Skip links

Como o RH pode promover a saúde mental no trabalho?

Não é segredo para gestores de RH: o principal ativo de uma empresa é — e sempre será — seus colaboradores. Por isso, investir em todos os aspectos que moldam o desempenho de um profissional deve ser uma prioridade. Muito além das habilidades técnicas, existe um aspecto-chave que deve guiar as ações dos profissionais de recursos humanos: a saúde mental no trabalho.

O bem-estar mental é um dos principais indicadores da gestão de pessoas, influenciando diretamente na produtividade e satisfação dos colaboradores com a empresa. Por isso, entender e aplicar ações que promovam a felicidade com o ambiente de trabalho é fundamental.

Quer descobrir quais são essas ações e como elas podem impactar positivamente no desempenho dos colaboradores da sua empresa? Então, continue a leitura e conheça nossas dicas práticas!

A saúde mental dos brasileiros e o ambiente de trabalho

Dados do Ministério da Previdência Social apontam que o número de profissionais afastados de suas posições por questões de saúde mental, transtornos psicológicos e comportamentais em 2023 foi 38% maior que o ano de 2022. A Organização Mundial da Saúde estima que todo ano são perdidos 12 bilhões de dias de trabalho ao redor do mundo por problemas de saúde mental, custando à economia global quase 1 trilhão de dólares.

Síndrome de Burnout, Transtornos de Ansiedade e Depressão, e Transtorno do Pânico são algumas condições de saúde mental que também tem como origem o trabalho e afetam diretamente o desempenho e a motivação dos funcionários, resultando em maior rotatividade e menor produtividade. Portanto, é fundamental que as empresas adotem medidas para promover a saúde mental de seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho mais saudável e acolhedor.

O que as empresas podem fazer para promover a saúde mental no trabalho?

Abaixo, conheça algumas iniciativas práticas que você pode implementar para promover a saúde mental no trabalho:

Capacitar líderes

É essencial que os líderes estejam preparados para reconhecer os sinais e saber como agir. Treinamentos específicos sobre saúde mental no trabalho podem ajudar gestores a lidarem com essas questões de forma empática e eficaz, criando um ambiente de acolhimento e suporte para seus subordinados.

Incentivar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Promova políticas que incentivem um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Isso pode incluir horários flexíveis, a possibilidade de trabalho remoto e a promoção de pausas regulares durante o expediente.

Promover um ambiente de trabalho seguro e acolhedor

Criar um ambiente onde os funcionários se sintam seguros para expressar suas preocupações sem medo de retaliação deve ser parte da cultura organizacional da empresa. Ter políticas de comunicação aberta, apoio psicológico e espaços de descompressão são meios de alcançar esta realidade.

Realizar pesquisas de clima que abordem o bem-estar

Pesquisas de clima organizacional são ferramentas poderosas para entender como os funcionários se sentem em relação ao ambiente de trabalho. Incluir perguntas específicas sobre bem-estar mental podem fornecer insights valiosos e direcionar ações específicas para melhoria. Mas, cuidado! Este é um tema sensível e que deve ser estudado com cautela. Por isso, busque sempre o auxílio de especialistas no assunto.

Oferecer benefícios que estimulem a saúde física, mental e emocional

Benefícios como planos de saúde com cobertura para terapias de abordagens diversas e programas de apoio ao colaborador podem fazer uma grande diferença na qualidade de vida. Ainda, benefícios adicionais como clubes de desconto, cartão de benefício flexível e associações com outras empresas que incentivem atividades físicas, esportivas, culturais e de relaxamento são boas opções.

Falar sobre o tema durante todo o ano

A saúde mental deve ser um tema constante nas discussões da empresa. Programas específicos, rodas de conversa com especialistas e campanhas de conscientização podem ajudar a quebrar o tabu, reconhecer os sinais e incentivar os funcionários a buscar ajuda sempre que necessário.

Recorrer a especialistas de saúde mental no trabalho

Ter profissionais de saúde mental disponíveis para consultas, palestras e workshops é uma excelente maneira de fornecer suporte contínuo aos funcionários. Programas de felicidade corporativa também podem ser implementados para promover um ambiente de trabalho positivo e saudável.

Promover a saúde mental no trabalho não é apenas uma questão de bem-estar dos colaboradores, mas também uma estratégia de negócios inteligente. Empresas que investem no bem-estar mental de seus funcionários tendem a ter equipes mais motivadas, produtivas e fortalecer sua marca empregadora.

Ao adotar práticas que promovam a saúde mental no trabalho, o RH pode criar um ambiente mais saudável e acolhedor, onde os funcionários se sentem valorizados e apoiados, contribuindo para o sucesso a longo prazo da organização.

Gostou do conteúdo? Então, siga a FESA Group nas redes sociais para receber atualizações frequentes sobre as principais tendências e assuntos do mercado direto em seu feed! Estamos no LinkedIn e Instagram.

Leave a comment