Skip links

Será que está na hora de voltar para o escritório?

Mesmo com sintomas mais leves, nova variante do coronavírus requer cuidados para preservar a saúde dos colaboradores

Muitas empresas já tinham em seus planos a volta ao trabalho presencial no primeiro trimestre de 2022. Mas com nova variante do coronavírus, aumento do número dos casos de Covid-19 e até de casos Influenza, a pergunta que surge é: será que está na hora de voltar para o escritório? Segundo Fernanda Azzi, Head de RH e sócia da FESA Group, a avaliação da estratégia de retorno ao trabalho nos escritórios deve ser revista. “Estamos vivendo uma onda em que o número de casos da doença aumentou muito. Todo mundo conhece alguém que está com Covid-19 e isso causa maior insegurança nas pessoas que ficam próximas fisicamente no escritório”, contextualiza.

Por outro lado, para a empresa também é mais prudente que seus funcionários se mantenham em home office, se possível, pois mesmo que a doença agora apresente sintomas mais amenos e um número menor de internações, ela pode causar impactos dentro da organização. “A produtividade de alguém com dor de cabeça, por exemplo, é reduzida. Além de existir a chance de uma contaminação pelo vírus no escritório, que traz uma grande preocupação”, destaca Fernanda.

E o que levar em consideração ao reavaliar a volta presencial aos escritórios?

  • Valores da empresa – Nada adianta a empresa ter como valor o cuidado, mas exigir que neste momento de aumento de casos da Covid-19 e de Influenza que seus colaboradores estejam presencialmente nos escritórios.
  • Segurança física e psicológica dos colaboradores – O distanciamento tem que ser possível e respeitado nos locais de trabalho e, de certa forma, o colaborador não deve estar preocupado em estar no escritório. Isso acarreta uma percepção negativa da liderança, que acaba influenciando na confiança, produtividade e comprometimento.
  • Necessidade de estar fisicamente presente – Existem casos de novos colaboradores que para serem treinados, precisam estar presentes fisicamente. Neste caso, é preferível que ele esteja presencial com mais um colega de trabalho e o restante em casa, mantendo a segurança de todos.

“Aqui na FESA tivemos um aumento significativo de casos positivos de Covid-19 no retorno das férias coletivas. Frente a esta situação e com o cenário de maior transmissão da ômicron, a nova cepa dominante do coronavírus, retornamos ao modelo 100% home office, pois levamos em consideração esses pontos”, contou a especialista.

Precisamos voltar para o escritório. Quais cuidados para proteger os colaboradores?

  • Interditar mesas para que seja respeitado o distanciamento entre os postos de trabalho.
  • Intensificar a limpeza de mesas, copa e banheiros.
  • Fiscalizar a utilização da máscara dentro do escritório.
  • Tentar deixar a maior quantidade de janelas abertas para a circulação do ar.
  • Reforçar junto ao colaborar a importância de, diante de qualquer sintoma relacionado à Covid ou Influenza, permanecer em casa até que se tenha certeza de que não está infectado.
  • Propor uma escala para reduzir o número de pessoas circulando no mesmo período no escritório.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Entre em contato com a gente:





    Conheça nossas marcas: