Skip links

5 dicas práticas para promover a segurança psicológica no ambiente de trabalho

A abordagem de um tema tão importante como a segurança psicológica dentro das empresas não deve ser um tabu. Sendo um aspecto primordial para que o negócio e suas equipes prosperem, falar sobre o assunto é necessário.

Um ambiente de trabalho saudável em que todos se sintam respeitados e acolhidos, estimula o senso de pertencimento e, consequentemente, a motivação e o engajamento, elementos essenciais para a produtividade.

Neste conteúdo falaremos sobre o conceito de segurança psicológica e sua importância no mundo corporativo. Continue lendo e veja 5 formas de oferecer um espaço seguro e que proporciona o bem-estar para todos os colaboradores!

O que é segurança psicológica?

Nos últimos anos, a saúde mental se tornou foco de atenção das empresas diante da necessidade de equilíbrio da vida pessoal e profissional dos colaboradores. A segurança psicológica engloba a criação e manutenção de um ambiente saudável, confiável e agradável.

Nesse cenário, a criação e manutenção de uma cultura organizacional sólida e que coloque as pessoas no centro é primordial. Quando isso acontece, o colaborador não se sente inibido para expor suas ideias ou compartilhar problemas que estejam afetando seu desempenho.

A empresa com essas características só tem a ganhar em produtividade e melhor desempenho dos times. Um ambiente acolhedor, inovador e com políticas claras de incentivo ao desenvolvimento afeta positivamente o psicológico de qualquer profissional em busca de segurança no seu dia a dia.

Os benefícios são abrangentes:

  • comunicação eficiente;
  • desenvolvimento de ideias;
  • equipes mais engajadas;
  • maior senso de pertencimento;
  • redução no turnover.

Por que a segurança psicológica é um aspecto tão importante no ambiente corporativo?

Cada colaborador possui uma bagagem única preenchida por particularidades pessoais e profissionais. Saber enxergar o talento a partir desse princípio, permite explorar as habilidades e competências respeitando sua individualidade.

Quando um indivíduo percebe que pode ser ele mesmo, sem medo de represálias por suas escolhas pessoais ou ao cometer uma falha, naturalmente estará mais aberto a propor ideias, testar soluções e ser um profissional de alto rendimento. 

O ambiente harmonioso, pautado no diálogo e entendimento das diferenças, fortalece as relações, contribuindo para a retenção de talentos. Tanto os líderes quanto o RH têm um papel fundamental na promoção da segurança psicológica de modo a refletir na vida do colaborador dentro e fora da empresa.

Questões como liberdade de expressão, valorização da opinião, respeito à diversidade e inclusão desencadeiam fatores de grande relevância nos profissionais que certamente contribuem para o sucesso do negócio:

  • maior interação entre colaboradores;
  • desejo genuíno de contribuir para o crescimento organizacional;
  • profissionais motivados pelos desafios;
  • engajamento elevado;
  • maior autonomia e proatividade no trabalho;
  • disposição para o aprendizado contínuo;
  • senso colaborativo;
  • compartilhamento de ideias e opiniões.

Como oferecer um ambiente de trabalho emocionalmente mais seguro? 5 sugestões para trabalhar na sua empresa

1. Incentive a cultura do feedback

Todo profissional tem o direito de saber como anda seu desempenho. O feedback é uma ferramenta potente de gestão que, quando bem aplicada, fortalece o relacionamento e estimula a melhora de performance.

Em uma conversa construtiva, o colaborador tem a oportunidade de saber o que está dando certo e o que pode ser melhorado não só durante avaliações periódicas, mas durante a rotina profissional. Oferecer e receber feedback sobre ocorrências e resultados permite que cada indivíduo reveja sua conduta e entrega, seja para readequar algum aspecto ou aprimorá-lo.

2. Envolva as equipes nas tomadas de decisão

No passado, líderes e gestores atuavam de maneira isolada, especialmente ao tomar decisões. A realidade agora é outra e empresas que incluem membros da equipe no processo de análise e definições têm mais chances de êxito.

Isso porque, a partir de diferentes pontos de vista, líderes podem visualizar possibilidades e encontrar a melhor solução para determinado problema. Em muitos momentos, o envolvimento direto em um projeto ou atividade concede ao colaborador maior conhecimento e autoridade para opinar sobre o que é melhor e mais eficiente.

Levar uma opinião em consideração e dar crédito aos profissionais envolvidos é uma forma de promover segurança psicológica, uma vez que faz com que os profissionais sintam-se pertencentes e valorizados pela empresa.

3. Pratique a escuta ativa

Seja diante da liderança ou do responsável pelo RH, para garantir um ambiente de trabalho saudável não basta apenas ouvir o colaborador, é preciso atentar-se às suas palavras, gestos e comportamentos, e demonstrar real interesse no que ele tem a dizer.

Quando essa não é a realidade, ao enfrentar uma situação que poderia ser relatada ou surgir uma ideia para um projeto, é provável que o colaborador não esteja aberto ao compartilhamento. A escuta ativa deve ser vista como uma ferramenta de comunicação que oferece segurança psicológica ao abrir oportunidade de diálogo e fortalecer as relações.

4. Seja tolerante aos erros

Ao buscar uma equipe que traga resultados, é necessário ter abertura para a tentativa e erro, e estabelecer uma cultura a qual esse processo crie aprendizados ao invés de represálias. É importante ter em mente que todo profissional é passível de cometer erros, independentemente de sua posição ou senioridade.

Uma gestão humanizada é capaz de observar com flexibilidade e empatia os pontos que levaram à falha e auxiliar o colaborador para evitar novas ocorrências, promovendo a segurança de que seu valor enquanto profissional não pode ser reduzido à situação em questão.

5. Incentive o desenvolvimento contínuo

A criação de programas de desenvolvimento individual para líderes e equipes não só estimula a melhoria do desempenho como mostra que a empresa se preocupa com os colaboradores e deseja que evoluam em seu plano de carreira.

A segurança psicológica de um colaborador está diretamente associada à capacidade de entrega e reconhecimento, e ter o reconhecimento pela empresa por suas contribuições como profissional gera a certeza de estar no lugar e caminho certos.

Se gostou do conteúdo, que tal aproveitar para seguir a FESA Group nas redes sociais? Estamos no LinkedIn, Instagram e YouTube sempre com novidades sobre gestão de pessoas e RH!

Leave a comment