Skip links

Saúde mental no ambiente de trabalho: o case da FESA Group.

Mesmo com o aumento dos debates a respeito do tema, a saúde mental no ambiente de trabalho ainda se mostra um tema sensível. Campanhas como o Janeiro Branco e Setembro Amarelo existem para nos alertar sobre esse tema de extrema importância — segundo um estudo realizado pela Mental Health America em 2019, 70% dos colaboradores das empresas têm receio de falar sobre o assunto para seus líderes.

Para entender esse cenário nas empresas, convidamos nossos seguidores do LinkedIn para responder à pergunta: “O que sua empresa faz para promover a saúde mental dos colaboradores?”. 44% dos respondentes revelaram ter à disposição programas de apoio psicológico, e entre as opções menos votadas estão palestras e treinamentos sobre o tema (12%), além de programas de benefícios (19%).

O tema se apresenta como um terreno fértil para ações que podem ser tomadas, tanto individual quanto coletivamente, sob a perspectiva das empresas junto às suas equipes. Mas, como as empresas podem promover a saúde mental no ambiente de trabalho?

Para inspirar o RH nessa jornada contínua, apresentamos um case com ações internas para promover a saúde mental dos colaboradores. Confira!

Saúde mental no contexto pré e pós pandemia

Um dos valores mais evidentes na FESA Group é o cuidado genuíno, uma parte extremamente forte da nossa cultura organizacional que valoriza a essência humana — e essa valorização não fica apenas no discurso, ela é colocada em prática!

Antes da pandemia, com o trabalho presencial, os momentos de interação eram frequentes: reuniões em conjunto, almoços, happy hours, momentos de descontração durante o expediente… Com a comunicação no dia a dia, de certa forma, era possível “ler” os colegas nas entrelinhas e entender quando a saúde mental estava em dia, ou quando não estava.

Com a chegada da pandemia e as medidas de isolamento social, houve um momento de adaptação. Inicialmente, a mudança do regime de trabalho para home office nos fez acreditar que teríamos apenas benefícios: menos horas no transporte, economia com alimentação, mais tempo livre… Mas, com o passar do tempo, percebemos que esse mar de rosas viria com alguns espinhos, como as horas a mais de trabalho por ter o escritório a alguns passos de distância — comportamento conhecido como produtividade tóxica.

Como a FESA Group agiu para promover a saúde mental no ambiente de trabalho

Ao perceber que o “novo normal” seria longo, decidimos implementar uma série de ações para entender a situação emocional dos colaboradores, e ajudá-los a passar por esse período da forma mais leve possível.

Comunicação transparente

Você sabe como o seu time está se sentindo? Durante o período de isolamento, o RH estabeleceu uma rotina diária de conexão com os colaboradores a partir de ligações telefônicas para um bate-papo informal — falar sobre a família, os sentimentos, a rotina…

Além da conexão pessoal, as reuniões do grupo foram pautadas na transparência, falando sobre agendas de trabalho, dificuldades individuais e coletivas, e questões financeiras.

Treinamento

Além da comunicação, desenvolvemos treinamentos e rodas de conversa para entender como os colaboradores estavam colocando em prática os aprendizados, e como se sentiam após isso para determinar os próximos passos.

Para escolher os treinamentos e temas das rodas de conversa, observamos o comportamento e sentimento dos colaboradores nesse período de adaptação. Muitas pessoas estavam se sentindo culpadas por realizar atividades pessoais ao longo do dia, ou de “desligar” do trabalho ao final do expediente, e foi por aí que começamos.

Dentre os treinamentos, estava o de gestão do tempo. Ao final, fizemos um combinado: o horário de trabalho chegou ao fim? Então, feche o computador e realize atividades pessoais, como passear com o cachorro, ligar para um amigo, preparar uma refeição ou simplesmente descansar.

Com o passar do tempo, percebemos que as pessoas mudaram seus hábitos, deixando de enviar ou responder mensagens fora do horário de trabalho, por exemplo, e criando uma rotina com início e fim para as atividades.

Acompanhamento psicológico com benefícios flexíveis

Investir no acompanhamento psicológico é fundamental para manter a saúde mental no ambiente de trabalho. Por isso, disponibilizamos o benefício flexível da Swile — HRTech do ecossistema FESA — para que os colaboradores pudessem escolher a melhor forma de investir o recurso.

Com a modalidade “totalflex”, é possível arcar com atividades como terapias individuais, academia, aulas de meditação e demais serviços para suprir as necessidades individuais.

Atividades laborais

Nomeado de “Respira, Não Pira”, o projeto de atividades laborais incluía várias ações em grupo ao final da semana para finalizá-la de forma mais leve. Entre as práticas, estavam:

  • ioga e meditação guiada;
  • pilates;
  • cross funcional;
  • cozinhando com a chef de cozinha;
  • spinning; e
  • bate-papo com nutricionista.

Cada colaborador podia escolher sua atividade de interesse, e participar de 4 encontros durante um mês para a realização da mesma. O projeto durou 3 meses, e teve efeito positivo para além do ambiente de trabalho. Afinal, muitos colaboradores descobriram um novo hobby e iniciaram novas atividades, até então inexploradas, para afastar o estresse do dia a dia.

Comemoração de aniversário da FESA

No mês de junho, a FESA Group faz aniversário. Para celebrar, convidamos o Marcio Balas, precursor do Drs. Da Alegria, para conversar conosco e, claro, nos fazer rir.

Ele falou muito sobre a arte do improviso, sobre o quanto nos permitimos errar, quanto estamos de fato abertos para novo, entre outros temas que por algumas horas nos fez lembrar do nosso propósito de impactar positivamente a vida das pessoas — mas começando pelas nossas próprias vidas.

Como perpetuar uma cultura em prol da saúde mental?

Criar e manter uma cultura em prol da saúde mental é uma estrada a ser percorrida continuamente. Hoje, temos os escritórios abertos e apostamos em uma jornada híbrida, de acordo com os protocolos de segurança necessários, para incentivar o contato diário que torna o nosso negócio tão rico.

Acreditamos que o contato humano contribui essencialmente na saúde mental, promovendo a interação entre todos os colaboradores em diferentes níveis.

Para perpetuar essa cultura, assim como na FESA Group, é fundamental criar ações recorrentes e diferentes que reforcem o compromisso da empresa com o bem-estar dos indivíduos, das equipes e de todos que cercam o negócio. Afinal, o que nos move são as pessoas, e a transformação deve começar dentro de casa.

Quer saber como podemos te ajudar a aprimorar a cultura organizacional e promover a saúde mental no ambiente de trabalho? Entre em contato, e fale com um de nossos especialistas!

Conheça nossas soluções