4 tendências de recrutamento executivo para acompanhar
O recrutamento executivo é cada vez mais uma necessidade estratégica para as empresas, além de ser crucial para a construção de times sinérgicos e orientados a resultados.
Para atrair e recrutar os profissionais mais adequados para posições de alta gerência, é imprescindível que as empresas acompanhem as tendências de recrutamento executivo para nortear processos e estar em dia com o que há de mais eficiente no mercado.
Neste conteúdo, elencamos 5 tendências para acompanhar e implementar nos processos de recrutamento e seleção de executivos. Confira!
Conheça as 4 principais tendências de recrutamento executivo
O recrutamento executivo (ou executive search) é um dos processos mais complexos de recrutamento e seleção. Isso porque alinhar o perfil profissional ideal, superar o dinamismo do mercado e oferecer contrapartidas competitivas é um desafio para o time de recrutadores.
Apesar disso, algumas estratégias podem diferenciar a empresa enquanto marca empregadora para atrair bons profissionais. Quando colocadas em prática em consonância com o que os talentos esperam de um bom lugar para trabalhar, são medidas eficazes para um candidato aceitar conhecer mais sobre a posição e avance no processo seletivo.
1. Recrutamento focado em competências
Essa é uma tendência de recrutamento executivo que vêm se consolidando ao longo dos anos em diversos setores, e que ganha cada vez mais força em processos de recrutamento executivo. Além das credenciais de formação, a experiência será um fator primordial na seleção de candidatos.
Competências técnicas e comportamentais mostram-se cada vez mais determinantes na hora de encontrar os executivos certos para a posição em aberto. No entanto, é necessário haver equilíbrio — assim, é possível recrutar lideranças que possuem um modelo de gestão centrado em pessoas ao mesmo tempo em que gera resultados.
2. Remuneração estratégica como ferramenta de atração
Pesquisas recentes apontam que dentre os maiores fatores de atração e retenção de talentos, incluindo executivos, está o pacote de remuneração e benefícios. Esses itens fazem parte de um mecanismo chamado “remuneração estratégica”, que consiste em políticas de compensação atreladas ou não a performance.
Oferecer salários competitivos, incentivos de médio e longo prazo, bonificações por performance ou benefícios diferenciados, como auxílio-creche e parcerias com instituições de educação corporativa são alguns dos exemplos que podem agregar valor à vaga, tornando-a mais atrativa para os executivos que a empresa deseja ter em sua empresa.
3. Uso de tecnologia de ponta a ponta
O uso de tecnologia certamente é uma das tendências de recrutamento executivo que veio para ficar. Desde o uso de ferramentas inteligentes para encontrar o melhor horário para uma conversa até o uso de People Analytics para auxiliar na implementação e interpretação de assessments, é possível extrair o melhor dos novos recursos tecnológicos de diversas formas.
Ao fazer o uso de tecnologia na etapa de assessments, por exemplo, a equipe responsável pelo recrutamento é capaz de identificar se o candidato possui as características comportamentais e cognitivas desejadas para o cargo, o que nem sempre é tão perceptível durante uma entrevista. Esse recurso facilita a escolha do candidato ideal, uma vez que a decisão pode ser tomada a partir da junção da análise humana e tecnológica.
4. Diversidade na liderança
Por fim, mas não menos importante, uma das tendências de recrutamento executivo é investir — com intenção — na diversidade. Ter times diversos e incluir de forma efetiva os colaboradores na empresa é de suma importância para criar um ambiente saudável, propício à inovação e consciente do seu papel na sociedade.
São inúmeras as oportunidades para construir uma liderança diversa, e os talentos estão disponíveis. Seja com a criação de vagas afirmativas ou planos de sucessão voltados para profissionais de grupos minorizados, por exemplo, o preenchimento de posições de liderança por membros de grupos sub-representados não precisa ser encarado como um desafio, mas uma oportunidade para desenvolver um olhar mais atento aos processos de recrutamento e seleção.
O futuro está aqui. Quanto mais rápido as empresas visualizarem as tendências e entenderem o quanto é necessário adequar os processos de RH, maiores as chances de ter bons resultados.
Conhecer as tendências de recrutamento executivo permite a criação de vagas mais atrativas para esses profissionais, focando em perfis mais alinhados com o que se espera da posição. São aspectos que vão além do recrutamento, geram oportunidades de melhoria e impactam positivamente o ambiente de trabalho de dentro para fora, fortalecendo o employer branding.
Se você gostou deste artigo, compartilhe em suas redes sociais para que outros profissionais também conheçam as tendências e possam planejar um processo de recrutamento e seleção estratégico!