Skip links

Assessment: o que é, benefícios e 4 motivos para usar no recrutamento de alta e média gerência

Contar com os talentos certos é fundamental para que um negócio prospere de forma saudável. Seja aplicando dentro da organização ou no processo de recrutamento e seleção, fazer o uso de assessment é uma das melhores opções para auxiliar o RH.

Com ele é possível identificar habilidades e competências específicas e essenciais em cargos de gestão. Aplicável tanto nas avaliações internas quanto no processo de recrutamento e seleção, é um recurso de descoberta de talentos que auxilia a encontrar e desenvolver os melhores ideais para as posições em aberto. 

Neste conteúdo trazemos o conceito de assessment e como ele contribui para a efetividade do recrutamento e seleção. Continue lendo e veja por que sua empresa deve investir nesse método de avaliação!

O que é assessment?

Na tradução literal, assessment significa “avaliação”. Na gestão de pessoas, essa ferramenta é usada para avaliar o perfil de um profissional e identificar suas principais habilidades técnicas e comportamentais, bem como sua aplicabilidade em prol dos desafios da empresa.

Realizado por meio de testes, o principal objetivo dos assessments é mapear pontos específicos de um perfil profissional — como capacidade de liderança, pensamento crítico e tomada de decisão — para conhecer as potencialidades e pontos de desenvolvimento de um candidato ou colaborador.

Fazer o uso de assessments durante a jornada do colaborador é fundamental. Isso porque, além de auxiliar a empresa na contratação de talentos que possuam o perfil mais adequado para a vaga, ela contribui para o mapeamento de habilidades, desenvolvimento dos profissionais, criação de um plano de desenvolvimento (PDI) e até mesmo na gestão de sucessão.

Como assessments contribuem para o processo de recrutamento e seleção de alta e média gerência?

Traça perfis mais completos

Durante o processo de recrutamento e seleção de líderes — seja para a alta ou média gerência —, é importante que os recrutadores disponham do máximo de informações possíveis para escolher o perfil mais adequado à vaga.

Com assessments, é possível ir além das informações apresentadas em um currículo, carta de apresentação ou mesmo entrevista, por exemplo: com essa ferramenta, o RH dispõe de informações como características comportamentais e cognitivas de um candidato, possibilitando até mesmo a predição de performance. Com isso, a empresa tende a aumentar sua vantagem competitiva por meio da força de trabalho.

Maior probabilidade de acerto na contratação

Em posições de liderança, muitas vezes o fator comportamental — como inteligência emocional, habilidades de convívio e engajamento — faz a diferença para a gestão de times que performam.

Por isso, ao aplicar assessments é possível conhecer o perfil dos candidatos de forma mais profunda, e a equipe de recrutadores tem mais ferramentas para entender qual candidato está mais apto a preencher o cargo, bem como se há necessidade de aprimoramento ou desenvolvimento de alguma habilidade.

Processos mais justos e inclusivos

Em meio às discussões sobre diversidade e inclusão nas empresas, promover a imparcialidade, reconhecer e evitar vieses inconscientes na hora de avaliar candidatos é fundamental para que os processos sejam baseados, exclusivamente, nas habilidades e competências dos profissionais.

Além disso, ao aplicar assessments nos candidatos, os recrutadores podem concentrar-se na avaliação de perfil desses profissionais, evitando que características além dessa esfera — e que não interferem no bom cumprimento das atividades — interfiram na seleção do finalista.

Redução de custos

Como dito nos tópicos anteriores, ao conhecer mais profundamente o perfil dos candidatos, a probabilidade de realizar uma contratação certeira é muito maior. Com isso, a empresa reduz custos atrelados a demissões e novas contratações, além de otimizar os custos com desenvolvimento — já que sabe o que deve ser desenvolvido em cada talento, e como esse desenvolvimento impacta na performance.

Além disso, quando o assessment é aplicado não só no recrutamento e seleção, mas também durante o desenvolvimento dos talentos na empresa, é possível identificar potenciais sucessores para uma posição em um processo de recrutamento interno, eliminando a necessidade de buscar candidatos no mercado.

Os cargos de liderança demandam profissionais com capacidade gerencial analítica, humanizada e inclusiva, para maior equilíbrio na condução de processos e pessoas. Nesse contexto, o assessment, muito mais que uma ferramenta de avaliação, é verdadeiro aliado do RH e da empresa na formação de times completos e eficientes. 

Sua empresa está em busca dos perfis ideais para preencher posições de liderança e tem interesse em investir em assessments, fale conosco! Nossos consultores estão preparados para oferecer soluções personalizadas, adequadas às necessidades da sua organização e baseadas em metodologias que funcionam.

Deixe um comentário