7 oportunidades e desafios da gestão de pessoas
Os colaboradores são a parte mais valiosa da estrutura de uma empresa, uma vez que suas habilidades e dedicação são elementos fundamentais para alcançar as metas e superar desafios. Nesse aspecto, realizar uma boa gestão de pessoas torna-se uma atividade crucial que contribui não somente para a eficiência no dia a dia, mas também para a construção de um ambiente profissional saudável e produtivo.
No entanto, engana-se quem pensa que gerenciar profissionais é uma atividade exclusiva do setor de RH. Essa não é uma tarefa fácil, visto que existem inúmeras oportunidades e desafios na gestão de pessoas. Por isso, deve ser realizada em conjunto por todos que lidam diretamente com os colaboradores, o que faz dos gestores uma peça fundamental nas análises e desenvolvimento de planos de ação para criar times prósperos, engajados e com sinergia.
Neste conteúdo, você conhecerá as principais oportunidades e desafios da gestão de pessoas, e métodos que podem fazer diferença na sua equipe. Confira!
Quais são os principais desafios da gestão de pessoas?
1. Atração e retenção de talentos
A atração e retenção de talentos é um dos principais desafios da gestão de pessoas, com início logo no processo de recrutamento e seleção. Atrair talentos que possuam as habilidades necessárias e se identifiquem com o propósito da empresa é determinante para ter nos times e, principalmente, nas lideranças profissionais que acreditam no impacto de suas atividades.
Uma vez que o profissional ideal é encontrado pelos recrutadores e aceita uma nova posição, o desafio passa a ser a retenção desse talento. Investir em práticas como a promoção do equilíbrio entre vida pessoal e profissional, remuneração estratégica e pacotes de benefícios atrativos pode fazer a diferença para manter um bom profissional engajado com suas atividades.
2. Engajamento dos colaboradores
O engajamento dos colaboradores diz respeito ao nível de envolvimento de um profissional com suas atividades na empresa. Ele é fundamental para o bom funcionamento do negócio, uma vez que, quanto mais engajado é o funcionário, maiores são a motivação, energia e sentimento de dono empregados na execução das demandas, contribuindo para o crescimento saudável e inovação na organização.
Por outro lado, quando o nível de engajamento é baixo, o profissional não vê propósito no seu trabalho, o que leva a situações como impacto na saúde mental, baixa produtividade e busca ativa por novas oportunidades.
Manter os colaboradores engajados é um dos maiores desafios da gestão de pessoas, por isso, o RH e as lideranças devem agir ativamente e em conjunto para fortalecê-lo. Criar momentos para conhecer a opinião dos colaboradores com relação a benefícios e cultura organizacional, dar feedbacks constantemente, investir em programas de capacitação e estruturar um plano de carreira revisitado periodicamente, por exemplo, são ações possíveis para fazer a diferença nas rotinas organizacionais.
3. Fortalecimento da cultura organizacional
A cultura organizacional é o elemento central da gestão de pessoas, uma vez que sua manutenção é fundamental para atrair e reter talentos nas empresas, além de moldar os objetivos organizacionais, o nível de interação entre os colaboradores e até mesmo as tomadas de decisão com relação a investimento.
Seu fortalecimento torna-se um desafio justamente pela sua importância, sendo necessário que os profissionais de gestão de pessoas busquem e avaliem constantemente quais ações contribuem para o fortalecimento da cultura organizacional e como as perpetuar, especialmente com a consolidação dos novos modelos de trabalho.
Ser transparente, praticar a gestão inclusiva, ter líderes que refletem os valores da empresa, investir no desenvolvimento dos profissionais e na comunicação interna, por exemplo, são medidas efetivas para envolver os funcionários e criar uma cultura organizacional a qual todos se sintam importantes e pertencentes.
4. Promover inovação
Um desafio da gestão de pessoas que está atrelado ao engajamento é o estímulo à criação de um ambiente de inovação. Ambientes de trabalho inovadores desenvolvem um diferencial competitivo frente àqueles que permanecem apegados a métodos tradicionais, uma vez que estarão melhor preparados para novidades de mercado e até mesmo inspirando tendências em seus setores de atuação.
Nesse sentido, o RH, em conjunto com os líderes da empresa, deve estar um passo à frente, tomando medidas para manter a organização relevante. Mapear as principais lacunas nas estratégias de negócio, definir líderes para cada frente a ser resolvida, envolver os colaboradores para conhecer seus pontos de vista e investir em diversidade e inclusão, por exemplo, são medidas eficazes para “furar a bolha” e ver os desafios do negócio por uma nova perspectiva.
E quais são as oportunidades?
1. Gestão inclusiva
Você sabia que investir em práticas de diversidade potencializa os resultados do negócio? Isso mesmo! Empresas que valorizam um ambiente com profissionais diversos, seja na condição de gênero, raça, etnia ou idade, por exemplo, apresentam performance acima daquelas que priorizam ambientes homogêneos. Nesse cenário, uma oportunidade da gestão de pessoas é conhecer e investir nas práticas de gestão inclusiva.
A gestão inclusiva se refere a um conjunto de práticas para criar um ambiente corporativo colaborativo, seguro e agradável para todos os profissionais de uma empresa. Ao investir nessa prática, a organização demonstra seu comprometimento com a sociedade e todos aqueles que, de alguma forma, possuem relações com ela.
Além disso, essa prática fortalece a cultura organizacional, imagem enquanto marca empregadora, cria um ambiente favorável à performance e com colaboradores mais felizes e engajados, o que, consequentemente, aumenta a capacidade da empresa de atrair e reter talentos.
2. Capacitação e desenvolvimento profissional
O desenvolvimento de colaboradores faz parte de uma cultura de valorização e reconhecimento, impactando diretamente na retenção, engajamento e percepção da cultura organizacional.
Oferecer treinamentos, workshops e mentorias para todos os profissionais que fazem parte da sua empresa é uma grande oportunidade da gestão de pessoas, uma vez que apresenta benefícios para ambas as partes: se por um lado o colaborador adquire novos conhecimentos, atualiza os que já tinha e sente-se valorizado pela empresa, do outro, a empresa fortalece sua cultura organizacional, engaja esses profissionais e reduz custos com novas contratações.
Felizmente, hoje, as empresas podem contar com o auxílio da tecnologia para capacitar profissionais. Contratar plataformas online de educação corporativa, por exemplo, é um bom caminho. Na FESA Group contamos com a Trillio, HR Tech do Ecossistema FESA que oferece soluções personalizadas para o desenvolvimento de competências técnicas, humanas e comportamentais para profissionais em início de carreira gerencial.
3. Desenvolvimento da jornada do colaborador
A jornada do colaborador é um conceito que detalhada todas as interações e experiência que um profissional vivencia desde o momento em que entra na empresa até o seu desligamento. Nesse aspecto, a jornada não se limita às atividades relacionadas ao trabalho, mas também aos aspectos sociais, emocionais e culturais, somados à relação do colaborador com a organização.
Por essa razão, desenvolver a jornada do colaborador é uma grande oportunidade da gestão de pessoas, sendo tão importante quanto outros aspectos que englobam a produtividade e desempenho dos profissionais, visto que essa prática também influencia no engajamento, taxa de turnover e employee experience.
O setor de recursos humanos possui um papel fundamental na promoção de uma experiência do colaborador positiva. As políticas de RH conectadas com a cultura organizacional, recrutamento eficiente, investimento em desenvolvimento e benefícios atraentes criam um ambiente saudável para o crescimento e influenciam positivamente na felicidade corporativa.
Ao aprofundar-se nas boas práticas de recursos humanos, é possível perceber que as oportunidades e desafios da gestão de pessoas acompanham as transformações do mercado e da sociedade. Por isso, atualizar-se com frequência é imprescindível para proporcionar uma boa experiência aos colaboradores e consolidar a empresa como um bom lugar para se trabalhar.
Quer saber mais sobre as oportunidades e desafios da gestão de pessoas? Então, acesse o blog da FESA Group e confira nossos conteúdos exclusivos!