Skip links

Quais são as oportunidades e desafios do recrutamento e seleção de alta e média gerência?

A procura por bons profissionais que integrem um time para fortalecer os resultados de uma organização faz parte de um dos maiores desafios do recrutamento e seleção das empresas. Quando levamos essa realidade para posições de alta e média gerência, a complexidade é ainda maior devido ao desempenho esperado dessas cadeiras.

Apesar do desafio, as oportunidades para a atração de talentos têm a mesma proporção. Ou seja, os profissionais ideais para posições estratégicas existem e estão disponíveis no mercado. Mas, como encontrá-los?

Neste artigo, mostraremos quais são os maiores desafios do recrutamento e seleção de executivos e média gerência na atualidade, e como as empresas podem contorná-los. Acompanhe!

Quais são os principais desafios do recrutamento e seleção de alta e média gerência?

1. Fit cultural 

Encontrar candidatos que possuam fit cultural e estejam em sintonia com os valores da empresa é um dos maiores desafios do recrutamento e seleção. 

Investir apenas em pessoas candidatas que preencham os critérios técnicos da posição, mas com valores em desarmonia, pode ser um grande erro. Isso porque, quando a empresa e o colaborador não estão na mesma página, pode haver um descontentamento com as rotinas no trabalho e, consequentemente, afetar o desempenho do time e aumentar o índice de turnover.

Já quando há identificação com a cultura organizacional, a adaptação do colaborador é muito mais rápida, além de favorecer a felicidade no trabalho e o bem-estar das equipes.

2. Criação de processos seletivos atrativos

A criação de processos seletivos atrativos é um desafio que possui dois lados. O primeiro é com relação ao processo em si que, ao mesmo tempo que precisa coletar o máximo de informações sobre os perfis candidatos, não deve ser longo ou complexo — um comportamento que estimula o desengajamento com o mesmo e, por consequência, implica em altas taxas de desistência.

O segundo tem relação com a criação de vagas compatíveis com o mercado, ou mesmo acima dele. Salário, bônus, benefícios e flexibilidade no trabalho estão entre os requisitos que fazem a diferença. Por isso, é importante haver um equilíbrio entre o que é possível para a empresa e o que é esperado pelos candidatos.

3. Triagem de currículos

A triagem de currículos é uma etapa fundamental e, portanto, um dos maiores desafios do recrutamento e seleção. Assim como a criação de processos seletivos, a triagem de currículos passa por dois percalços.

O primeiro deles é com relação ao acesso às informações dos candidatos. Muitas vezes, os perfis profissionais desejados já estão alocados no mercado de trabalho e são mais discretos com relação à abertura para novas oportunidades, deixando seus perfis profissionais mais restritos à sua rede de contatos.

Já o segundo deles está na seleção de perfis que possuam compatibilidade com a vaga. Esse trabalho, dada a sua natureza, deve ser cuidadoso e exigir um contato maior com os candidatos, demandando tempo e domínio do profissional responsável pela seleção e entrevistas para não deixar nenhum detalhe passar e levar ao cliente as melhores opções para a posição.

4. Momento do mercado de trabalho

Como dito no desafio listado acima, muitos profissionais que ocupam cargos executivos ou de média gerência já estão bem posicionados no mercado de trabalho. Por isso, considerar um novo desafio profissional é uma decisão cuidadosa. Somado a isso, os setores da economia podem possuir momentos mais ou menos favoráveis, fator que pode levar os candidatos pretendidos a não trocarem “o certo pelo duvidoso”.

Para contornar esse desafio, as empresas com posições abertas devem ter uma atenção especial não apenas às boas práticas de gestão do processo seletivo, mas também aos fatores sociais, políticos e econômicos dos locais em que operam.

Quais são as oportunidades no processo de recrutamento e seleção? 

Apesar dos desafios do recrutamento e seleção de profissionais de média e alta gerência, esse processo possui ótimas oportunidades para atrair candidatos alinhados com a cultura da empresa e prontos para contribuir positivamente com as operações. Confira!

1. Investir em employer branding  

Employer branding, ou marca empregadora, é uma estratégia desenvolvida para fortalecer a imagem da empresa como um bom lugar para se trabalhar. Esses esforços possuem impacto direto na atração de novos profissionais, afinal, quem não deseja trabalhar em uma organização com essa reputação?

Nesse sentido, sua empresa pode investir em ações como:

  • desenvolvimento das lideranças;
  • atividades de fortalecimento da cultura organizacional;
  • reconhecimento dos colaboradores;
  • feedbacks constantes e transparência;
  • política de benefícios flexíveis.

Além de investir em ações estratégicas, comunique-as! Investir em ações de marketing que mostrem como sua empresa valoriza o colaborador é fundamental para mostrar ao mercado sua posição.

2. Uso de assessments

Certamente você já ouviu falar na importância dos assessments para analisar e avaliar os perfis das pessoas candidatas, mas você já refletiu sobre como eles podem ser valiosos para personalizar o processo?

Como dito acima, criar processos atrativos e que engajem os candidatos é um dos maiores desafios do recrutamento e seleção para alta e média gerência. Com agendas cheias e perfis diferentes, saber como lidar com cada candidato é uma oportunidade de ouro para extrair o melhor dos mesmos em etapas estratégicas.

Por exemplo, caso seja identificado em um teste comportamental que uma das pessoas selecionadas possui um perfil mais introvertido, talvez não faça tanto sentido fazer todas as etapas do processo pessoalmente ou por chamada de vídeo, já que o profissional pode se sentir acuado e não desempenhar como o esperado. Já em uma situação contrária, a qual o profissional possua um perfil mais falante, é importante que a pessoa que conduzirá as etapas invista em um roteiro para não sair do planejado e não estourar o tempo com apenas uma entrevista.

3. Uso de tecnologia

Como citamos anteriormente, é fundamental que os recrutadores conheçam as melhores ferramentas do mercado para entender como aplicá-las estrategicamente no processo de recrutamento e seleção.

Ao contar com a tecnologia, o RH tem à sua disposição dados preciosos que podem ser usados para estabelecer melhorias, recalcular a rota quando necessário e facilitar a tomada de decisões, desafios comuns do recrutamento e seleção.

Algumas opções são:

  • triagem de candidatos com técnicas de smart recruiting;
  • contar com soluções baseadas em People Analytics;
  • automação da comunicação com candidatos;
  • testes psicométricos online.

4. Investir no recrutamento humanizado

Ter uma gestão humana muda a postura da empresa, já que focar no fator humano não significa reduzir o foco em resultados — muito pelo contrário! 

Um dos maiores desafios do recrutamento e seleção é evitar que as etapas sejam robotizadas, com um aspecto mecânico e massivo. Investir no recrutamento humanizado não significa deixar de automatizar etapas que se beneficiem dessa ação, mas sim ter momentos específicos os quais o contato com o candidato será mais próximo, empático e transparente, construindo uma relação de confiança com o mesmo.

Em suma, é possível dizer que os desafios do recrutamento e seleção para alta e média gerência acompanham a carga estratégica dessas posições, mas as oportunidades surgem com o mesmo dinamismo — por isso, as empresas devem se movimentar e dar o melhor de si para atrair e reter os talentos ideais.

Quer saber mais sobre recrutamento e seleção e gestão de pessoas? Siga a FESA Group nas redes sociais, e tenha as novidades direto em seu feed! Estamos no Instagram e LinkedIn.

Leave a comment