Diversidade e Inclusão
Entenda como funciona um programa de mentoria voluntária

A responsabilidade social é um dos pilares do ESG, o que leva cada vez mais empresas a entenderem que seu papel em impactar o meio vai além do faturamento. Um grande exemplo do pilar social nas empresas é o incentivo ao voluntariado corporativo, que pode abranger uma enorme gama de iniciativas, como um programa de mentoria voluntária.
O voluntariado tem grande potencial de impacto positivo sobre a vida das pessoas, tanto de quem é beneficiado pelos programas quanto daqueles que idealizam e implementam os projetos — um sistema coletivo de boas ações em prol da sociedade.
Abaixo, você entenderá o quanto as iniciativas voluntárias são importantes e como funciona o programa de mentoria. Continue lendo e veja as ações desenvolvidas no Instituto FESA C.R.O.M.A, além dos critérios de participação para atuar como mentor!
Qual a importância do voluntariado?
O voluntariado consiste na realização de ações sociais, doando tempo e trabalho em serviços voltados para a comunidade. Pessoal ou corporativo, o voluntariado promove inclusão social, estreita os laços comunitários, aumenta a conscientização sobre as necessidades alheias e contribui para a saúde física e mental dos indivíduos.
Esses são alguns dos aspectos que jovens e adultos experienciam como voluntários em uma verdadeira jornada de transformação social. De modo coletivo e colaborativo, as pessoas usam suas habilidades para ajudar nos projetos, com entregas significativas aos beneficiados.
O que é um programa de mentoria voluntária?
O programa de mentoria voluntária é um projeto desenvolvido com o intuito de engajar profissionais de áreas diversas, com tempo de carreira relevante — incluindo lideranças e executivos de grandes empresas —, para mentorar e conectar um grupo específico, definido por cada iniciativa, a novas oportunidades e profissionais.
O intuito do programa é tornar o mentor uma espécie de conselheiro e consultor, compartilhando sua experiência e aprendizados ao longo da vida e da carreira. Por meio de sua experiência, os mentores conseguem inspirar os mentorados, expandindo sua percepção social e profissional, além de compartilhar conhecimento e dicas que fizeram a diferença em sua jornada pessoal.
Como funciona o programa de mentoria do Instituto FESA C.R.O.M.A?
Na FESA Group, temos em nosso DNA o propósito de impactar positivamente a vida das pessoas. Desde 2018, contamos em nosso ecossistema com o Instituto FESA C.R.O.M.A, uma vertente social fundada por Carlos Guilherme Nosé — CEO e sócio do grupo.
A sigla C.R.O.M.A quer dizer “Criando e Reconhecendo Oportunidades para Mudar o Amanhã”, reforçando nosso compromisso de investir em formação profissional para alcançar a transformação social.
O principal objetivo do instituto é impulsionar a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social ao proporcionar desenvolvimento e oportunidade de trabalho. Dele, podem participar jovens brasileiros, com idade entre 16 e 24 anos, que estejam terminando o Ensino Médio, ou com Ensino Médio finalizado na rede pública e que ainda não estejam trabalhando com carteira assinada.
Em parceria com Instituições de Ensino, Organizações Sociais de capacitação profissional e empresas com projetos de D&I, o programa conta com a mentoria voluntária de executivos e executivas interessados em compartilhar conhecimento e fazer diferença na vida desses jovens.
Com duração média de 5 meses, o programa oferece:
- Mentoria voluntária — mentoria com executivos sobre autoconhecimento, planejamento profissional e preparação para o mercado de trabalho;
- Palestras — bate-papo sobre gestão financeira, gestão de tempo e inteligência emocional
- Visitas guiadas — tour guiado em empresas parceiras nacionais e multinacionais para conhecer mais do universo profissional;
- Trilha de conhecimento — plataforma gamificada com atividades para desenvolver habilidades comportamentais;
- Simulação de entrevista — simulação com dicas e instruções de profissionais do mercado;
- Indicação profissional — encaminhamento de perfil para empresas com vagas de jovem aprendiz e estágio;
- Feedback personalizado — retorno individual sobre o desempenho obtido nos processos seletivos.
Para fazer parte do programa de mentoria voluntária como mentor, os interessados devem participar de um treinamento para conhecer a metodologia do programa elaborado pelo time do Instituto FESA C.R.O.M.A.
Os resultados alcançados pelo instituto desde sua criação mostram que a mentoria voluntária gera um impacto positivo em sua atuação como ponte entre o terceiro setor e o mercado de trabalho.
Os números não mentem:
- mais de 5 mil jovens mentorados;
- mais de 15 mil familiares impactados;
- empregabilidade média de 59% após as mentorias.
Somente em 2022, foram realizados 19 programas de mentoria com 5.632 horas de trabalho, oferecido para 704 jovens, com a participação de 16 empresas parceiras e 10 organizações sociais diretamente impactadas.
Esses dados não só fortalecem a credibilidade do programa de mentoria voluntária, como estimula os profissionais a compartilharem suas vivências profissionais e contribuam para que os jovens cheguem ao mercado mais seguros e confiantes, cientes de que o sucesso é um sonho possível.
Quer saber mais sobre as atividades de voluntariado desenvolvidas pelo Instituto FESA C.R.O.M.A e como você ou sua empresa podem apoiar? Siga a página no LinkedIn e receba em primeira mão as novidades para contribuir ativamente com a transformação do mercado de trabalho!
Comentários
Guilherme Gazabim
Bom dia. Por favor gostaria de me candidatar para ser um mentor. Oque devo fazer? Muito Obrigado.
Luciano Carvalho
Gostaria de ser mentor de jovens (como voluntário) mas só tenho o horário da noite e finais de semana disponíveis. É possível ? Grato. Luciano