderança consciente pode construir o caminho do futuro do trabalho?

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas soluções: