Skip links

4 Dicas para aprimorar o seu networking

Contatos são uma parte fundamental do processo de networking, mas um networking realmente efetivo vem de conexões que te proporcionam crescimento, oportunidades profissionais e trocas de experiências. O seu papel, tanto no networking presencial quanto no online, deve ser estratégico e abrangente.

Mais do que trocar um cartão de visita ao frequentar eventos, existem outros pontos importantes para aprimorar seu networking. Confira aqui 4 dicas selecionadas especialmente pelos consultores da FESA Group para te ajudar a aprimorar seu networking:

1. Não tenha medo de ser visto

A timidez ou o medo de exposição podem te atrapalhar na hora de fazer seu networking. Se você ainda sente dificuldades nesse aspecto, mesmo já estando em uma posição profissional importante, você pode procurar programas de desenvolvimento pessoais e coaching focados em aprimorar aspectos do seu comportamento.

Aqui na FESA Advisory, braço de consultoria estratégica da FESA Group, por exemplo, temos um programa de Coaching Executivo criado especialmente para apoiar o desenvolvimento individual, com o propósito de conhecer e dar o suporte necessário para o indivíduo na sua jornada profissional, ampliando seu autoconhecimento. No programa, passamos por questões como personalidade, valores, sonhos e objetivos de vida e carreira. Uma parte importante desse processo é a identificação de metas e plano de ação específicos para gerenciá-los e atingi-los.

2. Estabeleça uma rotina e crie metas

Estabelecer metas pode te ajudar em diversas fases da carreira e na hora de aprimorar o seu networking não é diferente. É importante sair de sua zona de conforto, ser proativo e traçar um plano. Assim, você evita a procrastinação e os “tiros no escuro” ao frequentar lugares e conhecer pessoas que não possam te oferecer trocas profissionais tão positivas.

Comece mapeando os profissionais da sua área, aqueles que você considera estratégicos para se conectar. Anote os locais que eles costumam a frequentar, certificados que possuem etc. Isso te dará uma direção para agir. Ao conhecer ou se conectar com ao menos um colega de profissão por semana, por exemplo, você já está mais perto de alcançar seus objetivos.

Ter uma mente aberta é sempre uma vantagem! Por isso, assuma o compromisso de colocar sua opção em prática e, quando começar a ver resultados, tente outra tática para obter ainda mais sucesso.

3. Não esqueça do digital

Assim como conhecer as pessoas certas, também é preciso estar nos lugares certos. Seminários, palestras, meetups, encontros de investidores e empreendedores e espaços de trabalho compartilhados com certeza são alguns desses lugares e devem fazer parte da sua rotina. Mas será que você participa deles com a mentalidade certa?

Não seja apenas um colecionador de cartões de visita. O ideal é que nesses eventos e encontros você inicie conversas com estranhos para saber mais sobre o que fazem e como você pode ajudá-los. Se puder se tornar uma pessoa significativa para alguns, por oferecer algum valor, eles estarão mais abertos a recebê-lo como parceiro.

Mas, você não pode esquecer que hoje vivemos em uma era digital. E nesse mundo, as redes sociais desempenham um papel de destaque. Através de plataformas como o LinkedIn, você consegue expor seu perfil, criar contatos profissionais e ainda gerar relevância e autoridade para sua carreira.

É importante saber separar o pessoal do profissional para evitar uma crise de imagem nas redes sociais. Utilize esse espaço para compartilhar apenas conteúdos relevantes para sua área e carreira. Posts com notícias importantes do setor ou da sua empresa, momentos marcantes do seu dia e parcerias são ótimos conteúdos e geram muito engajamento.

Caso você ainda não seja um usuário frequente do Linkedin, um bom primeiro passo é atualizar o seu perfil. Você pode fazer isso seguindo as dicas que demos aqui: Seja encontrado: como atualizar seu perfil no LinkedIn

4. Seja proativo e prestativo

Outro ponto importante é não esperar apenas que o seu networking te traga resultados. Fazer uma troca, dividir experiências e se mostrar prestativo com seus colegas cria uma comunicação de mão dupla essencial. Para isso não existe segredo, você pode se propor a solucionar problemas, indicar serviços, leituras e ferramentas, além de apresentar seu contato para outros profissionais e vice-versa.

O acompanhamento é o outro lado da moeda. Certifique-se de que você não fez apenas contatos, lembre-se que é preciso estabelecer uma conexão real com as pessoas. Para isso, sempre que conhecer alguém pessoalmente, conecte-se com ela em seu LinkedIn, convide-o para um café ou um almoço. O mesmo vale para aqueles contatos profissionais com os quais você não fala há algum tempo. Sempre é hora de reencontrá-los.

Quer saber mais sobre como a FESA Group pode ajudar você? Entre em contato conosco:





Conheça nossas marcas:

Leave a comment