Skip links

Recrutamento de Média Gerência: tudo que você precisa saber

Por se tratar de uma camada de profissionais fundamental nas empresas, realizar o recrutamento de média gerência de forma precisa é fundamental. Os profissionais que ocupam essa posição fazem a ponte entre a alta gerência e a operação, o que demanda habilidade para transitar bem entre os dois ambientes.

Nesse sentido, é preciso planejar bem o processo de recrutamento e seleção para acertar na escolha e contratação dos novos colaboradores. Um cargo de gestão com tantas responsabilidades e envolvimento direto com as atividades fim da empresa demanda um vínculo mais duradouro. 

Como realizar um recrutamento de média gerência eficiente? Neste post apresentamos o conceito desse tipo de processo, os profissionais-alvo, sua importância para as empresas, além de dicas de como ter sucesso na busca por esses talentos!

O que é recrutamento de média gerência?

Recrutamento de média gerência é o processo dedicado a encontrar profissionais para ocupar posições estratégicas e essenciais para o desenvolvimento e crescimento da empresa. São cargos, em geral, para profissionais em início de carreira gerencial, que demandam perfis com competências e habilidades mais específicas. 

As habilidades são, inclusive, um dos maiores desafios do RH, que precisa encontrar um equilíbrio entre o conhecimento técnico e a capacidade emocional. A média gerência tem um aspecto multifuncional que abrange não só a aptidão de liderar, mas também de tomar decisões, comunicar-se claramente e gerir com humanização. 

Portanto, o acerto no recrutamento da média gerência é crucial para a organização ser mais produtiva, rentável e preparada para competir no mercado. O crescimento do negócio está diretamente ligado à força de trabalho e a média gerência contribui substancialmente nesse processo.

Quais cargos compreendem essa faixa profissional?

O recrutamento de média gerência concentra o foco na contratação de profissionais para ocupar cargos de início de carreira gerencial, considerados de grande relevância para os resultados da empresa. Entre as posições, estão: 

  • Gerência;
  • Coordenação;
  • Supervisão;
  • Especialistas.

Qual a importância da média gerência para as empresas?

A alta gerência, formada por diretores e executivos C-Level, dedica-se à criação de estratégias empresariais que a média gerência deve colocar em prática com as equipes operacionais. Cabe a esses profissionais distribuir as tarefas, instruir as equipes e acompanhar o fluxo de trabalho para garantir a execução e qualidade do que foi planejado — ou seja, o papel da média gerência é viabilizar e coordenar os planos estratégicos.

Assim, esses talentos possuem influência direta nos resultados da empresa. Sua importância é abrangente, uma vez que além de compreender as estratégias e traduzir em ações, precisa lidar com diversos perfis profissionais.

Gestão de pessoas

O gerente médio transita por diferentes cenários com a responsabilidade de interligar os interesses da alta gestão com as habilidades dos times operacionais. Em uma posição intermediária, sua habilidade de gerenciar pessoas é colocada à prova de modo recorrente. 

As soft skills são mais exigidas, sobretudo a inteligência emocional, considerando o curto tempo entre a absorção e execução das estratégias, além de ser um profissional que precisa lidar com constantes gargalos da produção e administrar problemas ligados a questões culturais. Por isso, o recrutamento de média gerência deve ser estratégico e cuidadoso.

Para cumprir os prazos e compromissos, por vezes trabalhando com recursos humanos e técnicos limitados, esses profissionais precisam ter o dom de gerir pessoas. 

Em uma atuação dividida, de um lado deve garantir as entregas com qualidade, conforme espera a alta gestão. Do outro, tem como desafio engajar e motivar o time para que os colaboradores realizem suas atividades de forma eficiente. Aqui, entra em cena sua habilidade de compreensão das necessidades individuais para exercer uma liderança harmoniosa. 

De modo geral, uma equipe é composta por profissionais de diferentes idades, experiências e aspirações. Enquanto alguns estão focados em garantir a estabilidade de emprego e renda, outros desejam se desenvolver e crescer na carreira. 

Propagação da cultura organizacional

A difusão da cultura da empresa também faz parte da conduta esperada da média liderança. Para que as tarefas sejam executadas com qualidade e dedicação, o time deve estar conectado com os valores e crenças defendidos pela organização. 

O líder médio é um influenciador natural e a ele compete fortalecer e unir o time em torno da cultura organizacional. Uma atmosfera de trabalho conectada aos princípios culturais gera estímulos para o crescimento e evolução, por isso, a importância de cuidar também desses talentos para que eles próprios acreditem no que transmitem à equipe.

Busca por resultados

Apesar de estar em uma posição de liderança, o profissional selecionado no recrutamento de média gerência deve ter características acentuadas de operação. A busca por resultados exige um conhecimento prático para que ele tenha condições de orientar e até mesmo ensinar ao time como uma tarefa deve ser realizada. 

É um profissional facilitador com expertise não apenas em gestão de pessoas, mas domínio de processos, ferramentas e aplicação de recursos. Assim, é importante saber interpretar as estratégias recebidas da alta gestão e passar para a operação as instruções necessárias.

Delegação de tarefas

Compete à média gerência a distribuição de tarefas, ou seja, delegar as atividades conforme as competências e habilidades de cada colaborador. Para isso, é essencial conhecer o perfil dos profissionais que atuam na operação e conhecer suas capacidades individuais e coletivas. 

A delegação de tarefas envolve uma relação de confiança e responsabilidade entre o líder e seus liderados. A transferência de demanda para o time libera o gerente médio para se dedicar às próprias atividades que, na maioria das vezes, exigem a criação de estratégias sobre os objetivos e estratégias já pautadas pela alta gestão.

Para fazer as entregas no prazo, gerenciar pessoas e conduzir processos, é importante saber delegar. No entanto, ainda que se estabeleça um elevado nível de confiabilidade, é fundamental acompanhar o trabalho da equipe — tanto como suporte, caso seja necessário, quanto para garantir que as tarefas sejam concluídas.

Gestão de qualidade

A pressão, demandas urgentes e prazos acirrados provocam um efeito dominó com cobranças da alta sobre a média gestão, e desta para quem está na ponta. 

Entretanto, o estado de alerta e atmosfera emergencial não podem comprometer a qualidade de entrega dos produtos ou serviços. É nesse momento que as habilidades emocionais se sobrepõem às técnicas para lidar com os contratempos, gerenciar conflitos e manter a calma em um cenário desordenado. 

Diante das mudanças repentinas e imprevistos não planejados, esses profissionais devem transmitir segurança ao time, posicionando-se de maneira firme, mas conscienciosa e empática, equilibrando a situação.

Como realizar o recrutamento de média gerência?

O recrutamento de média gerência deve ser minucioso do ponto de vista estratégico. Alguns passos são muito importantes para garantir o êxito da missão, já que se trata de um processo focado em desenvolvimento e resultados

A melhor forma de acertar na missão é criar uma estrutura com as melhores práticas de recrutamento e seleção, porém incluindo elementos específicos para esse perfil. Fizemos uma pequena lista de etapas, procedimentos e abordagens que o RH pode adotar para recrutar os profissionais de média gerência.

Alinhamento da cultura organizacional

Antes de dar início ao processo de recrutamento de média gerência, é importante compreender bem a cultura e o perfil da empresa para alinhar expectativas e realidade, ou seja, conectar os interesses empresariais com o dos profissionais que estão no mercado em busca de uma nova oportunidade. 

Vale lembrar que, em muitos casos, os talentos para posições gerenciais já estão empregados. Nesse cenário, o trabalho especializado de hunting executa uma “garimpagem” dos profissionais com match perfeito, mas, a proposta deve ser tentadora para cogitar a mudança na carreira.

Divulgação da vaga

Depois de definido o perfil ideal de profissional, é hora de divulgar a vaga ou buscar por um perfil específico no mercado de trabalho. A variação nas possibilidades de divulgação ampliam o leque de busca, favorecendo o acesso a candidatos que possuem as habilidades e competências necessárias. 

Entre os canais mais utilizados estão sua própria rede de conexões, as plataformas online de vagas e contar com o auxílio de uma consultoria, permitindo uma seleção abrangente de talentos por meio do cruzamento de dados para chegar a candidaturas compatíveis com a vaga.

Seleção dos candidatos

É imprescindível dedicar um tempo maior à seleção dos candidatos e convocar para participar do processo somente aqueles que estejam alinhados à cultura e perfil da empresa. 

O conjunto de características almejadas deve englobar critérios que envolvem habilidades e competências, mas também fit cultural. Afinal, de nada adianta selecionar um profissional com competências técnicas e emocionais que saltam aos olhos, mas que não apresenta características condizentes com a cultura da empresa.

Entrevistas e testes

Como dito anteriormente, o recrutamento de média gerência deve ser um processo minucioso. Ao realizar entrevistas e testes, é importante ter atenção não somente aos perfis, mas principalmente às habilidades emocionais e competências técnicas devido à natureza estratégica dessas posições.

Escolha entre os candidatos

Por fim, os melhores talentos serão apresentados e passarão pelo crivo da alta gerência, que procederá com perguntas mais técnicas e aprofundadas. Com o suporte do time de recrutamento para conduzir essa etapa do processo, entre similaridades e diferenças, a decisão sobre a contratação deve observar o que é melhor para a empresa no momento.

Como atrair e reter talentos de média gerência?

Os profissionais de média gerência estão mais propensos à desmotivação. Isso porque dependendo da demanda e da pressão imposta, caso não haja contrapartida, certamente buscarão novas oportunidades no mercado. 

A contratação é apenas o início de um trabalho que deve ser feito posteriormente para manter esses talentos engajados e interessados em permanecer na organização. A média gerência é o combustível de uma engrenagem criada para ser produtiva que, no entanto, precisa de estímulos para funcionar. 

Para atrair e reter os talentos com esse nível de habilidade e competência, é primordial oferecer mais do que um bom salário e benefícios. Veja algumas iniciativas que a empresa pode oferecer!

Bonificações

Além do salário e benefícios comuns, muitos profissionais são atraídos pelas bonificações que podem ser oferecidas como forma de reconhecimento e incentivo. Um bom programa de bonificação e incentivos pode exercer grande impacto sobre esses talentos, com compensações que podem variar de acordo com o desempenho do colaborador.

Mas lembre-se: as métricas que desencadeiam essas bonificações devem ser estipuladas, mensuráveis e reais!

Oportunidade de crescimento

Um profissional de média gerência certamente deseja ir além na carreira e conquistar mais oportunidades na própria empresa. Por isso, ao estabelecer um plano de carreira, dar visibilidade para as atividades desenvolvidas pelo profissional e oportunidades para cocriar projetos, por exemplo, a empresa contribui para o crescimento do mesmo, aumentando os níveis de felicidade no trabalho e contribuindo com seu desenvolvimento profissional.

Programas internos de recrutamento

O recrutamento interno cria oportunidades para os talentos com perfil gerencial de crescer na carreira sem precisar sair da empresa. Além de promover os profissionais que estão à espera de uma chance, o programa interno tem um propósito motivacional e igualitário, já que abre espaço para aqueles que desejam ir além e ocupar um cargo de liderança.

Desenvolvimento de líderes

Quando selecionados, recrutados e contratados, os gerentes médios já apresentam uma bagagem atrativa de conhecimento, habilidades e competências. Porém, isso não quer dizer que não devam se atualizar para reciclar métodos e ideias. 

O desenvolvimento das lideranças é de suma importância para alinhar as práticas da empresa com as ocorrências do mercado. Em contato com outras lideranças, troca de informações e conhecimento, o gerente médio se torna um perfil ainda mais preparado para lidar com os desafios diários.

Quais as oportunidades e desafios para o recrutamento de média gerência?

A contratação de profissionais para ocupar um cargo de liderança exige do time de recrutadores um feeling mais apurado para avaliar pequenas e grandes características que formam o perfil de um talento de média gerência

Da descrição na candidatura à triagem e testes comportamentais, é preciso se concentrar nos detalhes para identificar o perfil ideal para a empresa. Fora isso, existem interferências externas que impactam a escolha e decisão!

Fit cultural

Esse deve ser um ponto de equilíbrio entre candidatos e empresa para que os interesses e perspectivas futuras sejam conectados positivamente. São muitos os aspectos, na atualidade, que interferem na formulação cultural de pessoas e empresas, e o maior desafio do RH está em unir esses dois polos.

Momento do mercado de trabalho

O mercado está em transformação, especialmente, devido à mudança no formato de trabalho, dividido entre presencial, híbrido e remoto. Os profissionais estão mais exigentes, priorizando o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, demandando das empresas maior cuidado ao oferecer uma vaga de emprego. 

Com isso, as estratégias de recrutamento devem ser repensadas para adequar os objetivos da organização com as necessidades dos colaboradores, pensando, inclusive, naqueles que já fazem parte do time e não apenas em quem está prestes a integrar a equipe.

Diversidade dos bancos de talentos

Para aumentar as chances de atrair os melhores talentos, é recomendável contar com o trabalho especializado de mapeamento desses profissionais, compondo um banco mais restrito de perfis atrativos para a empresa.

A abertura de vagas afirmativas e para pessoas que não sejam necessariamente do mesmo ramo de atuação, por exemplo, pode ser um grande trunfo!

Possibilidade de crescimento

De nada adianta desejar profissionais talentosos para ocupar posições de liderança, esperando resultados significativos, sem oferecer algum tipo de benefício em troca. O bom salário é, basicamente, uma obrigação considerando o retorno que se espera de um profissional de alta performance. 

A possibilidade de crescimento profissional é o que chama a atenção e desperta o interesse dos talentos gerenciais em relação a uma empresa. Por isso, se quiser garantir o interesse e permanência de um gerente médio, competente e habilidoso, invista em um programa de desenvolvimento para líderes antes de partir para o recrutamento. 

Agora que você já sabe como funciona o recrutamento de média gerência, além dos desafios e percalços enfrentados no processo, que tal contar com a ajuda de especialistas para agregar valor n o mapeamento e busca de talentos no mercado? 

Aproveite a visita para ler mais sobre o assunto em nosso blog e se manter em dia quanto aos processos e tendências de recrutamento e seleção!

Leave a comment