Skip links

O que é gestão inclusiva? Entenda os benefícios da prática

Proporcionar uma experiência positiva, humanizada e efetiva durante a jornada do colaborador na empresa é um dos principais pontos de atenção na gestão de pessoas. Durante esse processo de cuidado, é fundamental que o RH avalie suas práticas atuais e, se necessário, tome ações para tornar sua gestão inclusiva.

Um ambiente de trabalho que abraça não apenas a diversidade, mas a inclusão, colabora para que a empresa alcance resultados positivos de performance e bem-estar no ambiente de trabalho. Nesse sentido, os líderes possuem papel fundamental, tendo como missão gerir times com foco no conhecimento, habilidades e competências.

Neste post, explicamos o que é gestão inclusiva e damos dicas para aplicá-la no dia a dia das empresas. Continue a leitura e conheça os benefícios de estimular esse tipo de liderança tanto para a empresa quanto para os colaboradores!

O que é gestão inclusiva nas empresas?

Gestão inclusiva é o modo como a liderança conduz a equipe para gerar resultados, tratando os profissionais com respeito, humanidade e imparcialidade. A gestão inclusiva se atém às habilidades e competências dos colaboradores sem qualquer tipo de diferenciação. 

Uma liderança inclusiva valoriza o time, ouve opiniões e faz com que cada um se sinta importante e pertencente, atitude essencial para o desenvolvimento de projetos e profissionais. Para isso, é importante estabelecer uma comunicação fluida e saudável, fortalecendo o relacionamento e criando vínculos duradouros com os talentos. 

Na gestão inclusiva, os líderes não medem esforços para criar um ambiente de trabalho colaborativo e agradável para todos. Os julgamentos são deixados de lado, assim como qualquer comportamento que sugira parcialidade na hora de lidar com questões pessoais e específicas. 

Uma liderança inclusiva possui características marcantes em sua personalidade, como:

  • comprometimento;
  • curiosidade;
  • empatia;
  • inteligência cultural;
  • colaboração. 

É uma gestão que se preocupa com o desenvolvimento dos colaboradores, como pessoas e profissionais, que preza pelo bem-estar e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho. Com o pensamento coletivo, estimula a colaboração, aceita as diferenças e abre espaço para que todos tenham as mesmas oportunidades.

Sua capacidade de se colocar no lugar do outro, facilita enxergar os pontos a serem desenvolvidos em cada talento e elaborar feedbacks construtivos para transformá-los em pontos fortes. A gestão inclusiva é disponível, aberta ao diálogo e está sempre pronta para ajudar nos momentos de dificuldades. 

Mais do que formar um grupo composto por pessoas de diferentes raças, crenças, orientações sexuais, etnias e gêneros, uma liderança inclusiva se ocupa de fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente confortáveis em seu local de trabalho.

Como promover a gestão inclusiva nas empresas?

A gestão inclusiva tem se desenvolvido cada vez mais nas empresas, que transformam sua mentalidade com o surgimento dos novos formatos de trabalho. O perfil dos líderes, antes autocráticos e tradicionalistas, agora dá lugar a uma visão democrática e igualitária.

No entanto, esse processo de mudança de mentalidade leva tempo e precisa ser desenvolvido passo a passo para que as ações se consolidem e impactam positivamente o posicionamento organizacional. 

Entenda, abaixo, como colocar a gestão inclusiva em prática!

Tenha políticas de recrutamento e seleção voltadas para grupos sub-representados 

O primeiro passo para ter uma gestão inclusiva é investir em práticas de diversidade, fomentando um quadro de colaboradores diverso. Criar e implementar políticas de contratação inclusiva faz com que a empresa seja mais eficiente em suas contratações, estabelecendo o fit cultural ideal e tendo métricas para entender o sucesso ou necessidade de ajuste em suas ações.

Ao criar políticas de recrutamento e seleção voltadas para grupos sub-representados, a empresa pode se preparar e preparar sua liderança para receber esses profissionais, evidenciando os pontos fortes e de melhoria nos processos da empresa.

Invista no treinamento de lideranças

O líder tem um papel essencial na condução dos projetos e equipes para alcançar os objetivos propostos. Por isso, é fundamental que as lideranças sejam desenvolvidas e preparadas dentro das premissas da diversidade e inclusão. 

Mais do que apenas aceitar as diferenças e valorizar os colaboradores especificamente por sua capacidade e desempenho, o gestor precisa ter um comportamento genuinamente inclusivo e ser exemplo para aqueles que fazem parte do seu time, enriquecendo seu conhecimento cultural, social e demográfico para entender como potencializar sua liderança.

Uma conduta que demanda o entendimento do conceito e ações conjuntas que envolvem os princípios da equidade. Os líderes são responsáveis por promover a igualdade e acima de tudo fazer com que todos estejam sintonizados com a cultura da diversidade e inclusão.

Com o treinamento adequado, as lideranças podem se tornar mais conscientes do seu papel enquanto gestores inclusivos.

Crie conscientização corporativa

Com o surgimento e fortalecimento do ESG, os pilares colocam a empresa no radar da sociedade e do mercado, que está atento à forma como o tema diversidade e inclusão é tratado no ambiente de trabalho. 

A imagem da empresa tem sido constantemente associada ao tratamento dispensado aos colaboradores em todos os aspectos. A transparência e honestidade dos gestores em relação à inclusão, reflete o modo como a organização deseja ser vista de fora para dentro, podendo ser um aspecto que fortalece ou enfraquece sua imagem enquanto marca empregadora. 

Mapeie e tome ações práticas para promover a equidade no ambiente de trabalho

Para uma gestão inclusiva, mulheres, homens, negros, PCDs e todos os outros grupos sub-representados devem ter as mesmas chances de crescimento e desenvolvimento de carreira. É preciso revisar o organograma, readequar a cultura organizacional e repensar as ações que envolvem a igualdade no ambiente de trabalho constantemente. 

Ter um olhar diferenciado para os grupos minorizados, atentar para as necessidades específicas e acompanhar o desempenho de cada colaborador para dar o suporte adequado, é imprescindível. 

Ao líder que deseja exercer uma gestão inclusiva, cabe mapear os pontos fortes e de melhoria de sua equipe e seus processos, identificando se há falta de diversidade, acessibilidade e comunicação com os profissionais, por exemplo, e levantando possibilidades para mitigar essas lacunas.

Quais os benefícios práticos da gestão inclusiva?

O que uma empresa tem a ganhar ao adotar a gestão inclusiva como método de liderança? Um ambiente de trabalho composto de diferentes pessoas e perfis traz uma série de vantagens de médio a longo prazo, colaborando para o crescimento e vantagem competitiva do negócio.

Fortalecimento da cultura organizacional

A mudança de pensamento leva a uma nova perspectiva de relacionamento entre líderes e  equipes, renovando a cultura organizacional em conceitos inclusivos que passam a ser mais amplos, transformando-se no DNA da empresa.

Quanto mais fortalecidos os princípios da diversidade e inclusão, com vivências práticas de equidade, mais os colaboradores se entenderão como parte essencial do negócio. Esse é um fator primordial para que todos estejam alinhados com a cultura, senso de pertencimento e pensamento unificado de oportunidades igualitárias.

Fortalecimento da marca empregadora

A boa imagem e reputação de uma empresa no mercado faz total diferença em seus resultados, especialmente, no que diz respeito à atração e retenção de talentos. Ser considerada uma boa marca empregadora e um bom lugar para se trabalhar, aumenta a credibilidade e confiança na empresa, tanto em suas relações internas quanto externas, estimulando o público a querer fazer negócio. 

Ainda, sabendo que os colaboradores são tratados com valorização e respeito, os consumidores tendem a querer comprar da marca por se identificarem com sua conduta.

Favorece a atração e retenção de talentos

Os profissionais mais talentosos do mercado estão focados no crescimento e desenvolvimento de uma carreira associada ao bem-estar e à qualidade de vida. O salário é importante, porém, as boas relações no ambiente de trabalho, com colegas e líderes, bem como a liberdade de se expressar e dar opiniões, são fatores de permanência.

Com uma gestão inclusiva predominante, a empresa atrai e retém profissionais mais competentes, dispostos e comprometidos. Eles sabem que podem contar com a liderança e que suas oportunidades são igualitárias, resultados dos esforços e não de favorecimentos.

Maior engajamento dos colaboradores

A liderança inclusiva consegue reunir pessoas de diferentes perfis e características, extraindo o melhor de cada um em suas habilidades e competências. O engajamento nasce do envolvimento das pessoas com os objetivos da empresa quando vão de encontro às suas expectativas e necessidades.

Quando isso acontece, os indivíduos sentem-se pertencentes, criando uma atmosfera positiva que incentiva a interação entre grupos, favorecendo o relacionamento interpessoal. 

Criação de um ambiente favorável à performance e inovação

Um mesmo ambiente de trabalho, diferentes pessoas, diferentes ideias e modos de realizar as atividades cotidianas. Assim, uma empresa diversa com gestão inclusiva consegue criar um espaço naturalmente colaborativo e aberto à inovação

O desempenho dos colaboradores que se sentem livres para desenvolver suas ideias e executar suas tarefas tende a ser elevado sob o comando de um líder que prioriza a diversidade e inclusão.

A gestão inclusiva estimula a competitividade saudável, exaltando as qualificações individuais que se somam para formar um conjunto bem-sucedido de habilidades importantes para o negócio e para os colaboradores em sua ambição de carreira.

Em tempos de transformação digital, novos formatos de trabalho e mudanças comportamentais importantes conectado à necessidade de promoção da saúde e bem-esta no trabalho, desenvolver a gestão inclusiva é essencial em empresas modernas que desejam valorizar ainda mais seus talentos, sem qualquer distinção, para formar times comprometidos e de alta performance.

Se você gostou deste post e deseja continuar o debate sobre os pontos positivos de uma gestão diversa e inclusiva, aproveite para seguir a FESA Group nas redes sociais. Estamos no Instagram e LinkedIn!

Leave a comment