Skip links

E agora? Quais são os próximos passos na sua carreira profissional

O progresso na vida profissional é resultado de uma carreira com um bom planejamento. Seja pela busca de novas responsabilidades, conhecimentos, dinheiro ou prestígio, é importante planejar cada degrau para conseguir dar o próximo passo em sua carreira profissional.

Mas você sabe qual é e como tomar as decisões certas para dar o próximo passo e impulsionar a sua ascensão profissional? Confira as dicas dos especialistas da FESA Group, a maior consultoria de Recrutamento & Seleção do Brasil.

Analise seus motivos e razões

Em primeiro lugar, pare por um segundo e pense no que te motiva a dar o próximo passo em sua carreira profissional. Identificar seus motivos e razões é essencial no momento de traçar as ações para alcançar seu objetivo. Seja ele trocar de empresa, conquistar uma promoção, seguir em uma nova área ou aceitar uma ótima oportunidade que tenha surgido a sua frente.

Ao ter os motivos bem definidos em sua mente, chega a hora de explorar as opções e montar uma estratégia. Será necessário procurar uma nova empresa? Tentar uma nova posição na mesma empresa? Você pode atualizar e enviar seu currículo, acionar seu networking no primeiro caso ou solicitar ao seu superior uma transferência, novas responsabilidades e discutir suas ideias, se decidir-se pela segunda opção.

Promoções e mudanças de área na sua atual empresa

Se você quer trocar de área, continuando na mesma empresa, não pode esperar que essa mudança caia no seu colo, é preciso comunicar o seu desejo e ter proatividade. Converse com as pessoas que trabalham na área pretendida, entenda seu funcionamento e manifeste o seu interesse em fazer parte desse processo.

A conversa com seu atual líder também é muito importante, seja transparente, deixe claro os motivos pelos quais almeja essa mudança e porque você quer continuar na empresa. Discutir suas ambições com seu líder também pode ajudá-lo a entender seus objetivos e facilitar o caminho para chegar ao emprego dos sonhos.

Mantenha seus conhecimentos atualizados e se aprimore

No momento de dar o próximo passo na sua carreira, em especial quando se está mudando de área, é preciso provar suas capacidades e conhecimentos para vencer os desafios de assumir o novo cargo. Para isso, garanta que você esteja permanentemente atualizado com as novidades e necessidades que o mercado exige. Estudar, participar de treinamentos, workshops e até mesmo a troca de experiências com colegas de trabalho são sempre uma boa maneira de se aprimorar e valorizar o seu currículo.

O importante é que você esteja certo de que suas habilidades são compatíveis com o rumo que quer dar a sua carreira. Por exemplo, caso almeje uma função executiva, a oportunidade de gerir um negócio ou uma equipe, é preciso estar bem preparado para isso, procure maneiras de desenvolver esse seu lado, evitando entrar em uma aventura.

Como procurar uma nova empresa

Se no seu planejamento o foco é trocar de empresa, seja com uma mudança de área ou não, o primeiro passo é você listar as empresas em que gostaria de trabalhar e que estão alinhadas com seus objetivos e propósitos.

Em seguida, se possível, ative o seu networking, já demos algumas dicas nesse texto aqui, veja quem você conhece que atua nessas empresas ou que pode te apresentar a alguém de lá. Isso poderá ser o caminho mais rápido até a posição desejada.

Segundo Fabiana Calixto, sócia da FESA Group, “uma das coisas mais importantes no momento de mudança de cargos é o networking. Desenvolver e cultivar uma rede de contatos é uma tarefa fundamental para a carreira de qualquer profissional. Estar antenado com o mercado e manter esses contatos aquecidos pode ser de grande ajuda em momentos de transição”.

Caso não tenha contatos que possam te ajudar nesse caminho, ou até mesmo se quiser mapear as oportunidades, é preciso acompanhar as empresas em seus canais oficiais, em especial sites e LinkedIn para ficar de olho na abertura de uma posição.

Você também pode usar o LinkedIn para mapear as pessoas responsáveis pelos processos seletivos nessas empresas e se conectar com elas, mas lembre-se: quando for se apresentar, seja breve, deixe claro que está se conectando para acompanhar as oportunidades e só. Caso você corresponda ao perfil de uma vaga, o(a) recrutador(a) entrará em contato.

“Atualmente existem grupos e comunidades virtuais, que podem fazer essa conexão do candidato com empresas ou headhunters. Uma dessas comunidades é o LinkedIn, muitos recrutadores estão de olho em perfis profissionais lá, por isso é importante estar presente com informações e conteúdos relevantes e atualizados. Além disso, é importante estar ativo na rede, caso contrário pode perder oportunidades de contatos interessantes”, reforça Fabiana Calixto.

Quer conhecer mais sobre a FESA Group e como podemos te ajudar? Fale com a gente:





Conheça nossas marcas:

Leave a comment