Skip links

Inteligência emocional na liderança: entenda a importância e como desenvolvê-la

Uma das características mais desejadas nas lideranças atualmente, a inteligência emocional, possui impacto direto nos resultados. O desenvolvimento dessa habilidade viabiliza uma atuação mais consistente dos profissionais que ocupam cargos de média e alta gerência. 

O gerenciamento e equilíbrio das emoções permite maior clareza nas análises, além de avaliações mais precisas baseadas em dados e fatos, potencializando direcionamentos e tomadas de decisões mais seguras. 

Neste conteúdo trazemos o conceito de inteligência emocional e todo o efeito provocado nas empresas e profissionais. Continue lendo e veja como a empresa pode desenvolver essa habilidade em suas lideranças.

O que é a inteligência emocional?

No livro “Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente”, Daniel Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos para que sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. 

Na obra, o escritor, psicólogo e PhD da Universidade de Harvard aponta a necessidade de equilíbrio na relação entre o Quociente Emocional (QE) e o Quociente de Inteligência (QI). De acordo com o autor, esses dois fatores se complementam e, juntos, são responsáveis por uma vida plena e saudável, pessoal e profissionalmente.

Nas empresas, especialmente nas lideranças, trata-se de um mecanismo estratégico que auxilia o profissional a lidar com os sentimentos. Essa habilidade passa por 5 pilares (autoconsciência, gestão das emoções, automotivação, empatia e relacionamento interpessoal) que podem ser desenvolvidos e aperfeiçoados por qualquer pessoa.

Qual o impacto de ter líderes emocionalmente inteligentes para empresa e profissionais?

Ter líderes com inteligência emocional apurada é um fator-chave para promover o bem-estar e felicidade no ambiente corporativo. Como habilidade comportamental, a inteligência emocional abre caminhos para um desempenho gerencial mais satisfatório, abrangendo outros aspectos, como:  

Maior autoconfiança na liderança

Líderes capazes de trabalhar sua inteligência emocional tendem a ser mais autoconfiantes, uma vez que possuem maior conhecimento sobre si, o ambiente e o contexto em que estão inseridos. Essa habilidade reflete no relacionamento interpessoal, suas ações no dia a dia e tomada de decisão, criando um ambiente de trabalho mais positivo.

Melhora a tomada de decisão

Quanto maior a segurança e controle emocional o líder tiver, maior a clareza para visualizar a situação e identificar possíveis problemas. A mente equilibrada permite análises focadas na resolução das questões de impacto no trabalho e resultados da área e das equipes, criando uma mentalidade de antecipação a problemas e foco nas soluções.

Une e engaja diferentes perfis na empresa

Quando um líder desenvolve sua inteligência emocional, ele potencializa sua empatia e relacionamento interpessoal. Esse comportamento constrói pontes capazes de criar relações mais conectadas no ambiente de trabalho, praticando uma gestão mais inclusiva e fazendo da diversidade uma aliada para gerar colaboratividade e complementaridade.

Enfrenta adversidades com maior eficácia

Líderes que desenvolvem sua inteligência emocional são capazes de antecipar problemas e manter o foco na solução, gerenciando de forma mais eficaz momentos de crise. Sua mente se concentra em fazer dar certo, mesmo quando tudo parecer errado, e motivar o time a encontrar a solução em um cenário desfavorável.

Como a empresa pode apoiar o desenvolvimento da inteligência emocional nas lideranças?

Aplique assessments

O uso de assessments permite identificar de maneira mais profunda os traços cognitivos e comportamentais de um líder. Esse recurso pode ser usado desde o processo de recrutamento até o desenvolvimento dos profissionais, auxiliando a encontrar os pontos fortes e de desenvolvimento.

Encontre os pontos fortes e de desenvolvimento

Autoconhecimento é um pilar para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ao encontrar os pontos fortes e de desenvolvimento, é possível que o profissional estruture seu desenvolvimento de forma mais estratégica.

Crie uma trilha de desenvolvimento

Ao investir em uma trilha de desenvolvimento direcionada para as lacunas do líder, tanto a empresa quanto o profissional colhem bons frutos. Quando o desenvolvimento é estruturado para atingir objetivos específicos, o aprendizado e os resultados são percebidos em velocidade recorde, além de garantir que a empresa está investindo os recursos nos lugares certos — sejam eles cursos, workshops, coaching ou mentorias, por exemplo.

Incentive o feedback

Os feedbacks contínuos são fundamentais para que o líder saiba se está no caminho certo, conectado aos objetivos da empresa sem, contudo, deixar de lado suas necessidades e as dos membros da sua equipe, compartilhando de volta com a organização suas impressões. 

Essa troca é primordial para a promoção de um ambiente de trabalho com clima organizacional saudável e positivo, voltado para a inovação e produtividade — quanto mais um líder estiver ciente do impacto do seu comportamento, maior será seu autoconhecimento e, consequentemente, sua capacidade de lidar com as emoções. 

Gostou do conteúdo? Aproveite para conhecer as soluções de desenvolvimento para líderes da FESA Group e os benefícios para o seu negócio.

Leave a comment