Skip links

O papel dos líderes C-level no mundo corporativo

Quando falamos em cargos C-level nos referimos aos cargos de liderança nas grandes companhias ou startups, costumeiramente iniciados pela letra “C”, como CEO, CFO e CMO. Para ajudar a entender melhor cada um desses cargos e suas funções específicas dentro das empresas, no final desse texto você encontra um descritivo dos cargos C-level.

Por estarem no topo do escalão das empresas, esses profissionais são considerados os mais influentes e os que possuem maiores responsabilidades. Habilidade de liderança e conhecimento dos fundamentos do negócio são essenciais para quem ocupa esses cargos.

O que faz um executivo C-level?

Basicamente, os membros do C-Level trabalham para garantir que as estratégias e operações da empresa, dos mais diversos setores, estejam alinhadas com os planos e políticas estabelecidos. Por isso, são posições das quais se espera tomada de decisões de risco, grande carga de trabalho e, por consequência, alta remuneração.

Todo cargo gerencial possui seus próprios desafios, e no caso da alta liderança a palavra de ordem é gestão. Esses executivos, independentemente de suas funções especificas, são gestores e tomam decisões que afetam o futuro da empresa e de todos que atuam nela.

Diante disso, algumas competências se tornam prioridade, enquanto outras têm de ficar em segundo plano, nas mãos de uma equipe ou de um colaborador. É fundamental que os membros do C-Suite (como é chamada a cúpula de líderes executivos) ou comitê gestor, estejam alinhados entre si, com a mesma visão e valores. Isso facilitará muito na hora de ver o negócio de forma ampla.

Desafios dos executivos

Falando nesse assunto, cada vez mais as organizações estão transformando a gestão para o formato horizontal e, com isso, suas estruturas ficam mais baseadas em equipes. Isso faz com que a composição dos times se torne cada vez mais importante em todos os níveis, o que também significa que as principais equipes estão se expandindo e se tornando cada vez mais especificas.

Segundo um estudo da Universidade de Harvard, as equipes de primeiro escalão das grandes companhias quase dobraram de tamanho desde os anos 80, tendência que se deve, em parte, à queda na demanda por líderes generalistas e ao aumento da procura por gestores com conhecimentos específicos.

O atual ambiente de negócios está muito longe do que era há uma ou duas décadas. Agora, interrupções frequentes do mercado, uma economia global e a acelerada mudança tecnológica significam que os problemas que as empresas enfrentam são mais difíceis, mais complexos e mais multidimensionais do que nunca.

Nesse cenário, os líderes seniores perceberam que precisam ir além de seus papéis funcionais e operar em conjunto com outras áreas para alcançar os objetivos macro das organizações, e conduzi-las com uma rede ágil. Essa é a grande diferença entre os verdadeiros líderes C-level e os antigos executivos.

O que é preciso para chegar a um cargo C-level?

Hoje, quem quer ser líder precisa se sentir confortável ​​com a complexidade e saber admitir quando não tem as respostas. Deve ter disposição para se reinventar e se adaptar às novas normas de liderança. Líderes que querem estar prontos para o presente e para o futuro precisam desenvolver algumas habilidades, focando nas competências digitais que regerão a transformação organizacional nos próximos anos.

Para Adaildo Vieira, sócio da FESA Group, “as organizações têm se tornado muito focadas em trabalhar com equipes em detrimento de centralizar a decisão em apenas um executivo sênior. Nesse contexto, o mercado vem exigindo uma visão empreendedora dos executivos de liderança. Quem deseja ocupar os mais altos cargos executivos deve estar pronto para incorporar essas tendências, trazer algo novo de que as organizações precisem e estar a todo tempo preparado para uma eventual nova onda de mudanças.”

Adaildo destaca ainda que “para alcançar a sinergia do corpo C-Level, também é necessário ter sistemas de gerenciamento de desempenho que facilitem a formação dessas equipes e que ofereçam aos líderes uma experiência multifuncional”. Afinal, nos próximos anos, a expectativa é que essa necessidade seja cada vez maior e impulsione a evolução contínua no corpo da alta liderança.

Desde 2019, a FESA Executive Search já ajudou empresas a encontrar mais de 46 executivos C-level, dentre os setores de Consumo, Indústria, Mercado Financeiro, Tecnologia, Agronegócios e Startups.

Descritivo dos cargos C-level

CEO – Chief Executive Officer

É o executivo com maior responsabilidade em uma empresa, liderando todas as decisões de negócios e guiando os outros profissionais C-level.

COO – Chief Operating Officer

Executivo responsável pela operação e costuma ser o braço direito do CEO. Enquanto o CEO pensa a estratégia, olhando para o mercado, os olhos do COO estão inteiros na operação.

CFO – Chief Financial Officer

Esse é o principal executivo de finanças. Alguns CFOs têm foco exclusivo na gestão de recursos, outros têm um olhar mais moderno e sistêmico.

CMO – Chief Marketing Officer

Executivo de Marketing que nos últimos anos, com a explosão das plataformas digitais e a necessidade de garantir a experiência do consumidor de forma consistente, ganhou uma atuação ainda mais complexa e estratégica.

CHRO – Chief Human Resources Officer

Principal executivo de recursos humanos. Não é uma figura tão comum em empresas de médio porte. Normalmente, uma empresa precisa de um C-Level de recursos humanos quando pessoas são um recurso importante no diferencial competitivo da companhia, na produtividade, no custo da operação e na satisfação dos clientes.

CIO, CTO – Chief Information Officer e/ou Chief Technology Officer

O executivo que garante a tecnologia para sustentar as operações. Tem uma importância vital também, principalmente em negócios digitais, no fluxo de inovação e muitas vezes na transformação digital das empresas.

Quer saber mais sobre como a FESA Group pode ajudar você e sua empresa? Entre em contato conosco:





    Conheça nossas soluções