Skip links

Meninas recebem orientação profissional em workshop promovido pela FESA C.R.O.M.A. e Furnas

Participantes integram projetos socioesportivos no Clube do Flamengo e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal.

A taxa de desemprego no Brasil foi de 11,2%, segundo dados do IBGE para o primeiro trimestre de 2022, taxa que deve ser uma das maiores do mundo até o final do ano. Esse dado é ainda mais preocupante quando analisamos o cenário atual do jovem brasileiro de 16 a 23 anos, o público mais afetado com as consequências econômicas da pandemia. Com o objetivo de aumentar a empregabilidade de adolescentes de baixa renda, a empresa Furnas se uniu à FESA C.R.O.M.A para mobilizar sua rede de voluntários.

E uma das etapas do Programa de Mentoria da empresa, voltado para jovens atletas do Clube de Regatas do Flamengo e da Associação Desportiva de Futsal do Distrito Federal, foi o workshop “Construção de Carreira”. A conversa foi conduzida por Tainá Braga, diretora associada da FESA C.R.O.M.A. O objetivo foi otimizar o potencial das participantes, desenvolver competências comportamentais essenciais, que sejam diferenciais para o empoderamento e resultados.

“Nesta edição em especial, além do foco profissional, também quisemos dar uma ênfase à questão de gênero, selecionando somente meninas de dois projetos sociais patrocinados por Furnas, por meio da Lei do Esporte. Essas jovens, além de serem acompanhadas de perto por seus mentores profissionais, aprendem mais sobre a construção de uma carreira profissional, desafios e conquistas”, conta Tainá.

“São encontros que acontecem a cada duas semanas, com duração de até uma hora e meia cada um. Lá falei com minha mentora sobre como fazer um currículo e como conseguir passar em uma entrevista. Estou bem animada”, Julia Bouças, jovem mentorada pelo programa.

As participantes têm de 15 a 18 anos e integram projetos socioesportivos patrocinados por Furnas. Apesar da dedicação, nem todas encontram oportunidade de seguir carreira profissional no esporte e precisam de orientação sobre outros ofícios e chances de emprego. Desde 2021, o programa visa contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social.

Os mentores são profissionais voluntários que recebem uma capacitação específica para o programa, oferecida pela FESA C.R.O.M.A. A primeira turma do programa foi composta por 60 voluntários de Furnas. Depois de receber a capacitação, cada um prestou mentoria a um jovem aprendiz da empresa, ao longo de quatro meses, com encontros virtuais realizados quinzenalmente.

A nova fase do programa busca identificar as forças e oportunidades de cada jovem participante. “Sabemos dos desafios que muitas destas jovens irão enfrentar pela frente. Como parceiros das comunidades onde sempre atuamos, esperamos oferecer meios para que elas possam se desenvolver como cidadãs e profissionais qualificadas, para que façam a diferença nas atividades que escolherem no futuro”, afirma Mariana Mandarino, responsável pelo Programa de Voluntariado de Furnas.

A iniciativa faz parte do Programa Furnas de Voluntariado. Nesta edição, além dos voluntários da empresa também estarão unindo forças os voluntários que vieram do Comitê Permanente para Questões de Gêneros, Raça e Diversidade do Ministério de Minas e Energia e Entidades Vinculadas (COGEMMEV). Os participantes são vinculados a Eletrobras, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Centro de Pesquisa de Energia Elétrica (CEPEL), Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTE), Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Eletronuclear, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ministério de Minas e Energia (MME) e Pré-Sal Petróleo.

FESA C.R.O.M.A.

A FESA C.R.O.M.A. (Criando e Reconhecendo Oportunidades para Mudar o Amanhã), é a associação sem fins lucrativos da FESA Group e atua como uma ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho. O público-alvo da iniciativa são pessoas de 16 a 23 anos, terminando o Ensino Médio, ou com Ensino Médio finalizado na rede pública e que ainda não estejam trabalhando com carteira assinada. Somente em 2021, foram realizados 18 programas de mentoria voluntária, que atendeu 1.598 jovens, impactando diretamente 4.794 familiares e que contou com a participação de 841 voluntários. Desde a sua criação, em 2019, o total de impactados foi de 12.320 pessoas, sendo 3.080 jovens mentorados profissionalmente e mais de 9.200 familiares.

Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a conectar a estratégia de gente com a do seu negócio!





    Conheça nossas marcas: